Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Maria Goreti Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Martins, Cristina Araújo, Augusto, Cláudia, Silva, Maria José, Vilaça, Simão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/20513
Resumo: A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é considerada atualmente como uma das metodologias pedagógicas mais atrativas no ensino superior, permitindo ao estudante ser sujeito ativo na construção do seu próprio conhecimento. Com o objetivo de analisar as perceções dos estudantes de enfermagem sobre os contributos desta metodologia, implementada na Unidade Curricular de Enfermagem de Saúde da Criança e do Adolescente, para o desempenho em ensino clínico, desenvolvemos um estudo de carácter exploratório e descritivo, com a participação de 41 estudantes do 3.º ano do curso de licenciatura em enfermagem. Foi solicitado aos estudantes que respondessem, recorrendo a uma plataforma on-line, à questão aberta “Quais os contributos da metodologia ABP para o desempenho em ensino clínico?”. Os dados foram analisados e tratados obedecendo aos pressupostos de Bardin (2008), tendo emergido dois temas “preparação para o desempenho clínico” e “consciencialização da importância do olhar holístico no cuidar”, constituídos, respetivamente, por três categorias. Os resultados deste estudo demonstraram que existe uma relação entre a metodologia ABP e o desenvolvimento de competências, validando algumas proposições conceptuais da produção teórica existente. Constituem pistas válidas que reforçam a importância da mudança de paradigma na construção dos currículos de enfermagem integrados e no desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras da transferibilidade do conhecimento e a aprendizagem do estudante.
id RCAP_5296ade931cda2a061af3bcfd6ee3083
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20513
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínicoProblem-based learning : contributions in student performance in nursing clinical teachingAprendizagemResolução de problemasEstudantes de enfermagemLearningProblems resolutionNursing studentsA aprendizagem baseada em problemas (ABP) é considerada atualmente como uma das metodologias pedagógicas mais atrativas no ensino superior, permitindo ao estudante ser sujeito ativo na construção do seu próprio conhecimento. Com o objetivo de analisar as perceções dos estudantes de enfermagem sobre os contributos desta metodologia, implementada na Unidade Curricular de Enfermagem de Saúde da Criança e do Adolescente, para o desempenho em ensino clínico, desenvolvemos um estudo de carácter exploratório e descritivo, com a participação de 41 estudantes do 3.º ano do curso de licenciatura em enfermagem. Foi solicitado aos estudantes que respondessem, recorrendo a uma plataforma on-line, à questão aberta “Quais os contributos da metodologia ABP para o desempenho em ensino clínico?”. Os dados foram analisados e tratados obedecendo aos pressupostos de Bardin (2008), tendo emergido dois temas “preparação para o desempenho clínico” e “consciencialização da importância do olhar holístico no cuidar”, constituídos, respetivamente, por três categorias. Os resultados deste estudo demonstraram que existe uma relação entre a metodologia ABP e o desenvolvimento de competências, validando algumas proposições conceptuais da produção teórica existente. Constituem pistas válidas que reforçam a importância da mudança de paradigma na construção dos currículos de enfermagem integrados e no desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras da transferibilidade do conhecimento e a aprendizagem do estudante.Abstract: Nowadays, problem based learning (PBL) is considered to be one of the most appealing pedagogical methodologies in higher education, allowing the student to be an active subject during the construction of his own acquaintance. Aiming to knowledge the perceptions of nursing students on the contributions of this methodology, implemented in the curricular unity of Child and Adolescent Health Nursing, during clinical teaching performance, we developed a study of exploratory and descriptive nature, with the participation o 41 students from the 3rd year of the nursing course. It was requested that the students answered, using an online platform, the open question “What are the contributions of the PBL methodology during clinical teaching performance?” Data were analyzed and treated in compliance with the assumptions of Bardin (2008), having emerged two topics: “preparing for clinical performance” and awareness of the importance of an holistic look at caring”, constituted, respectively, by three categories. The results of this study demonstrated that there is a relation between the PBL methodology and the development of skills, validating some conceptual propositions of existing theoretical production. They constitute valid leads which reinforce the importance of change of paradigm in the construction of integrated nursing curriculums and in the development of pedagogical practices that promote knowledge transferability and the student’s learning.Universidade do MinhoMendes, Maria Goreti SilvaMartins, Cristina AraújoAugusto, CláudiaSilva, Maria JoséVilaça, Simão2012-102012-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/20513porMendes, M. G. et al (2012). Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico.Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria. Vol. 5, Nº 4, 227-2401989-0257http.//webs.uvigo.es/refieduinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:47.494341Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico
Problem-based learning : contributions in student performance in nursing clinical teaching
title Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico
spellingShingle Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico
Mendes, Maria Goreti Silva
Aprendizagem
Resolução de problemas
Estudantes de enfermagem
Learning
Problems resolution
Nursing students
title_short Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico
title_full Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico
title_fullStr Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico
title_full_unstemmed Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico
title_sort Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico
author Mendes, Maria Goreti Silva
author_facet Mendes, Maria Goreti Silva
Martins, Cristina Araújo
Augusto, Cláudia
Silva, Maria José
Vilaça, Simão
author_role author
author2 Martins, Cristina Araújo
Augusto, Cláudia
Silva, Maria José
Vilaça, Simão
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Maria Goreti Silva
Martins, Cristina Araújo
Augusto, Cláudia
Silva, Maria José
Vilaça, Simão
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Resolução de problemas
Estudantes de enfermagem
Learning
Problems resolution
Nursing students
topic Aprendizagem
Resolução de problemas
Estudantes de enfermagem
Learning
Problems resolution
Nursing students
description A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é considerada atualmente como uma das metodologias pedagógicas mais atrativas no ensino superior, permitindo ao estudante ser sujeito ativo na construção do seu próprio conhecimento. Com o objetivo de analisar as perceções dos estudantes de enfermagem sobre os contributos desta metodologia, implementada na Unidade Curricular de Enfermagem de Saúde da Criança e do Adolescente, para o desempenho em ensino clínico, desenvolvemos um estudo de carácter exploratório e descritivo, com a participação de 41 estudantes do 3.º ano do curso de licenciatura em enfermagem. Foi solicitado aos estudantes que respondessem, recorrendo a uma plataforma on-line, à questão aberta “Quais os contributos da metodologia ABP para o desempenho em ensino clínico?”. Os dados foram analisados e tratados obedecendo aos pressupostos de Bardin (2008), tendo emergido dois temas “preparação para o desempenho clínico” e “consciencialização da importância do olhar holístico no cuidar”, constituídos, respetivamente, por três categorias. Os resultados deste estudo demonstraram que existe uma relação entre a metodologia ABP e o desenvolvimento de competências, validando algumas proposições conceptuais da produção teórica existente. Constituem pistas válidas que reforçam a importância da mudança de paradigma na construção dos currículos de enfermagem integrados e no desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras da transferibilidade do conhecimento e a aprendizagem do estudante.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10
2012-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/20513
url http://hdl.handle.net/1822/20513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mendes, M. G. et al (2012). Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico.Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria. Vol. 5, Nº 4, 227-240
1989-0257
http.//webs.uvigo.es/refiedu
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132497322180608