A responsabilidade social corporativa numa empresa internacional: estudo de caso Autoneum Portugal, Lda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catraio, Luis Manuel da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/4000
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ciências Empresariais (Gestão de PME)
id RCAP_5368111096832f38a2a0ff2e489364d0
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/4000
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A responsabilidade social corporativa numa empresa internacional: estudo de caso Autoneum Portugal, Lda.Responsabilidade social empresarialPráticas de responsabilidade socialBarreirasFatores motivadores da responsabilidade socialStakeholdersCorporate Social ResponsibilitySocial responsibility practicesBarriersDrivers of social responsibilityDissertação de Mestrado em Ciências Empresariais (Gestão de PME)A globalização, como processo de interação e integração entre as pessoas, empresas e governos de diferentes nações, introduziu mudanças culturais e sociais e económicas na competitividade das nações, bem como na gestão das empresas, o que as obrigou a ter maiores preocupações em relação às questões sociais e ambientais bem como a terem presentes a necessidade de se internacionalizarem, pelo que a responsabilidade social pode ser vista como um fator que potencia a competetividade das empresas. A revisão da literatura permitiu verificar o trabalho desenvolvido relativamente à evolução do conceito de responsabilidade social empresarial, dos modelos de responsabilidade social empresarial, bem com o trabalho desenvolvido ao nível das Barreiras e Fatores motivacionais que interagem como a empresa quando a mesma internacionalizar - se implementa em simultâneo um processo de Responsabilidade Social Empresarial. O trabalho de revisão da literatura levou à definição do modelo de investigação. De forma a testar o modelo de investigação definido foi elaborado um questionário à Empresa Autoneum Portugal, Lda. Os resultados obtidos levaram a concluir que a adoção de uma estratégia de Responsabilidade Social Empresarial, por parte da empresa não é entendida pela Gestão como um fator estrategicamente relevante, que pode permitir à empresa adquirir vantagens competitivas.Globalization is a process of interaction and integration among the people, companies and governments of different nations. The globalization induced cultural and social changes, influenced economic competitiveness of nations and companies management compelling them to have greater concerns about social and environmental issues. This process forced companies to have a bigger concern on internalization and on Corporate Social Responsibility (CRS). This last issue might be seen as a factor which may potentiate the companies „competitiveness. The literature review has shown the evolution of corporate social responsibility models, and acknowledged barriers and drivers which interacted inside companies when the CRS process is implemented. The literature review led to the definition of the research model. In order to test the identified model, we designed a survey applied in the Company Autoneum Portugal, Lda in order to test sensibility of the managers for the Corporate Social Responsibility practice. The results led us to the conclusion that the implementation of a CSR on the company strategy is not perceived by management as a strategically important factor, which may allow the company to gain competitive advantages.Escola Superior de Ciências EmpresariaisSardinha, Boguslawa Maria BarszczakRepositório ComumCatraio, Luis Manuel da Silva2013-04-26T17:22:35Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/4000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:49:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/4000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:29.548300Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A responsabilidade social corporativa numa empresa internacional: estudo de caso Autoneum Portugal, Lda.
title A responsabilidade social corporativa numa empresa internacional: estudo de caso Autoneum Portugal, Lda.
spellingShingle A responsabilidade social corporativa numa empresa internacional: estudo de caso Autoneum Portugal, Lda.
Catraio, Luis Manuel da Silva
Responsabilidade social empresarial
Práticas de responsabilidade social
Barreiras
Fatores motivadores da responsabilidade social
Stakeholders
Corporate Social Responsibility
Social responsibility practices
Barriers
Drivers of social responsibility
title_short A responsabilidade social corporativa numa empresa internacional: estudo de caso Autoneum Portugal, Lda.
title_full A responsabilidade social corporativa numa empresa internacional: estudo de caso Autoneum Portugal, Lda.
title_fullStr A responsabilidade social corporativa numa empresa internacional: estudo de caso Autoneum Portugal, Lda.
title_full_unstemmed A responsabilidade social corporativa numa empresa internacional: estudo de caso Autoneum Portugal, Lda.
title_sort A responsabilidade social corporativa numa empresa internacional: estudo de caso Autoneum Portugal, Lda.
author Catraio, Luis Manuel da Silva
author_facet Catraio, Luis Manuel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Boguslawa Maria Barszczak
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Catraio, Luis Manuel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social empresarial
Práticas de responsabilidade social
Barreiras
Fatores motivadores da responsabilidade social
Stakeholders
Corporate Social Responsibility
Social responsibility practices
Barriers
Drivers of social responsibility
topic Responsabilidade social empresarial
Práticas de responsabilidade social
Barreiras
Fatores motivadores da responsabilidade social
Stakeholders
Corporate Social Responsibility
Social responsibility practices
Barriers
Drivers of social responsibility
description Dissertação de Mestrado em Ciências Empresariais (Gestão de PME)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-04-26T17:22:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/4000
url http://hdl.handle.net/10400.26/4000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Ciências Empresariais
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Ciências Empresariais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135305266102272