A perspetiva de profissionais da área do exercício e da fisioterapia e idosos sobre a relação atividade física e envelhecimento ativo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Bruna Isabel Damião
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4657
Resumo: O principal objetivo deste trabalho consiste em verificar junto de profissionais da área da Fisioterapia e do Exercício, e Idosos, a importância da atividade física para o envelhecimento ativo. É uma abordagem quantitativa e qualitativa onde aos idosos foi aplicado um inquérito por questionário como forma de recolha de informação. Aos profissionais foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Como principais resultados, por parte dos profissionais, é unânime que praticar atividade física regularmente é vantajoso para o idoso, melhorando em vários aspetos a sua qualidade de vida. Quanto aos idosos, este reconhecem maioritariamente a importância da atividade física na sua vida e embora portadores de algumas patologias, especialmente do foro músculo-esquelético (75,6% sexo feminino e 81,8% sexo masculino), consideram que a sua saúde é razoável (56,5%) e vão realizando as suas atividades diárias. Este estudo dá ênfase à importância da prática regular do exercício e reconhecemos que deve ser prescrito e acompanhado por um profissional especializado respeitando sempre os limites de cada idoso.
id RCAP_532df2d75cce35bbcc78694195effdd0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4657
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perspetiva de profissionais da área do exercício e da fisioterapia e idosos sobre a relação atividade física e envelhecimento ativo.Envelhecimento ativoExercício físicoAtividade físicaIdosoQualidade de vidaO principal objetivo deste trabalho consiste em verificar junto de profissionais da área da Fisioterapia e do Exercício, e Idosos, a importância da atividade física para o envelhecimento ativo. É uma abordagem quantitativa e qualitativa onde aos idosos foi aplicado um inquérito por questionário como forma de recolha de informação. Aos profissionais foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Como principais resultados, por parte dos profissionais, é unânime que praticar atividade física regularmente é vantajoso para o idoso, melhorando em vários aspetos a sua qualidade de vida. Quanto aos idosos, este reconhecem maioritariamente a importância da atividade física na sua vida e embora portadores de algumas patologias, especialmente do foro músculo-esquelético (75,6% sexo feminino e 81,8% sexo masculino), consideram que a sua saúde é razoável (56,5%) e vão realizando as suas atividades diárias. Este estudo dá ênfase à importância da prática regular do exercício e reconhecemos que deve ser prescrito e acompanhado por um profissional especializado respeitando sempre os limites de cada idoso.2018-09-27T10:37:26Z2016-07-21T00:00:00Z2016-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4657TID:201623943porMorais, Bruna Isabel Damiãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:15:24Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4657Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:52.456663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perspetiva de profissionais da área do exercício e da fisioterapia e idosos sobre a relação atividade física e envelhecimento ativo.
title A perspetiva de profissionais da área do exercício e da fisioterapia e idosos sobre a relação atividade física e envelhecimento ativo.
spellingShingle A perspetiva de profissionais da área do exercício e da fisioterapia e idosos sobre a relação atividade física e envelhecimento ativo.
Morais, Bruna Isabel Damião
Envelhecimento ativo
Exercício físico
Atividade física
Idoso
Qualidade de vida
title_short A perspetiva de profissionais da área do exercício e da fisioterapia e idosos sobre a relação atividade física e envelhecimento ativo.
title_full A perspetiva de profissionais da área do exercício e da fisioterapia e idosos sobre a relação atividade física e envelhecimento ativo.
title_fullStr A perspetiva de profissionais da área do exercício e da fisioterapia e idosos sobre a relação atividade física e envelhecimento ativo.
title_full_unstemmed A perspetiva de profissionais da área do exercício e da fisioterapia e idosos sobre a relação atividade física e envelhecimento ativo.
title_sort A perspetiva de profissionais da área do exercício e da fisioterapia e idosos sobre a relação atividade física e envelhecimento ativo.
author Morais, Bruna Isabel Damião
author_facet Morais, Bruna Isabel Damião
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Bruna Isabel Damião
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento ativo
Exercício físico
Atividade física
Idoso
Qualidade de vida
topic Envelhecimento ativo
Exercício físico
Atividade física
Idoso
Qualidade de vida
description O principal objetivo deste trabalho consiste em verificar junto de profissionais da área da Fisioterapia e do Exercício, e Idosos, a importância da atividade física para o envelhecimento ativo. É uma abordagem quantitativa e qualitativa onde aos idosos foi aplicado um inquérito por questionário como forma de recolha de informação. Aos profissionais foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Como principais resultados, por parte dos profissionais, é unânime que praticar atividade física regularmente é vantajoso para o idoso, melhorando em vários aspetos a sua qualidade de vida. Quanto aos idosos, este reconhecem maioritariamente a importância da atividade física na sua vida e embora portadores de algumas patologias, especialmente do foro músculo-esquelético (75,6% sexo feminino e 81,8% sexo masculino), consideram que a sua saúde é razoável (56,5%) e vão realizando as suas atividades diárias. Este estudo dá ênfase à importância da prática regular do exercício e reconhecemos que deve ser prescrito e acompanhado por um profissional especializado respeitando sempre os limites de cada idoso.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-21T00:00:00Z
2016-07-21
2018-09-27T10:37:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/4657
TID:201623943
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/4657
identifier_str_mv TID:201623943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129862032588800