Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método Suzuki
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6535 |
Resumo: | O presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. Este documento é constituído por dois capítulos que correspondem a duas partes distintas. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde são apresentados os elementos constituintes do estágio ocorrido no Conservatório Regional de Artes do Montijo, nomeadamente, caracterização do conservatório e do meio envolvente, caracterização dos alunos acompanhados, as planificações e relatórios de aula, bem como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação que tem como temática Uma abordagem para o Ensino de Iniciação de Tuba: O Método Suzuki. No âmbito da prática da docência de tuba tem-se vindo a assistir ao aumento da reflexão sobre as práticas pedagógicas, dos métodos musicais e repertório existente. Assim sendo, após pesquisa de diferentes metodologias e conhecendo o sucesso que o Método Suzuki tem no ensino de violino bem como das suas adaptações a outros instrumentos, decidiu-se optar por utilizar esta metodologia pretendendo realizar um estudo de forma a aferir se a aplicação deste método no ensino da iniciação de tuba permitirá que os alunos cheguem ao Primeiro Grau melhor preparados do que seguindo uma metodologia mais tradicional. Para tal desenvolveu-se um estudo baseado nos princípios basilares do Método Suzuki incluindo a criação de um método para a tuba e eufónio constituído por músicas clássicas associados a gravações de acompanhamento. |
id |
RCAP_52d30b3e078e01b014cf13aac14e8327 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6535 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método SuzukiTubaEnsino de músicaPedagogia musicalEnsino iniciação de TubaMétodo SuzukiMusic teachingMusical pedagogyInitiation tuba teachingSuzuki MethodDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. Este documento é constituído por dois capítulos que correspondem a duas partes distintas. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde são apresentados os elementos constituintes do estágio ocorrido no Conservatório Regional de Artes do Montijo, nomeadamente, caracterização do conservatório e do meio envolvente, caracterização dos alunos acompanhados, as planificações e relatórios de aula, bem como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação que tem como temática Uma abordagem para o Ensino de Iniciação de Tuba: O Método Suzuki. No âmbito da prática da docência de tuba tem-se vindo a assistir ao aumento da reflexão sobre as práticas pedagógicas, dos métodos musicais e repertório existente. Assim sendo, após pesquisa de diferentes metodologias e conhecendo o sucesso que o Método Suzuki tem no ensino de violino bem como das suas adaptações a outros instrumentos, decidiu-se optar por utilizar esta metodologia pretendendo realizar um estudo de forma a aferir se a aplicação deste método no ensino da iniciação de tuba permitirá que os alunos cheguem ao Primeiro Grau melhor preparados do que seguindo uma metodologia mais tradicional. Para tal desenvolveu-se um estudo baseado nos princípios basilares do Método Suzuki incluindo a criação de um método para a tuba e eufónio constituído por músicas clássicas associados a gravações de acompanhamento.Abstract : This report reflects the teaching practice developed in internship performed within the course of the curricular unity of Supervised Teaching Practice as well as the research work developed within the course of the curricular unity of Project of Artistic Education. This document contains two chapters that correspond to two distinct parts. The first part addresses the Supervised Teaching Practice, where are presented the elements of internship in Conservatory Regional of Arts in Montijo, as characterization of the conservatory and surrounding environment, characterization of accompanied students, the class planning and reports, as well an reflection about the work developed throughout the internship. In the second part is exposed the research work with the follow theme An approach to initiation teaching tuba: The Suzuki Method. In the scope of tuba teaching practice, there has been increase the reflection about pedagogical practices, musical methods and repertoire. Therefore, after researching different methodologies and knowing the success of the Suzuki Method in violin teach and all adaptations to other instruments. We decided to use this methodology to check if the application of this method in initiation teaching tuba will allow students to reach in first grade better prepared than following a traditional methodology. In this way, it was developed a study based on the guiding principles of Suzuki Method, including the composition of a method for tuba and euphonium with classic music and associated with recordings.Massacote, Ilídio José Viegas MartinhoTeche, Cleverson João ZavattoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoOliveira, Pedro Filipe Mendes Silva de2019-05-27T17:09:51Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6535TID:202250105porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:33Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:09.588518Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método Suzuki |
title |
Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método Suzuki |
spellingShingle |
Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método Suzuki Oliveira, Pedro Filipe Mendes Silva de Tuba Ensino de música Pedagogia musical Ensino iniciação de Tuba Método Suzuki Music teaching Musical pedagogy Initiation tuba teaching Suzuki Method Domínio/Área Científica : Humanidades |
title_short |
Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método Suzuki |
title_full |
Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método Suzuki |
title_fullStr |
Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método Suzuki |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método Suzuki |
title_sort |
Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método Suzuki |
author |
Oliveira, Pedro Filipe Mendes Silva de |
author_facet |
Oliveira, Pedro Filipe Mendes Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Massacote, Ilídio José Viegas Martinho Teche, Cleverson João Zavatto Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Pedro Filipe Mendes Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tuba Ensino de música Pedagogia musical Ensino iniciação de Tuba Método Suzuki Music teaching Musical pedagogy Initiation tuba teaching Suzuki Method Domínio/Área Científica : Humanidades |
topic |
Tuba Ensino de música Pedagogia musical Ensino iniciação de Tuba Método Suzuki Music teaching Musical pedagogy Initiation tuba teaching Suzuki Method Domínio/Área Científica : Humanidades |
description |
O presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. Este documento é constituído por dois capítulos que correspondem a duas partes distintas. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde são apresentados os elementos constituintes do estágio ocorrido no Conservatório Regional de Artes do Montijo, nomeadamente, caracterização do conservatório e do meio envolvente, caracterização dos alunos acompanhados, as planificações e relatórios de aula, bem como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação que tem como temática Uma abordagem para o Ensino de Iniciação de Tuba: O Método Suzuki. No âmbito da prática da docência de tuba tem-se vindo a assistir ao aumento da reflexão sobre as práticas pedagógicas, dos métodos musicais e repertório existente. Assim sendo, após pesquisa de diferentes metodologias e conhecendo o sucesso que o Método Suzuki tem no ensino de violino bem como das suas adaptações a outros instrumentos, decidiu-se optar por utilizar esta metodologia pretendendo realizar um estudo de forma a aferir se a aplicação deste método no ensino da iniciação de tuba permitirá que os alunos cheguem ao Primeiro Grau melhor preparados do que seguindo uma metodologia mais tradicional. Para tal desenvolveu-se um estudo baseado nos princípios basilares do Método Suzuki incluindo a criação de um método para a tuba e eufónio constituído por músicas clássicas associados a gravações de acompanhamento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-27T17:09:51Z 2019 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/6535 TID:202250105 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/6535 |
identifier_str_mv |
TID:202250105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130833653596160 |