A construção do projeto parental : análise com recurso à entrevista clínica geracional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Teresa Rafaela Pinheiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13208
Resumo: O presente trabalho de investigação tem como principais objetivos compreender o processo de transição para a parentalidade, a construção do projeto de parentalidade por parte do casal e a exploração das expetativas face à chegada do filho, tendo por base o modelo relacional simbólico (Cigoli & Scabini, 2006). Para compreendermos este projeto, é importante compreender o espaço de vida familiar, ou seja, como são as relações entre os membros, quais as dinâmicas educacionais, quais os conflitos internos existentes, entre outros. Neste seguimento, através de um estudo qualitativo, utilizamos dois instrumentos. Em primeiro lugar, foi aplicada a Entrevista Clinica Geracional (Cigoli & Tamanza, 2009; Facchin, Molgora, Gonçalves, 2010) para evidenciar como é que os casais constroem o enredo à volta do filho, que engloba muito mais do que as três personagens, desde o passado e a família de origem às expetativas futuras. Em segundo lugar, foi aplicado o instrumento projetivo “O Desenho da Gravidez”, construído pela autora para através do desenho explorarmos as expetativas dos pais face ao bebé. Os resultados ressaltam a dimensão simbólica do acesso à parentalidade, sugerindo que a criança nasce num enredo de histórias e relações (Zornig, 2010). O casal nesta fase passa por variadas mudanças, não só ligadas ao passado de cada um mas também no presente do casal; e que a gravidez influencia a forma de vivenciar a relação de casal (Bouchard, Boudreau & Hébert, 1996). Existem tarefas desenvolvimentais (Iafrate & Scabini, 2003; Cigoli & Scabini, 2006) nesta fase em que é esperado que o casal as vivencie, e os resultados demonstram que as maiorias dessas tarefas começam a ser experienciadas durante a gravidez. Sendo assim, podemos dizer que esta fase influencia toda a dimensão relacional (Aulagnier, 1994; Cigoli & Scabini, 2006).
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