Mentoria entre pares: Um estudo de caso de programas desenvolvidos em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Inês Margarida Vieira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26767
Resumo: Na Resolução do Conselho de Ministros nº53-D/2020, foi sugerido que as escolas criassem programas de mentoria entre pares com o objetivo de estimular o relacionamento interpessoal e a cooperação entre alunos. A mentoria entre pares consiste na formação de um par constituído por um aluno mais velho e um aluno mais novo, idealmente com o mínimo de dois anos de diferença (Karcher, 2007). O presente estudo teve como principal objetivo explorar e comparar programas de mentoria entre pares que vão sendo desenvolvidos nas escolas básicas e secundárias de Portugal, situando essa análise no conhecimento internacional sobre a construção e eficácia de programas desta natureza. A amostra é composta por 9 profissionais, 8 do sexo feminino, com idades entre os 40 e os 62 anos (M = 54.33, SD = 8,124). Através de uma metodologia qualitativa, foram realizadas 9 entrevistas narrativas semiestruturadas, com as figuras de referência dos programas de mentoria entre pares em três escolas portuguesas. Os resultados encontrados a partir deste estudo mostram que existem aspetos comuns aos programas das três escolas, como por exemplo a formulação de objetivos, os encontros entre os participantes e os fatores que dificultaram a implementação. Por outro lado, a formação dos mentores, as orientações externas e os critérios de escolha dos mentores e mentorandos foram aspetos que mostraram variações nos programas presentes no estudo.
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