IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO APICEON: DESENVOLVIMENTO E PRÁTICA DO ENFERMEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Louise da Silva Ibiapino
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mara Quaglio Chirelli, Kátia Terezinha Alves Rezende, Maria José Sanches Marin, Fernanda Moerbeck Cardoso Mazzetto, Márcio Mielo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e886
Resumo: Introdução:  O Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (ApiceOn), propõe integrar os hospitais de ensino à Rede Cegonha, visa as áreas que se referem ao parto e nascimento, planejamento reprodutivo pós-parto e pós aborto, atenção as mulheres que estão em situação de violência sexual e abortamento e aborto legal, por meio de práticas humanizadas e evidências científicas com a inserção de enfermeiros obstetras e obstetrizes, diretamente relacionadas ao aprendizado dos futuros profissionais. Objetivo: analisar o processo de implementação do projeto ApiceOn em uma instituição hospitalar e como se desenvolveu a inserção do enfermeiro e do enfermeiro obstetra. Métodos: pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevitas semi-estruturadas com 15 enfermeiros e tratamento dos dados pela Análise Temática de Conteúdo. Identificou-se como tema o conhecimento e desafios do Projeto ApiceOn: do significado, da implementação, do desenvolvimento e da prática do enfermeiro. Resultados: considera-se que as entrevistadas possuem conhecimento incipiente sobre o projeto, sua implementação e desenvolvimento não há inserção dos enfermeiros e enfermeiros obstetras frente ao projeto. O processo de implantação e implementação do Projeto ApiceOn requer a constituição de cogestão, visto que necessita da construção de novas práticas ancoradas no modelo de vigilância à saúde, superando o modelo biomédico, para tanto a lógica de formação dos profissionais está pautada na educação permanente. Conclusão: há a necessidade de mudança do paradigma de cuidado em saúde e, consequentemente, do processo de trabalho com as gestantes/parturientes/famílias, por meio da implementação e formação para o desenvolvimento do projeto ApiceOn, utilizando protocolos para atuação dos profissionais e organização estrutural.
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spelling IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO APICEON: DESENVOLVIMENTO E PRÁTICA DO ENFERMEIROAPICEON PROJECT IMPLEMENTATION: NURSING DEVELOPMENT AND PRACTICESaúde Materno-InfantilRede CegonhaHumanização da AssistênciaMaternal and Child HealthMaternal-Child Health ServicesHumanization of AssistanceIntrodução:  O Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (ApiceOn), propõe integrar os hospitais de ensino à Rede Cegonha, visa as áreas que se referem ao parto e nascimento, planejamento reprodutivo pós-parto e pós aborto, atenção as mulheres que estão em situação de violência sexual e abortamento e aborto legal, por meio de práticas humanizadas e evidências científicas com a inserção de enfermeiros obstetras e obstetrizes, diretamente relacionadas ao aprendizado dos futuros profissionais. Objetivo: analisar o processo de implementação do projeto ApiceOn em uma instituição hospitalar e como se desenvolveu a inserção do enfermeiro e do enfermeiro obstetra. Métodos: pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevitas semi-estruturadas com 15 enfermeiros e tratamento dos dados pela Análise Temática de Conteúdo. Identificou-se como tema o conhecimento e desafios do Projeto ApiceOn: do significado, da implementação, do desenvolvimento e da prática do enfermeiro. Resultados: considera-se que as entrevistadas possuem conhecimento incipiente sobre o projeto, sua implementação e desenvolvimento não há inserção dos enfermeiros e enfermeiros obstetras frente ao projeto. O processo de implantação e implementação do Projeto ApiceOn requer a constituição de cogestão, visto que necessita da construção de novas práticas ancoradas no modelo de vigilância à saúde, superando o modelo biomédico, para tanto a lógica de formação dos profissionais está pautada na educação permanente. Conclusão: há a necessidade de mudança do paradigma de cuidado em saúde e, consequentemente, do processo de trabalho com as gestantes/parturientes/famílias, por meio da implementação e formação para o desenvolvimento do projeto ApiceOn, utilizando protocolos para atuação dos profissionais e organização estrutural.Introduction: The Project for Improvement and Innovation in Care and Teaching in Obstetrics and Neonatology (ApiceOn) proposes to integrate teaching hospitals to Rede Cegonha, targets areas related to labor and birth, postpartum and post-abortion reproductive planning, care for women who are in a situation of sexual violence and abortion and legal abortion, through humanized practices and scientific evidence with the insertion of obstetric nurses and midwives, directly related to the learning of future professionals. Goals: analyze the ApiceOn project implementation process in a hospital institution and how the insertion of the nurse and the midwife. Methods: qualitative approach research, with 15 nurses through semi-structured interviews and data processing by Analysis thematic content. The knowledge and challenges of the ApiceOn Project were identified as a theme: the meaning, implementation, development and practice of nursing. Results: it is considered that the interviewees have incipient knowledge about the project, its implementation and development and there is no insertion of nurses and midwives in front of the project. The implementation process of the ApiceOn Project requires the constitution of co-management, since it requires the construction of new practices anchored in the health surveillance model, surpassing the biomedical model, therefore, the training logic of professionals is based on permanent education. Conclusions: there is a need to change the paradigm of health care and, consequently, the work process with pregnant women/pregnant women/families, through the implementation and training for the development of the ApiceOn project, using protocols for the performance of professionals and structural organization.Ludomedia2023-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e886https://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e886New Trends in Qualitative Research; Vol. 18 (2023): Qualitative Research in Healthcare; e886New Trends in Qualitative Research; Vol. 18 (2023): Investigación Cualitativa en Salud; e886New Trends in Qualitative Research; Vol. 18 (2023): Investigação Qualitativa em Saúde; e8862184-777010.36367/ntqr.18.2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/886https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/886/917Juliana Louise da Silva IbiapinoMara Quaglio ChirelliKátia Terezinha Alves RezendeMaria José Sanches MarinFernanda Moerbeck Cardoso MazzettoMárcio Mieloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T07:02:10Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/886Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:34:02.494761Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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