Stresse, coping e burnout nos estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barahona, Marcos Filipe Carapinha
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/278
Resumo: Dissertação de mest., Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2008
id RCAP_530e3d8b288e77b7e0196465a9d012ab
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/278
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Stresse, coping e burnout nos estudantes de enfermagemEnfermagemAlunosStresseCopingBurnoutDissertação de mest., Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2008As profissões de ajuda, como a enfermagem têm sido descritas pela maior parte dos autores, como profissões que implicam um grande desgaste físico, mental e emocional dos profissionais. O stresse e o burnout, são conceitos que estão presentes no dia a dia dessas profissões, e que se mostram relevantes no seu desenvolvimento. Por outro lado, estes conceitos incidem não só sobre a população de profissionais activos, mas também nos pré-profissionais, ou seja nos estudantes. Sujeitos a diferentes tipos de pressões, os estudantes desenvolvem estratégias de coping, que não são necessariamente as dos profissionais, e que podem ou não ser eficazes. É com estas ideias em mente, que se desenvolve este trabalho, realizado com uma amostra de 116 alunos do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Beja, e em que se procurou avaliar um conjunto de indicadores (Stresse, Coping e Burnout) associados à actividade académica. Os dados foram recolhidos através de quatro instrumentos: Questionário Sócio-Demográfico, 23 QVS – Questionário de Vulnerabilidade ao Stresse (Serra, 2000), Coping Job Scale de Latack (1986), adaptado por Jesus e Pereira (1994), e o Maslach Burnout Inventory (Maslach & Jackson, 1986) traduzido e adaptado por Cruz (1993) e Cruz e Melo (1996). Os resultados revelaram que uma percentagem significativa de alunos, cerca de 20% estão vulneráveis ao stresse, mas que no entanto, a sua maioria não demonstra níveis elevados de burnout. Verificou-se que os mecanismos de coping mais utilizados pelos alunos em situações de mal-estar foram as estratégias de controlo. Não se verificou influências das variáveis demográficas sobre nenhum dos três itens em estudo (Stresse, Coping e Burnout). Por outro lado, na análise de relações entre estes itens, verificou-se nomeadamente: menor vulnerabilidade ao stresse em estudantes que usam estratégias de controlo; índices de burnout (menor exaustão emocional, menor despersonalização e maior realização profissional) directamente relacionados com o uso de estratégias de Controlo; índices de burnout (maior exaustão emocional, maior despersonalização e menor realização profissional) directamente relacionados com o uso de estratégias de Escape.Jesus, SaulSapientiaBarahona, Marcos Filipe Carapinha2011-09-07T16:04:19Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/278porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:01Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:39.673729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Stresse, coping e burnout nos estudantes de enfermagem
title Stresse, coping e burnout nos estudantes de enfermagem
spellingShingle Stresse, coping e burnout nos estudantes de enfermagem
Barahona, Marcos Filipe Carapinha
Enfermagem
Alunos
Stresse
Coping
Burnout
title_short Stresse, coping e burnout nos estudantes de enfermagem
title_full Stresse, coping e burnout nos estudantes de enfermagem
title_fullStr Stresse, coping e burnout nos estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Stresse, coping e burnout nos estudantes de enfermagem
title_sort Stresse, coping e burnout nos estudantes de enfermagem
author Barahona, Marcos Filipe Carapinha
author_facet Barahona, Marcos Filipe Carapinha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jesus, Saul
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Barahona, Marcos Filipe Carapinha
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Alunos
Stresse
Coping
Burnout
topic Enfermagem
Alunos
Stresse
Coping
Burnout
description Dissertação de mest., Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2011-09-07T16:04:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/278
url http://hdl.handle.net/10400.1/278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133146559545344