Trabalho Colaborativo/Interpares e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Física e Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Cristina Bento
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4899
Resumo: O trabalho colaborativo/interpares é tido como uma estratégia promotora do desenvolvimento pessoal e profissional do professor. É um processo com dimensões individuais e coletivas que se deve materializar dentro da instituição. Urge uma cultura colaborativa no seio dos departamentos curriculares que influencie o saber, mas também as capacidades e vivências individuais. O interesse pelo tema partiu do nosso contexto profissional e resulta da constatação da escassez de trabalho colaborativo/interpares no grupo disciplinar de física e química. Assim, este estudo foi orientado a partir da seguinte questão: como implementar o trabalho colaborativo/interpares no grupo de recrutamento de física e química no sentido do desenvolvimento pessoal e profissional destes docentes? A literatura referente à colaboração interpares e ao desenvolvimento profissional docente advoga que o professor deve usufruir de momentos de autoconhecimento e de autoavaliação através da análise, partilha e reflexão dos seus sucessos, insucessos e ou aspetos menos conseguidos. Assim sendo, o trabalho colaborativo/interpares revela-se como um meio de melhorar e tornar mais eficaz o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes em geral e do professor de física e química em especial. É neste contexto que se propõe um projeto de formação centrado no agrupamento de escola, através da efetivação de uma oficina de formação sustentada na prática dos envolvidos e nos problemas reais do cenário do agrupamento, materializada através do trabalho em equipa, análise, partilha e reflexão. Há grandes expectativas, depois de auscultados os professores do grupo disciplinar de física e química, na realização desta formação e nos resultados que ela trará ao grupo de disciplinar e aos professores do agrupamento que nela participarem. Assim sendo, pretendemos reunir as condições conducentes à criação e sustentabilidade do desenvolvimento de uma cultura colaborativa/interpares e, desta forma promover o desenvolvimento pessoal e profissional do professor.
id RCAP_52b5e071c031689b28acf84e9583f480
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4899
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalho Colaborativo/Interpares e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Física e QuímicaEDUCAÇÃOPROFESSORESFORMAÇÃO DE PROFESSORESENSINO DA FÍSICAENSINO DA QUÍMICAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCATIONTEACHERSTEACHERS EDUCATIONPHYSICS TEACHINGCHEMISTRY TEACHINGO trabalho colaborativo/interpares é tido como uma estratégia promotora do desenvolvimento pessoal e profissional do professor. É um processo com dimensões individuais e coletivas que se deve materializar dentro da instituição. Urge uma cultura colaborativa no seio dos departamentos curriculares que influencie o saber, mas também as capacidades e vivências individuais. O interesse pelo tema partiu do nosso contexto profissional e resulta da constatação da escassez de trabalho colaborativo/interpares no grupo disciplinar de física e química. Assim, este estudo foi orientado a partir da seguinte questão: como implementar o trabalho colaborativo/interpares no grupo de recrutamento de física e química no sentido do desenvolvimento pessoal e profissional destes docentes? A literatura referente à colaboração interpares e ao desenvolvimento profissional docente advoga que o professor deve usufruir de momentos de autoconhecimento e de autoavaliação através da análise, partilha e reflexão dos seus sucessos, insucessos e ou aspetos menos conseguidos. Assim sendo, o trabalho colaborativo/interpares revela-se como um meio de melhorar e tornar mais eficaz o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes em geral e do professor de física e química em especial. É neste contexto que se propõe um projeto de formação centrado no agrupamento de escola, através da efetivação de uma oficina de formação sustentada na prática dos envolvidos e nos problemas reais do cenário do agrupamento, materializada através do trabalho em equipa, análise, partilha e reflexão. Há grandes expectativas, depois de auscultados os professores do grupo disciplinar de física e química, na realização desta formação e nos resultados que ela trará ao grupo de disciplinar e aos professores do agrupamento que nela participarem. Assim sendo, pretendemos reunir as condições conducentes à criação e sustentabilidade do desenvolvimento de uma cultura colaborativa/interpares e, desta forma promover o desenvolvimento pessoal e profissional do professor.Collaborative work/peer is seen as a strategy of promoting personal and professional development of the teacher. It is a process with individual and collective dimensions that should materialize within the institution. Urge a collaborative culture within the curriculum departments to influence the knowledge, but also the individual skills and experiences. The interest in the topic came from our professional context and stems from the lack of collaborative / peer work in the disciplinary group of physics and chemistry. Thus, this study was guided from the following question: how to implement collaborative/peer group work in recruitment of physics and chemistry at the personal and professional development of these teachers? The literature on peer collaboration and teacher professional development advocates that teachers should enjoy moments of self-awareness and self-assessment through analysis, reflection and sharing their successes, failures and aspects or less successful. Thus, collaborative work/peer is revealed as a means to improve and make more effective personal and professional development of teachers in general and professor of physics and chemistry in particular. It is in this context that proposes a project focused on group training school, through execution of a workshop held in the practice of training involved and the real problems of clustering scenario materialized through teamwork, analysis, sharing and reflection. There are great expectations after listens teachers disciplinary group of physics and chemistry, in conducting this training and the results it will bring to the group and to discipline teachers who took part in the group. Therefore, we intend to meet the conditions conducive to the creation and sustainability of the development of a collaborative/peer culture and thereby promote the development of the person and professional teacher.2014-06-05T19:25:09Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4899TID:201276569porFernandes, Ana Cristina Bentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:31Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:03.438959Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho Colaborativo/Interpares e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Física e Química
title Trabalho Colaborativo/Interpares e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Física e Química
spellingShingle Trabalho Colaborativo/Interpares e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Física e Química
Fernandes, Ana Cristina Bento
EDUCAÇÃO
PROFESSORES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ENSINO DA FÍSICA
ENSINO DA QUÍMICA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCATION
TEACHERS
TEACHERS EDUCATION
PHYSICS TEACHING
CHEMISTRY TEACHING
title_short Trabalho Colaborativo/Interpares e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Física e Química
title_full Trabalho Colaborativo/Interpares e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Física e Química
title_fullStr Trabalho Colaborativo/Interpares e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Física e Química
title_full_unstemmed Trabalho Colaborativo/Interpares e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Física e Química
title_sort Trabalho Colaborativo/Interpares e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Física e Química
author Fernandes, Ana Cristina Bento
author_facet Fernandes, Ana Cristina Bento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Cristina Bento
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
PROFESSORES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ENSINO DA FÍSICA
ENSINO DA QUÍMICA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCATION
TEACHERS
TEACHERS EDUCATION
PHYSICS TEACHING
CHEMISTRY TEACHING
topic EDUCAÇÃO
PROFESSORES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ENSINO DA FÍSICA
ENSINO DA QUÍMICA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCATION
TEACHERS
TEACHERS EDUCATION
PHYSICS TEACHING
CHEMISTRY TEACHING
description O trabalho colaborativo/interpares é tido como uma estratégia promotora do desenvolvimento pessoal e profissional do professor. É um processo com dimensões individuais e coletivas que se deve materializar dentro da instituição. Urge uma cultura colaborativa no seio dos departamentos curriculares que influencie o saber, mas também as capacidades e vivências individuais. O interesse pelo tema partiu do nosso contexto profissional e resulta da constatação da escassez de trabalho colaborativo/interpares no grupo disciplinar de física e química. Assim, este estudo foi orientado a partir da seguinte questão: como implementar o trabalho colaborativo/interpares no grupo de recrutamento de física e química no sentido do desenvolvimento pessoal e profissional destes docentes? A literatura referente à colaboração interpares e ao desenvolvimento profissional docente advoga que o professor deve usufruir de momentos de autoconhecimento e de autoavaliação através da análise, partilha e reflexão dos seus sucessos, insucessos e ou aspetos menos conseguidos. Assim sendo, o trabalho colaborativo/interpares revela-se como um meio de melhorar e tornar mais eficaz o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes em geral e do professor de física e química em especial. É neste contexto que se propõe um projeto de formação centrado no agrupamento de escola, através da efetivação de uma oficina de formação sustentada na prática dos envolvidos e nos problemas reais do cenário do agrupamento, materializada através do trabalho em equipa, análise, partilha e reflexão. Há grandes expectativas, depois de auscultados os professores do grupo disciplinar de física e química, na realização desta formação e nos resultados que ela trará ao grupo de disciplinar e aos professores do agrupamento que nela participarem. Assim sendo, pretendemos reunir as condições conducentes à criação e sustentabilidade do desenvolvimento de uma cultura colaborativa/interpares e, desta forma promover o desenvolvimento pessoal e profissional do professor.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-06-05T19:25:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4899
TID:201276569
url http://hdl.handle.net/10437/4899
identifier_str_mv TID:201276569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131237593382912