A construção da literacia geral em saúde através do conhecimento específico e o papel do Capital Social numa intervenção eHealth
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://journals.openedition.org/cp/10983 |
Resumo: | A possibilidade de melhorar os índices de literacia em saúde e, com isso, os resultados obtidos em saúde é um dos desafios que se apresentam ao campo da Comunicação em Saúde. Para tal, neste texto reflexivo propõe-se um caminho que parte dos vários conhecimentos específicos em saúde como forma de melhorar os índices gerais de literacia em saúde com a consequente melhoria dos resultados em saúde. Neste percurso, a Teoria do Capital Social desempenha um papel nuclear, quer no desenho das intervenções, quer na efetividade da transmissão do conhecimento. Considerando estas premissas, um estudo piloto – que recorreu a entrevistas semiestruturadas realizadas após a utilização do protótipo da aplicação mobile (APP) – foi desenvolvido tendo-as presentes no desenho e na implementação de uma investigação eHealth que pretende melhorar o envolvimento dos pais no período pré-natal através da utilização de uma APP centrada na transmissão de conhecimento específico, medindo, posteriormente, o índice de literacia dos participantes, bem como a perceção da importância e da aceitação destas intervenções na melhoria desse índice. |
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