Qualidade da relação familiar e crianças com perturbações de comportamento – estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Carla de Almeida
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3573
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Superior
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spelling Qualidade da relação familiar e crianças com perturbações de comportamento – estudo de casoCriançaPerturbações de comportamentoRelação interparentalRelação parentalRelações familiaresDissertação de mestrado apresentada ao ISPA - Instituto SuperiorO estudo de caso centra-se numa criança de 5 anos, do sexo masculino, que começou por se destacar das outras crianças do jardim-de-infância por apresentar comportamentos desadequados, cada vez mais frequentes e mais intensos a nível de auto-agressão e hetero-agressividade. A criança pertence a uma família em que os pais estão separados, o pai está ausente, vendo a criança sensivelmente uma vez por ano. Esta criança tem vindo a crescer num ambiente de agressividade e conflitos interparentais em que a maioria das figuras familiares tem para com ela uma relação de hostilidade, agressividade e desinteresse. Atitudes de afecto, de protecção e preocupação são muito raras e substituídas por comportamentos anti-sociais, bem como por respostas desadequadas dadas pela própria família às suas necessidades. A análise das características familiares, dos comportamentos da criança, do tipo de relações estabelecidas com a criança, de como esta se vê e se sente no seio da sua família, desenvolvendo comportamentos anti-sociais como forma de exteriorizar sentimentos de raiva e angústia, levou à conclusão de uma ligação possível entre a qualidade da relação familiar e o desenvolvimento de perturbações de comportamento na infânciaABSTRACT------This case study centers itself on a 5-year-old boy, that begun to differentiate himself from the rest of the children in the preschool by demonstrating a increasing number of inappropriate behavior, with recurring episodes of self- and hetero-aggression. The child comes from a separated family, with a absent father, who only sees the child once a year. This child has been raised on an aggressive environment, and has witnessed parental conflicts. Most family members developed a hostile relationship with the child, expressing random aggressiveness and lack of care. Tenderness displays, protection and caring are extremely rare in the family and are replaced by anti-social behaviors, and inappropriate responses to the child needs. The analysis of the family’s characteristics, the child behavior, the type of relations developed with the child, the way he sees himself and feels as a part of the family, developing antisocial behaviors, how he shows and manages his feelings of anger and anxiety, led us to a conclusion, that there is a possible connection between the quality of the family connections, and the development of behavior problems during childhood.Aguiar, CecíliaRepositório do ISPACorreia, Carla de Almeida2015-04-17T18:54:40Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3573porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:25Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3573Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:27.960538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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