O ensino especializado da música face à avaliação externa de escolas
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1315 |
Resumo: | This article is part of research into the external evaluation of schools’ projects, funded by the Foundation for Science and Technology. The purpose of this article is to contextualize music teaching in relation to the external evaluation of schools context, based on accountability (Taubman: 2009). Based on data published by the Central Administration there is a lack of scientific studies in this area (Domingues: 2007). In 2006, the implementation of the External Evaluation of Schools (AEE) imposed accountability, reorganization and standardization of procedures as well as self-assessment in Conservatories. This text reveals that AEE has a direct effect on the internal reorganization of schools, requiring all communities to act by the same procedures, through standardization and self-assessment. |
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O ensino especializado da música face à avaliação externa de escolasThis article is part of research into the external evaluation of schools’ projects, funded by the Foundation for Science and Technology. The purpose of this article is to contextualize music teaching in relation to the external evaluation of schools context, based on accountability (Taubman: 2009). Based on data published by the Central Administration there is a lack of scientific studies in this area (Domingues: 2007). In 2006, the implementation of the External Evaluation of Schools (AEE) imposed accountability, reorganization and standardization of procedures as well as self-assessment in Conservatories. This text reveals that AEE has a direct effect on the internal reorganization of schools, requiring all communities to act by the same procedures, through standardization and self-assessment.Este artigo resulta do estudo realizado no âmbito do projeto de investigaçãoo “Avaliação Externa de Escolas no Ensino não Superior”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O objetivo desta comunicação consiste em contextualizar o ensino especializado da música face ao mundo atual e às políticas educacionais de accountability, escolas eficazes e a avaliação externa de escolas (Taubman: 2009). Segundo dados publicados pelo Ministério da Educação sobre o ensino especializado da música, é possível verificar que em Portugal há uma ausência de estudos científicos nesta área (Domingues: 2007). Em 2006 a implementação da Avaliação Externa de Escolas (AEE) veio promover junto dos Conservatórios a prestação de contas, a reorganização e a uniformização dos seus procedimentos, bem como a autoavaliação, conforme as políticas educativas nacionais. As tendências emergentes revelam que no ensino especializado da música, a AEE tem um efeito direto na reorganização interna das escolas, exigindo a todos os intervenientes os mesmos procedimentos com vista a uma uniformização e impondo a necessidade dos Conservatórios efetuarem a autoavaliação e autorreflexão.UA Editora2019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1315oai:proa.ua.pt:article/1315Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; Vol 2 (2013): Post-ip’13 - Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; 98-103Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; vol. 2 (2013): Post-ip'13 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; 98-1032184-6138reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1315https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1315https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1315/1087Queirós, HelenaSousa, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-21T07:45:29Zoai:proa.ua.pt:article/1315Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:38.934545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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