The role of film tourism in the promotion of tourist destinations: from middle earth to ABBA, a comparative analysis of LOTR and Mamma Mia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24630 |
Resumo: | O turismo cinematográfico é um sector próspero e bem sucedido na indústria das viagens. Este fenómeno é alimentado pelo interesse dos turistas por locais conhecidos de filmes e programas de televisão. Por conseguinte, explorámos o papel fundamental que o turismo cinematográfico desempenha na promoção de destinos em todo o mundo e analisámos também a forma como as indústrias do turismo e do cinema têm uma ligação benéfica que se transformou numa ferramenta de marketing eficaz que molda as impressões dos viajantes e influencia a sua escolha de locais. Foram utilizadas fontes secundárias nesta dissertação para oferecer contexto, análise e interpretações que contribuem para uma maior compreensão do tema. Assim, foram utilizados livros como Sue Beeton's Film-Induced Tourism, bem como artigos de jornal, artigos académicos, recursos online e revisões de literatura. Todas estas fontes ajudaram nos a compreender este conceito invulgar, que nos fez compreender todo o seu potencial para muitos casos diferentes. Assim, prevê-se que o turismo cinematográfico continue a ser uma influência poderosa na indústria turística, à medida que as indústrias cinematográfica e televisiva continuam a moldar a nossa paisagem cultural. O sucesso desta atividade depende de estratégias de marketing de destino eficazes e, por extensão, de estratégias de desenvolvimento sustentável. Os filmes com paisagens deslumbrantes, locais famosos e contextos culturais dinâmicos são óptimos instrumentos de marketing. Consequentemente, esta exposição gera uma oportunidade turística considerável para o público, na medida em que desperta o seu interesse. De um modo geral, a integração de estratégias de desenvolvimento sustentável nas campanhas de marketing de destinos para o turismo cinematográfico resultará provavelmente num equilíbrio favorável entre a promoção do destino e a preservação da viabilidade a longo prazo. Para além de promover o bem-estar geral das comunidades, garantirá a preservação do encanto e da genuinidade dos destinos que atraíram os turistas. |
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The role of film tourism in the promotion of tourist destinations: from middle earth to ABBA, a comparative analysis of LOTR and Mamma MiaFilm tourismDestination promotionDevelopment and markting strategiesTurismo cinematograficoPromoção de destinoDesenvolvimento e estratégias de marketingGestãoO turismo cinematográfico é um sector próspero e bem sucedido na indústria das viagens. Este fenómeno é alimentado pelo interesse dos turistas por locais conhecidos de filmes e programas de televisão. Por conseguinte, explorámos o papel fundamental que o turismo cinematográfico desempenha na promoção de destinos em todo o mundo e analisámos também a forma como as indústrias do turismo e do cinema têm uma ligação benéfica que se transformou numa ferramenta de marketing eficaz que molda as impressões dos viajantes e influencia a sua escolha de locais. Foram utilizadas fontes secundárias nesta dissertação para oferecer contexto, análise e interpretações que contribuem para uma maior compreensão do tema. Assim, foram utilizados livros como Sue Beeton's Film-Induced Tourism, bem como artigos de jornal, artigos académicos, recursos online e revisões de literatura. Todas estas fontes ajudaram nos a compreender este conceito invulgar, que nos fez compreender todo o seu potencial para muitos casos diferentes. Assim, prevê-se que o turismo cinematográfico continue a ser uma influência poderosa na indústria turística, à medida que as indústrias cinematográfica e televisiva continuam a moldar a nossa paisagem cultural. O sucesso desta atividade depende de estratégias de marketing de destino eficazes e, por extensão, de estratégias de desenvolvimento sustentável. Os filmes com paisagens deslumbrantes, locais famosos e contextos culturais dinâmicos são óptimos instrumentos de marketing. Consequentemente, esta exposição gera uma oportunidade turística considerável para o público, na medida em que desperta o seu interesse. De um modo geral, a integração de estratégias de desenvolvimento sustentável nas campanhas de marketing de destinos para o turismo cinematográfico resultará provavelmente num equilíbrio favorável entre a promoção do destino e a preservação da viabilidade a longo prazo. Para além de promover o bem-estar geral das comunidades, garantirá a preservação do encanto e da genuinidade dos destinos que atraíram os turistas.Film tourism is a thriving and successful sector within the travel industry. This phenomenon is fueled by tourists' interest with known locales from films and television shows. Therefore we explore the critical role that film tourism plays in promoting destinations across the globe, also we looked at how tourism and film industries utually have an beneficial connection that developed into an effective marketing tool that shapes travellers impressions and influences their choice of locations. Secondary sources were used into this dissertation to offer context, analysis, and interpretations that contribute to a greater comprehension of the topic. Thus, it was utilised books such as Sue Beeton's Film-Induced Tourism, as well as Journal Articles, scholarly articles, online resources and literature reviews. All of these sources helped us understood this uncommon concept realizing its full potential for many different cases. Like that, film tourism is anticipated to continue to be a powerful influence in the tourist industry as the film and television industries continue to shape our cultural landscape. The success of this activty depends on effective destination marketing strategies and, by extension, sustainable development strategies. Films with stunning landscapes, famous locations, and lively cultural contexts make great marketing tools. As a result, this exposure generates a considerable tourism opportunity for audiences in that it raises their interest. Overall the integration of sustainable development strategies into destination marketing campaigns for film tourism will likely result in a favourable balance between destination promotion and long-term viability preservation. In addition to promoting the general well being of communities, it will guarantee the preservation of the charm and genuineness of destinations that first drew tourists.Cerqueira, Carina Raquel OliveiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCunha, Ana Sofia Moreira da2024-01-23T09:53:55Z2023-11-222023-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24630TID:203476760enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:49:41Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:48.512686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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