Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/20513 |
Resumo: | A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é considerada atualmente como uma das metodologias pedagógicas mais atrativas no ensino superior, permitindo ao estudante ser sujeito ativo na construção do seu próprio conhecimento. Com o objetivo de analisar as perceções dos estudantes de enfermagem sobre os contributos desta metodologia, implementada na Unidade Curricular de Enfermagem de Saúde da Criança e do Adolescente, para o desempenho em ensino clínico, desenvolvemos um estudo de carácter exploratório e descritivo, com a participação de 41 estudantes do 3.º ano do curso de licenciatura em enfermagem. Foi solicitado aos estudantes que respondessem, recorrendo a uma plataforma on-line, à questão aberta “Quais os contributos da metodologia ABP para o desempenho em ensino clínico?”. Os dados foram analisados e tratados obedecendo aos pressupostos de Bardin (2008), tendo emergido dois temas “preparação para o desempenho clínico” e “consciencialização da importância do olhar holístico no cuidar”, constituídos, respetivamente, por três categorias. Os resultados deste estudo demonstraram que existe uma relação entre a metodologia ABP e o desenvolvimento de competências, validando algumas proposições conceptuais da produção teórica existente. Constituem pistas válidas que reforçam a importância da mudança de paradigma na construção dos currículos de enfermagem integrados e no desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras da transferibilidade do conhecimento e a aprendizagem do estudante. |
id |
RCAP_5296ade931cda2a061af3bcfd6ee3083 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20513 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínicoProblem-based learning : contributions in student performance in nursing clinical teachingAprendizagemResolução de problemasEstudantes de enfermagemLearningProblems resolutionNursing studentsA aprendizagem baseada em problemas (ABP) é considerada atualmente como uma das metodologias pedagógicas mais atrativas no ensino superior, permitindo ao estudante ser sujeito ativo na construção do seu próprio conhecimento. Com o objetivo de analisar as perceções dos estudantes de enfermagem sobre os contributos desta metodologia, implementada na Unidade Curricular de Enfermagem de Saúde da Criança e do Adolescente, para o desempenho em ensino clínico, desenvolvemos um estudo de carácter exploratório e descritivo, com a participação de 41 estudantes do 3.º ano do curso de licenciatura em enfermagem. Foi solicitado aos estudantes que respondessem, recorrendo a uma plataforma on-line, à questão aberta “Quais os contributos da metodologia ABP para o desempenho em ensino clínico?”. Os dados foram analisados e tratados obedecendo aos pressupostos de Bardin (2008), tendo emergido dois temas “preparação para o desempenho clínico” e “consciencialização da importância do olhar holístico no cuidar”, constituídos, respetivamente, por três categorias. Os resultados deste estudo demonstraram que existe uma relação entre a metodologia ABP e o desenvolvimento de competências, validando algumas proposições conceptuais da produção teórica existente. Constituem pistas válidas que reforçam a importância da mudança de paradigma na construção dos currículos de enfermagem integrados e no desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras da transferibilidade do conhecimento e a aprendizagem do estudante.Abstract: Nowadays, problem based learning (PBL) is considered to be one of the most appealing pedagogical methodologies in higher education, allowing the student to be an active subject during the construction of his own acquaintance. Aiming to knowledge the perceptions of nursing students on the contributions of this methodology, implemented in the curricular unity of Child and Adolescent Health Nursing, during clinical teaching performance, we developed a study of exploratory and descriptive nature, with the participation o 41 students from the 3rd year of the nursing course. It was requested that the students answered, using an online platform, the open question “What are the contributions of the PBL methodology during clinical teaching performance?” Data were analyzed and treated in compliance with the assumptions of Bardin (2008), having emerged two topics: “preparing for clinical performance” and awareness of the importance of an holistic look at caring”, constituted, respectively, by three categories. The results of this study demonstrated that there is a relation between the PBL methodology and the development of skills, validating some conceptual propositions of existing theoretical production. They constitute valid leads which reinforce the importance of change of paradigm in the construction of integrated nursing curriculums and in the development of pedagogical practices that promote knowledge transferability and the student’s learning.Universidade do MinhoMendes, Maria Goreti SilvaMartins, Cristina AraújoAugusto, CláudiaSilva, Maria JoséVilaça, Simão2012-102012-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/20513porMendes, M. G. et al (2012). Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico.Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria. Vol. 5, Nº 4, 227-2401989-0257http.//webs.uvigo.es/refieduinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:47.494341Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico Problem-based learning : contributions in student performance in nursing clinical teaching |
title |
Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico |
spellingShingle |
Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico Mendes, Maria Goreti Silva Aprendizagem Resolução de problemas Estudantes de enfermagem Learning Problems resolution Nursing students |
title_short |
Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico |
title_full |
Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico |
title_fullStr |
Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico |
title_full_unstemmed |
Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico |
title_sort |
Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico |
author |
Mendes, Maria Goreti Silva |
author_facet |
Mendes, Maria Goreti Silva Martins, Cristina Araújo Augusto, Cláudia Silva, Maria José Vilaça, Simão |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Cristina Araújo Augusto, Cláudia Silva, Maria José Vilaça, Simão |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Maria Goreti Silva Martins, Cristina Araújo Augusto, Cláudia Silva, Maria José Vilaça, Simão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Resolução de problemas Estudantes de enfermagem Learning Problems resolution Nursing students |
topic |
Aprendizagem Resolução de problemas Estudantes de enfermagem Learning Problems resolution Nursing students |
description |
A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é considerada atualmente como uma das metodologias pedagógicas mais atrativas no ensino superior, permitindo ao estudante ser sujeito ativo na construção do seu próprio conhecimento. Com o objetivo de analisar as perceções dos estudantes de enfermagem sobre os contributos desta metodologia, implementada na Unidade Curricular de Enfermagem de Saúde da Criança e do Adolescente, para o desempenho em ensino clínico, desenvolvemos um estudo de carácter exploratório e descritivo, com a participação de 41 estudantes do 3.º ano do curso de licenciatura em enfermagem. Foi solicitado aos estudantes que respondessem, recorrendo a uma plataforma on-line, à questão aberta “Quais os contributos da metodologia ABP para o desempenho em ensino clínico?”. Os dados foram analisados e tratados obedecendo aos pressupostos de Bardin (2008), tendo emergido dois temas “preparação para o desempenho clínico” e “consciencialização da importância do olhar holístico no cuidar”, constituídos, respetivamente, por três categorias. Os resultados deste estudo demonstraram que existe uma relação entre a metodologia ABP e o desenvolvimento de competências, validando algumas proposições conceptuais da produção teórica existente. Constituem pistas válidas que reforçam a importância da mudança de paradigma na construção dos currículos de enfermagem integrados e no desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras da transferibilidade do conhecimento e a aprendizagem do estudante. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10 2012-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/20513 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/20513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mendes, M. G. et al (2012). Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico.Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria. Vol. 5, Nº 4, 227-240 1989-0257 http.//webs.uvigo.es/refiedu |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132497322180608 |