Reacções psicológicas e estratégias de coping parentais, face ao diagnóstico de perturbação do espectro do autismo, de um filho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/4809 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica. |
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Reacções psicológicas e estratégias de coping parentais, face ao diagnóstico de perturbação do espectro do autismo, de um filhoAutismoDiagnósticoStress parentalAnsiedadeEstratégias de copingAutismDiagnosisParental stressAnxietyCoping strategiesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) caracterizam-se pelo comprometimento da interacção social, pelo uso estereotipado da linguagem e pela presença de comportamentos repetitivos com interesses restritos. O presente estudo objectivou investigar se o tempo de diagnóstico de perturbação do espectro do autismo, de um filho é um predictor de stress e ansiedade parental, e se afecta as estratégias de coping adoptadas por estes pais face ao diagnóstico. Participaram 20 pais, com idades compreendidas entre os 28 e os 47 anos, cujos filhos apresentam diagnóstico de perturbação do espectro do autismo. O instrumento utilizado no presente estudo para medir as reacções psicológicas parentais, como a ansiedade, o stress e a depressão, foi a Depression Anxiety Stress Scales (DASS) (Lovibond & Lovibond, 1995) que no presente trabalho designaremos por Escalas de Ansiedade Depressão e Stress (EADS- 21) (adaptada por Pais-Ribeiro, Honrado & Leal, 2004). O instrumento utilizado para medir as estratégias de coping foi O Ways of Coping Questionnaire, que designaremos por WOC, que é uma adaptação da versão original de Folkman e Lazarus, 1988, conseguida por Pais-Ribeiro e Santos (2001). Os resultados revelaram que não existem diferenças significativas entre o tempo de diagnóstico e os scores da EADS-21, ou seja, o tempo de diagnóstico não afecta significativamente os resultados da Escala de Ansiedade, Depressão e Stress. Quanto às estratégias para lidar com as emoções, os resultados revelaram que não existem diferenças significativas entre o tempo de diagnóstico e os scores de coping. Os dados corroboram a teoria no sentido em que o stress, a ansiedade e depressão, podem estar ou não presentes na vida dos pais, face ao diagnóstico de perturbação do espectro do autismo de um filho, independentemente do tempo do diagnóstico, assim como os mecanismos que estes pais utilizam perante uma situação adversa não apresentam relação com o tempo de diagnóstico, sendo que estes mecanismos vão depender apenas das características do evento causador de stress e características do próprio indivíduo e do modo como este vivencia o problema.The Pervasive Developmental Disorders (PDD) can be described as a severe developmental disorder that presents deficits in reciprocal social interaction, communication and restricted and repetitive interests and behaviors. The goal of this study was to evaluate if the time of diagnosis is a stress and an anxiety predictor and if the time of diagnosis affects coping strategies that parents adopt. In this study, participated 20 parents (ages 28 to 47), whose children have an autism spectrum disorder diagnosis. One of the measures used was the Depression Anxiety Stress Scale (DASS) (Lovibond & Lovibond, 1995) that, in this study, will be called Escalas de Ansiedade Depressão e Stress (EADS-21) (adapted by Pais-Ribeiro, Honrado & Leal, 2004). The instrument used to measure the strategies of coping was the Ways of coping Questionnaire, what we will designate for WOC, which is an adaptation of the original version of Folkman and Lazarus, 1988, got by Pais-Ribeiro and Santos (2001). The data corroborate the theory in the sense in which the stress, the anxiety and depression, they can be or not presents in the life of the parents, face to the diagnosis of perturbation of the spectrum of the autism of a son or daughter, independently of the time of the diagnosis, as well as the mechanisms what these parents use before an adverse situation do not present relation with the time of diagnosis, being that these mechanisms are going to depend only on the characteristics of the event which caused of stress and characteristics of the individual himself and of the way since this one survives the problem.Sá, EduardoRepositório do ISPAKahler, Janina Alexa Souto Alves Maridalho2016-07-18T17:47:51Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4809porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:32Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:39.462571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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