A crença de autoeficácia dos docentes universitários: a relevância para o processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Sabrina Gomes Santos de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4789
Resumo: No âmbito educacional diversas pesquisas têm objetivado investigar as repercussões das crenças de autoeficácia dos docentes em diferentes contextos, disciplinas e níveis de ensino. O constructo da autoeficácia docente está relacionado às inferências que o professor realiza a respeito da própria capacidade para atingir determinados resultados no processo de ensino-aprendizagem. Partindo dessa premissa o objetivo deste estudo foi de investigar a relevância da crença de autoeficácia de docentes do curso de Ciências Contábeis de uma Faculdade privada do Recife. O desenho da pesquisa adotado nesse estudo foi do tipo descritivo, transversal, quantitativo, prospectivo e observacional. A amostra foi constituída por 21 docentes que ministram disciplinas específicas e afins. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Caracterização do Participante e de sua Atividade; Escala de Autoeficácia de Professores. A partir dos dados obtidos pôde-se identificar que 25% dos professores ministrantes de disciplinas específicas apresentam um nível de intencionalidade muito alto, quando comparados aos das disciplinas afins (9%); 21% dos professores ministrantes de disciplinas específicas apresentam um manejo de classe muito alto, quando comparados aos das disciplinas afins (6%). Ao término desse estudo pôde-se concluir que os docentes ministrantes de disciplinas específicas possuem uma crença de autoeficácia mais elevada do que aqueles responsáveis por ministrar disciplinas afins.
id RCAP_52f522d4e1b296a2164d79b17d370986
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4789
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A crença de autoeficácia dos docentes universitários: a relevância para o processo de ensino-aprendizagemEDUCAÇÃOPROFESSORES UNIVERSITÁRIOSEFICÁCIACONTABILIDADEBRASILRECIFEMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONPROFESSORSACCOUNTINGBRAZILEFFICACYNo âmbito educacional diversas pesquisas têm objetivado investigar as repercussões das crenças de autoeficácia dos docentes em diferentes contextos, disciplinas e níveis de ensino. O constructo da autoeficácia docente está relacionado às inferências que o professor realiza a respeito da própria capacidade para atingir determinados resultados no processo de ensino-aprendizagem. Partindo dessa premissa o objetivo deste estudo foi de investigar a relevância da crença de autoeficácia de docentes do curso de Ciências Contábeis de uma Faculdade privada do Recife. O desenho da pesquisa adotado nesse estudo foi do tipo descritivo, transversal, quantitativo, prospectivo e observacional. A amostra foi constituída por 21 docentes que ministram disciplinas específicas e afins. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Caracterização do Participante e de sua Atividade; Escala de Autoeficácia de Professores. A partir dos dados obtidos pôde-se identificar que 25% dos professores ministrantes de disciplinas específicas apresentam um nível de intencionalidade muito alto, quando comparados aos das disciplinas afins (9%); 21% dos professores ministrantes de disciplinas específicas apresentam um manejo de classe muito alto, quando comparados aos das disciplinas afins (6%). Ao término desse estudo pôde-se concluir que os docentes ministrantes de disciplinas específicas possuem uma crença de autoeficácia mais elevada do que aqueles responsáveis por ministrar disciplinas afins.In educational sphere several researches has aimed to investigate the effects of self-efficacy beliefs of teachers in different contexts, disciplines and levels of education. The construct of teaching self-efficacy is related to the inferences that teachers cause about their own ability to achieve certain results in the teaching-learning process. In accordance with that premise the objective of this study was investigate the relevance of teaching self-efficacy beliefs in accounting graduation at a private university in Recife. This is a descriptive, cross-sectional, quantitative, prospective and observational study. The sample consisted of 21 teachers who tutor specific and alike subjects. The instruments used were: Participant Characterization Questionnaire and its activity, Teacher Self-efficacy Scale. Was identified that 25% of teachers ministering specific disciplines have a very high level of intentionality, compared to those in related alike disciplines (9%); 21% of teachers ministering specific disciplines have a very high class management, compared to those in related alike disciplines (6%). At the completion of this study was concluded that professors on the faculty of specific disciplines have a higher self-efficacy belief than those responsible for ministering related alike disciplines.2014-05-21T10:36:28Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4789porLacerda, Sabrina Gomes Santos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:55Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4789Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:03.310809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A crença de autoeficácia dos docentes universitários: a relevância para o processo de ensino-aprendizagem
title A crença de autoeficácia dos docentes universitários: a relevância para o processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle A crença de autoeficácia dos docentes universitários: a relevância para o processo de ensino-aprendizagem
Lacerda, Sabrina Gomes Santos de
EDUCAÇÃO
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
EFICÁCIA
CONTABILIDADE
BRASIL
RECIFE
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
PROFESSORS
ACCOUNTING
BRAZIL
EFFICACY
title_short A crença de autoeficácia dos docentes universitários: a relevância para o processo de ensino-aprendizagem
title_full A crença de autoeficácia dos docentes universitários: a relevância para o processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr A crença de autoeficácia dos docentes universitários: a relevância para o processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed A crença de autoeficácia dos docentes universitários: a relevância para o processo de ensino-aprendizagem
title_sort A crença de autoeficácia dos docentes universitários: a relevância para o processo de ensino-aprendizagem
author Lacerda, Sabrina Gomes Santos de
author_facet Lacerda, Sabrina Gomes Santos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, Sabrina Gomes Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
EFICÁCIA
CONTABILIDADE
BRASIL
RECIFE
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
PROFESSORS
ACCOUNTING
BRAZIL
EFFICACY
topic EDUCAÇÃO
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
EFICÁCIA
CONTABILIDADE
BRASIL
RECIFE
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
PROFESSORS
ACCOUNTING
BRAZIL
EFFICACY
description No âmbito educacional diversas pesquisas têm objetivado investigar as repercussões das crenças de autoeficácia dos docentes em diferentes contextos, disciplinas e níveis de ensino. O constructo da autoeficácia docente está relacionado às inferências que o professor realiza a respeito da própria capacidade para atingir determinados resultados no processo de ensino-aprendizagem. Partindo dessa premissa o objetivo deste estudo foi de investigar a relevância da crença de autoeficácia de docentes do curso de Ciências Contábeis de uma Faculdade privada do Recife. O desenho da pesquisa adotado nesse estudo foi do tipo descritivo, transversal, quantitativo, prospectivo e observacional. A amostra foi constituída por 21 docentes que ministram disciplinas específicas e afins. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Caracterização do Participante e de sua Atividade; Escala de Autoeficácia de Professores. A partir dos dados obtidos pôde-se identificar que 25% dos professores ministrantes de disciplinas específicas apresentam um nível de intencionalidade muito alto, quando comparados aos das disciplinas afins (9%); 21% dos professores ministrantes de disciplinas específicas apresentam um manejo de classe muito alto, quando comparados aos das disciplinas afins (6%). Ao término desse estudo pôde-se concluir que os docentes ministrantes de disciplinas específicas possuem uma crença de autoeficácia mais elevada do que aqueles responsáveis por ministrar disciplinas afins.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2014-05-21T10:36:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4789
url http://hdl.handle.net/10437/4789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551418000670720