DIY. Uma nova estratégia de design de produto virada para o "faça você mesmo". Fundamentos, aplicabilidade e consequências num futuro social sustentável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/3302 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Design de Produto |
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DIY. Uma nova estratégia de design de produto virada para o "faça você mesmo". Fundamentos, aplicabilidade e consequências num futuro social sustentávelDIY (DO it YourselfAmbienteSustentabilidadeRe-DesignFabricação digitalEnvironmentalSustainabilityDigital FabricationTese de Mestrado em Design de ProdutoO nível de consumo que praticamos hoje tem-se revelado totalmente desmesurado perante aquelas que são as nossas necessidades reais como humanos. Hoje consumimos mais do que realmente necessitamos. Esta febre de consumo tem por base a necessidade de suportar o nosso modelo económico. O design de produto tem vindo a fazer parte integrante deste modelo, valorizando os objectos como ícones de desejo ao invés de resposta a uma necessidade. Com isto os objectos tornam-se impessoais, deixa de existir a individualidade para passar a existir o objecto generalista. O utilizador passa a ser o produto do objecto que consome. A economia e indústria globalizada promovem o desaparecimento de tradições e artefactos regionais sendo estes substituídos pelos símbolos de uma cultura ocidental globalizante. O resultado deste consumo desmesurado é um desequilíbrio na actuação entre aqueles que são considerados os três pilares para um desenvolvimento sustentável: Ambiente, sociedade e economia. Pretende-se com esta investigação contribuir para a redução do consumo e por consequência destes desequilíbrios promovendo acima de tudo a revitalização das culturas e economias locais. Propõe-se então que os consumidores possam ser produtores das suas soluções para os seus problemas específicos, habilitando-o do conhecimento necessário para a resolução desses problemas. O movimento DIY - Do It Yourself - tem ganho grande preponderância nos últimos anos e é em torno dele que se desenvolverá este trabalho. de eventos de forma a obtermos um resultado que é ditado pela nossa experiência de vida. O utilizador é conhecedor, mais que ninguém, das suas reais necessidades. Dando-lhe acesso ao conhecimento e tecnologia disponíveis, a sua capacidade de autoprodução será realçada e a sua ligação emocional aos objectos enaltecida pois os produtos que construir responderão de forma concreta aquelas que são as suas necessidades reais. Espera-se com esta investigação conseguir provar que um processo de design que promove a autoprodução de objectos do dia-a-dia pode contribuir para a redução do consumo desmesurado a que assistimos hoje assim como a um desenvolvimento sustentável que tenha por base aquelas que são as reais necessidades das pessoas.The level of consumption that we practice today has proved to be totally unreasonable towards those who are our real needs as humans. Today we consume more than we need. This fever of consumption is the base of our economic system. The product design has become an integral part of this model, valuing the objects as icons of desire rather than a response to need. The objects become impersonal; the individuality ceases to exist, giving place to the generalist object. The user becomes a product of the object that he consumes. The globalized economy and industry promotes the disappearance of regional traditions and artifacts being these replaced by the symbols of the globalizing western culture. The result of this unmeasured consumption is an unbalanced actuation between those who are considered the three pillars of a sustainable development: Environment, Society and Economy. With this investigation we pretend to contribute for the reduction of the consumption, and, as a consequence, for these disequilibrium’s, promoting above all the revitalization of local cultures and economies. We propose that the consumers could be the builders of their own solutions for their own specific problems, enabling them of the necessary knowledge for the resolution of those problems. The DIY - Do It Yourself - movement has been gaining some relevance in the last few years and is around it that this work will be developed. We are all designers. We all organize ourselves in a logic sequence of events in a way to obtain a result that is dictated by our life experience. The user knows, more than anyone else, which are his real necessities. Giving him access to the available knowledge and technologies, his capacity of self-production will be enhanced has his emotional connection to the object as this will be developed according to his real necessities. The hope is that with this investigation we can prove that a process of design that promotes the self-production of the everyday objects can contribute for the reduction of the unmeasured consumption that we assist today as so for a sustainable development that has the real necessities of the people as fundaments.Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de ArquitecturaCouceiro, Mauro CostaRepositório da Universidade de LisboaNunes, Rui Filipe Vieira da Cruz2011-05-25T10:11:10Z2010-122010-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3302porNUNES, Rui Filipe Vieira da Cruz - DIY. Uma nova estratégia de design de produto virada para o "faça você mesmo". Fundamentos, aplicabilidade e consequências num futuro social sustentável. Lisboa : Lisboa, FAUTL, 2010 Tese de Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:26Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:51:11.391840Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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