Contributos para um melhor desempenho dos docentes de Artes Visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, F.M.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6136
Resumo: No presente artigo, procuraremos sistematizar alguns aspectos que consideramos poderem contribuir para um melhor desempenho da actividade docente dos professores de artes visuais, identificados a partir da bibliografia consultada sobre o estudo que realizamos acerca das metodologias de ensino naquela área. Ao longo da nossa experiência docente, fomo-nos dando conta que a metodologia ou metodologias adoptadas devem ser entendidas de modo mais flexível, ajustadas, tanto quanto possível, em função dos contextos, dos alunos e dos objecvos dos programas. Dos aspectos que consideramos relevantes no processo de ensino e aprendizagem, sublinharemos, neste argo, a relação de confiança que deve ser estabelecida entre professor e alunos, traduzida, por exemplo, na participação destes na planificação das actividades, na definição dos objectivos e na avaliação; o papel do professor enquanto modelo de referência para os seus alunos; a ponderação e equilíbrio que deve estar presente na definição das condições propostas pelo professor e as oportunidades de escolha dos alunos; a importância da aprendizagem em contexto de grupo; os efeitos do “currículo extenso” e do “currículo profundo” no desenvolvimento das aprendizagens, das atitudes e habilidades. Os “projectos de âmbito ou de domínio” e as “pastas”, propostas por Gardner como meios educavos para fomentar a abordagem integrada da produção artistica, da percepção e da reflexão, constituirão também objecto de análise.
id RCAP_53323cf65062d30d78d742fc57349e4c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6136
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos para um melhor desempenho dos docentes de Artes VisuaisActividade docenteArtes visuaisNo presente artigo, procuraremos sistematizar alguns aspectos que consideramos poderem contribuir para um melhor desempenho da actividade docente dos professores de artes visuais, identificados a partir da bibliografia consultada sobre o estudo que realizamos acerca das metodologias de ensino naquela área. Ao longo da nossa experiência docente, fomo-nos dando conta que a metodologia ou metodologias adoptadas devem ser entendidas de modo mais flexível, ajustadas, tanto quanto possível, em função dos contextos, dos alunos e dos objecvos dos programas. Dos aspectos que consideramos relevantes no processo de ensino e aprendizagem, sublinharemos, neste argo, a relação de confiança que deve ser estabelecida entre professor e alunos, traduzida, por exemplo, na participação destes na planificação das actividades, na definição dos objectivos e na avaliação; o papel do professor enquanto modelo de referência para os seus alunos; a ponderação e equilíbrio que deve estar presente na definição das condições propostas pelo professor e as oportunidades de escolha dos alunos; a importância da aprendizagem em contexto de grupo; os efeitos do “currículo extenso” e do “currículo profundo” no desenvolvimento das aprendizagens, das atitudes e habilidades. Os “projectos de âmbito ou de domínio” e as “pastas”, propostas por Gardner como meios educavos para fomentar a abordagem integrada da produção artistica, da percepção e da reflexão, constituirão também objecto de análise.ABSTRACT: In this article, we will try to systematize some aspects in order to improve visual arts teachers performance, identified from the bibliography of the study developed about teaching methodologies. . Through our teaching experience, we realize that methodology or methodologies adopted must be understood in a flexible way adjusted, as much as possible, to student’s contexts and according with programs objectives. From the aspects we consider relevant in the teaching/learning process, in this article we underline the relationship of trust that must be established between teacher and students, expressed, for example, in their parcipaon in planning these acvies, the definion of objectives and evaluation; the role of the teacher as a reference model for their students; the weighting and balance that must be present in the definition of the conditions proposed by the teacher and the choice opportunities for students; the importance of learning in a group seng; the effects of "extensive curriculum" and "deep curriculum" in the development of learning, atitudes and skills . The "drati scope or domain " and "folders”, proposed by Gardner as educational strategies to promote integrated artistic production approach, of perception and reflection, will also be analyzedIPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRaposo, F.M.2018-07-17T19:51:41Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6136porRAPOSO, F.M. (2013) - Contributos para um melhor desempenho dos docentes de Artes Visuais. .). Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. VII, n.º 13.1646 - 9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:48Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:49.177965Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos para um melhor desempenho dos docentes de Artes Visuais
title Contributos para um melhor desempenho dos docentes de Artes Visuais
spellingShingle Contributos para um melhor desempenho dos docentes de Artes Visuais
Raposo, F.M.
Actividade docente
Artes visuais
title_short Contributos para um melhor desempenho dos docentes de Artes Visuais
title_full Contributos para um melhor desempenho dos docentes de Artes Visuais
title_fullStr Contributos para um melhor desempenho dos docentes de Artes Visuais
title_full_unstemmed Contributos para um melhor desempenho dos docentes de Artes Visuais
title_sort Contributos para um melhor desempenho dos docentes de Artes Visuais
author Raposo, F.M.
author_facet Raposo, F.M.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, F.M.
dc.subject.por.fl_str_mv Actividade docente
Artes visuais
topic Actividade docente
Artes visuais
description No presente artigo, procuraremos sistematizar alguns aspectos que consideramos poderem contribuir para um melhor desempenho da actividade docente dos professores de artes visuais, identificados a partir da bibliografia consultada sobre o estudo que realizamos acerca das metodologias de ensino naquela área. Ao longo da nossa experiência docente, fomo-nos dando conta que a metodologia ou metodologias adoptadas devem ser entendidas de modo mais flexível, ajustadas, tanto quanto possível, em função dos contextos, dos alunos e dos objecvos dos programas. Dos aspectos que consideramos relevantes no processo de ensino e aprendizagem, sublinharemos, neste argo, a relação de confiança que deve ser estabelecida entre professor e alunos, traduzida, por exemplo, na participação destes na planificação das actividades, na definição dos objectivos e na avaliação; o papel do professor enquanto modelo de referência para os seus alunos; a ponderação e equilíbrio que deve estar presente na definição das condições propostas pelo professor e as oportunidades de escolha dos alunos; a importância da aprendizagem em contexto de grupo; os efeitos do “currículo extenso” e do “currículo profundo” no desenvolvimento das aprendizagens, das atitudes e habilidades. Os “projectos de âmbito ou de domínio” e as “pastas”, propostas por Gardner como meios educavos para fomentar a abordagem integrada da produção artistica, da percepção e da reflexão, constituirão também objecto de análise.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2018-07-17T19:51:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6136
url http://hdl.handle.net/10400.11/6136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RAPOSO, F.M. (2013) - Contributos para um melhor desempenho dos docentes de Artes Visuais. .). Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. VII, n.º 13.
1646 - 9054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130829383794688