Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método Suzuki

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Pedro Filipe Mendes Silva de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6535
Resumo: O presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. Este documento é constituído por dois capítulos que correspondem a duas partes distintas. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde são apresentados os elementos constituintes do estágio ocorrido no Conservatório Regional de Artes do Montijo, nomeadamente, caracterização do conservatório e do meio envolvente, caracterização dos alunos acompanhados, as planificações e relatórios de aula, bem como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação que tem como temática Uma abordagem para o Ensino de Iniciação de Tuba: O Método Suzuki. No âmbito da prática da docência de tuba tem-se vindo a assistir ao aumento da reflexão sobre as práticas pedagógicas, dos métodos musicais e repertório existente. Assim sendo, após pesquisa de diferentes metodologias e conhecendo o sucesso que o Método Suzuki tem no ensino de violino bem como das suas adaptações a outros instrumentos, decidiu-se optar por utilizar esta metodologia pretendendo realizar um estudo de forma a aferir se a aplicação deste método no ensino da iniciação de tuba permitirá que os alunos cheguem ao Primeiro Grau melhor preparados do que seguindo uma metodologia mais tradicional. Para tal desenvolveu-se um estudo baseado nos princípios basilares do Método Suzuki incluindo a criação de um método para a tuba e eufónio constituído por músicas clássicas associados a gravações de acompanhamento.
id RCAP_52d30b3e078e01b014cf13aac14e8327
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6535
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método SuzukiTubaEnsino de músicaPedagogia musicalEnsino iniciação de TubaMétodo SuzukiMusic teachingMusical pedagogyInitiation tuba teachingSuzuki MethodDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. Este documento é constituído por dois capítulos que correspondem a duas partes distintas. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde são apresentados os elementos constituintes do estágio ocorrido no Conservatório Regional de Artes do Montijo, nomeadamente, caracterização do conservatório e do meio envolvente, caracterização dos alunos acompanhados, as planificações e relatórios de aula, bem como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação que tem como temática Uma abordagem para o Ensino de Iniciação de Tuba: O Método Suzuki. No âmbito da prática da docência de tuba tem-se vindo a assistir ao aumento da reflexão sobre as práticas pedagógicas, dos métodos musicais e repertório existente. Assim sendo, após pesquisa de diferentes metodologias e conhecendo o sucesso que o Método Suzuki tem no ensino de violino bem como das suas adaptações a outros instrumentos, decidiu-se optar por utilizar esta metodologia pretendendo realizar um estudo de forma a aferir se a aplicação deste método no ensino da iniciação de tuba permitirá que os alunos cheguem ao Primeiro Grau melhor preparados do que seguindo uma metodologia mais tradicional. Para tal desenvolveu-se um estudo baseado nos princípios basilares do Método Suzuki incluindo a criação de um método para a tuba e eufónio constituído por músicas clássicas associados a gravações de acompanhamento.Abstract : This report reflects the teaching practice developed in internship performed within the course of the curricular unity of Supervised Teaching Practice as well as the research work developed within the course of the curricular unity of Project of Artistic Education. This document contains two chapters that correspond to two distinct parts. The first part addresses the Supervised Teaching Practice, where are presented the elements of internship in Conservatory Regional of Arts in Montijo, as characterization of the conservatory and surrounding environment, characterization of accompanied students, the class planning and reports, as well an reflection about the work developed throughout the internship. In the second part is exposed the research work with the follow theme An approach to initiation teaching tuba: The Suzuki Method. In the scope of tuba teaching practice, there has been increase the reflection about pedagogical practices, musical methods and repertoire. Therefore, after researching different methodologies and knowing the success of the Suzuki Method in violin teach and all adaptations to other instruments. We decided to use this methodology to check if the application of this method in initiation teaching tuba will allow students to reach in first grade better prepared than following a traditional methodology. In this way, it was developed a study based on the guiding principles of Suzuki Method, including the composition of a method for tuba and euphonium with classic music and associated with recordings.Massacote, Ilídio José Viegas MartinhoTeche, Cleverson João ZavattoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoOliveira, Pedro Filipe Mendes Silva de2019-05-27T17:09:51Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6535TID:202250105porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:33Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:09.588518Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método Suzuki
title Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método Suzuki
spellingShingle Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método Suzuki
Oliveira, Pedro Filipe Mendes Silva de
Tuba
Ensino de música
Pedagogia musical
Ensino iniciação de Tuba
Método Suzuki
Music teaching
Musical pedagogy
Initiation tuba teaching
Suzuki Method
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método Suzuki
title_full Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método Suzuki
title_fullStr Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método Suzuki
title_full_unstemmed Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método Suzuki
title_sort Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método Suzuki
author Oliveira, Pedro Filipe Mendes Silva de
author_facet Oliveira, Pedro Filipe Mendes Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Massacote, Ilídio José Viegas Martinho
Teche, Cleverson João Zavatto
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Pedro Filipe Mendes Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Tuba
Ensino de música
Pedagogia musical
Ensino iniciação de Tuba
Método Suzuki
Music teaching
Musical pedagogy
Initiation tuba teaching
Suzuki Method
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Tuba
Ensino de música
Pedagogia musical
Ensino iniciação de Tuba
Método Suzuki
Music teaching
Musical pedagogy
Initiation tuba teaching
Suzuki Method
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. Este documento é constituído por dois capítulos que correspondem a duas partes distintas. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde são apresentados os elementos constituintes do estágio ocorrido no Conservatório Regional de Artes do Montijo, nomeadamente, caracterização do conservatório e do meio envolvente, caracterização dos alunos acompanhados, as planificações e relatórios de aula, bem como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação que tem como temática Uma abordagem para o Ensino de Iniciação de Tuba: O Método Suzuki. No âmbito da prática da docência de tuba tem-se vindo a assistir ao aumento da reflexão sobre as práticas pedagógicas, dos métodos musicais e repertório existente. Assim sendo, após pesquisa de diferentes metodologias e conhecendo o sucesso que o Método Suzuki tem no ensino de violino bem como das suas adaptações a outros instrumentos, decidiu-se optar por utilizar esta metodologia pretendendo realizar um estudo de forma a aferir se a aplicação deste método no ensino da iniciação de tuba permitirá que os alunos cheguem ao Primeiro Grau melhor preparados do que seguindo uma metodologia mais tradicional. Para tal desenvolveu-se um estudo baseado nos princípios basilares do Método Suzuki incluindo a criação de um método para a tuba e eufónio constituído por músicas clássicas associados a gravações de acompanhamento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-27T17:09:51Z
2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6535
TID:202250105
url http://hdl.handle.net/10400.11/6535
identifier_str_mv TID:202250105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130833653596160