Alfabetização de idosos e adultos ou leitura e escrita?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.3005
Resumo: Apresento a análise de um processo de escolarização e letramento com idosos e adultos no Núcleo de Estudos da Terceira Idade/UFSC, no período de 2007 a 2011, em parceria com a rede municipal de ensino. Discuto o direito à garantia de profissionais habilitados na educação de idosos e adultos, condições adequadas, tanto na estrutura física como de materiais didáticos. Mediante um estudo a partir de perspectivas sociológicas e antropológicas dos processos educativos escolares em particular, neste texto analiso alguns elementos referentes ao curso, intitulado "Leitura e escrita", e também sobre os sujeitos que o frequentam e o debate sobre letramento de idosos e adultos. Como contribuições teóricas ao estudo foram fundamentais os trabalhos de Charlot (2000), Louro (1997), Menezes (2005), Soares (2000), Paiva (1997) e Sartori (2010). Como principais resultados relaciono um conjunto de elementos marcados pelas categorias gênero, questão geracional e necessidades financeiras de um grupo de sujeitos em busca de espaços de direitos e de inserção social. Palavras-chave Educação de idosos e adultos; Processos educativos; Direitos; Gênero
id RCAP_5369a1c5edd94ca3bea3d26277cb3feb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3005
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alfabetização de idosos e adultos ou leitura e escrita?ALPHABÉTISATION DE PERSONNES AGÉES ET D’ADULTES OU LECTURE ET ÉCRITURE?Alfabetização de idosos e adultos ou leitura e escrita?ArtigosApresento a análise de um processo de escolarização e letramento com idosos e adultos no Núcleo de Estudos da Terceira Idade/UFSC, no período de 2007 a 2011, em parceria com a rede municipal de ensino. Discuto o direito à garantia de profissionais habilitados na educação de idosos e adultos, condições adequadas, tanto na estrutura física como de materiais didáticos. Mediante um estudo a partir de perspectivas sociológicas e antropológicas dos processos educativos escolares em particular, neste texto analiso alguns elementos referentes ao curso, intitulado "Leitura e escrita", e também sobre os sujeitos que o frequentam e o debate sobre letramento de idosos e adultos. Como contribuições teóricas ao estudo foram fundamentais os trabalhos de Charlot (2000), Louro (1997), Menezes (2005), Soares (2000), Paiva (1997) e Sartori (2010). Como principais resultados relaciono um conjunto de elementos marcados pelas categorias gênero, questão geracional e necessidades financeiras de um grupo de sujeitos em busca de espaços de direitos e de inserção social. Palavras-chave Educação de idosos e adultos; Processos educativos; Direitos; GêneroThis paper presents an analysis of elderly and adults’ literacy education at Núcleo de Estudos da Terceira Idade/UFSC (Elderly People Study Research Group/UFSC), between 2007 and 2010, undertaken in partnership with Florianopolis County Education Department. I discuss the right of elderly people and adults to competent professionals in schooling, appropriate study conditions and didactic materials, as well as adequate structural facilities. Starting with a study on the sociological and anthropological aspects of the educational processes at school, in this text I analyze some elements of the literacy course, and I also inquire people involved in it. As theoretical contributions that were fundamental to this study I must highlight the works of Charlot (2000), Louro (1997), Menezes (2005), Soares (2000), Paiva (1997) and Sartori (2010). As main results I stress a set of elements marked by gender categories, generation issues and the economic needs of a group of people searching for space and the right to social inclusion. Keywords Elderly and adults’ schooling; Educational processes; Rights; GenderJe vous présente l’analyse d’un processus de scolarité de personnes agées et d’adultes au Núcleo de Estudos da Terceira Idade/UFSC (Centre d’Etudes du Troisième Age/UFSC), de 2007 à 2010, en partenariat avec le reseau d’enseignement de la municipalité. J’étudie le droit à la présence obligatoire de professionnels certifiés à l’enseignement de personnes agées et d’adultes, et aussi le droit aux conditions adéquates de la structure physique et des matériels didactiques.L’étude des perspectives sociologiques et anthropologiques des processus éducatifs, surtout scolaires, est à la base de l’analyse, dans ce texte, de quelques éléments relatifs au cours “Lecture et écriture”, et aussi de l’analyse de l'alphabétisation et quelques caractéristiques des sujets qui le fréquentent. Les travaux de Charlot (2000), Louro (1997), Menezes (2005), Soares (2000), Paiva (1997) et Sartori (2010) ont été fondamentaux pour la base théorique. Les principaux résultats constituent un ensemble d’éléments dont font partie les catégories de genre, d’âge et de besoins financiers d’un groupe de personnes à la recherche d’espaces de droits et d’insertion sociale. Mots-clé Enseignement de personnes agées et d’adultes; Processus éducatifs; Droits; GenreInstituto de Educação - Universidade do Minho2012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3005por2183-04520871-9187Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:07Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:27.122259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização de idosos e adultos ou leitura e escrita?
ALPHABÉTISATION DE PERSONNES AGÉES ET D’ADULTES OU LECTURE ET ÉCRITURE?
Alfabetização de idosos e adultos ou leitura e escrita?
title Alfabetização de idosos e adultos ou leitura e escrita?
spellingShingle Alfabetização de idosos e adultos ou leitura e escrita?
Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
Artigos
title_short Alfabetização de idosos e adultos ou leitura e escrita?
title_full Alfabetização de idosos e adultos ou leitura e escrita?
title_fullStr Alfabetização de idosos e adultos ou leitura e escrita?
title_full_unstemmed Alfabetização de idosos e adultos ou leitura e escrita?
title_sort Alfabetização de idosos e adultos ou leitura e escrita?
author Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
author_facet Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Apresento a análise de um processo de escolarização e letramento com idosos e adultos no Núcleo de Estudos da Terceira Idade/UFSC, no período de 2007 a 2011, em parceria com a rede municipal de ensino. Discuto o direito à garantia de profissionais habilitados na educação de idosos e adultos, condições adequadas, tanto na estrutura física como de materiais didáticos. Mediante um estudo a partir de perspectivas sociológicas e antropológicas dos processos educativos escolares em particular, neste texto analiso alguns elementos referentes ao curso, intitulado "Leitura e escrita", e também sobre os sujeitos que o frequentam e o debate sobre letramento de idosos e adultos. Como contribuições teóricas ao estudo foram fundamentais os trabalhos de Charlot (2000), Louro (1997), Menezes (2005), Soares (2000), Paiva (1997) e Sartori (2010). Como principais resultados relaciono um conjunto de elementos marcados pelas categorias gênero, questão geracional e necessidades financeiras de um grupo de sujeitos em busca de espaços de direitos e de inserção social. Palavras-chave Educação de idosos e adultos; Processos educativos; Direitos; Gênero
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.3005
url https://doi.org/10.21814/rpe.3005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130219664113664