Web Design: reflexões sobre o novo veículo de conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Emília Dias da
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15725
Resumo: A sobrevivência social, cultural e material da espécie humana resulta da acumulação e da utilização do conhecimento. Sendo este um elemento imprescindível à formação da personalidade e ao fortalecimento da unidade do grupo, cedo se desenvolveu no Homem a capacidade de produzir instrumentos que lhe permitiram registar esse conhecimento com o objectivo de o comunicar a outros. Para tal serviu-se de vários processos, desde a utilização de instrumentos rudimentares como o sílex ou o chopper, passando pelo registo mecânico, até à recente tecnologia digital, de que destacamos, nesta comunicação, as redes de computadores que constituem a internet. Tal como nos meios que antecederam o digital, e que com ele coexistem, posto que nenhum meio elimina os anteriores, o design desempenha um papel determinante no processo de tornar o conhecimento comum. A presente comunicação procede a uma reflexão em torno do design e analisa os elementos morfológicos do design e a sua organizam em novos modelos de comunicação. Pretende-se ainda determinar de que modo o novo suporte de comunicação, a internet, caracterizado pela interactividade, pela tridimensionalidade, pelo movimento, pela sonoplastia, entre outros, proporciona o aparecimento de uma nova forma de expressão do design e de que forma potencia a comunicação visual, determinante do desenvolvimento da sociedade.
id RCAP_538e2ab99fca955cb084f1baec6704e2
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/15725
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Web Design: reflexões sobre o novo veículo de conhecimentoA sobrevivência social, cultural e material da espécie humana resulta da acumulação e da utilização do conhecimento. Sendo este um elemento imprescindível à formação da personalidade e ao fortalecimento da unidade do grupo, cedo se desenvolveu no Homem a capacidade de produzir instrumentos que lhe permitiram registar esse conhecimento com o objectivo de o comunicar a outros. Para tal serviu-se de vários processos, desde a utilização de instrumentos rudimentares como o sílex ou o chopper, passando pelo registo mecânico, até à recente tecnologia digital, de que destacamos, nesta comunicação, as redes de computadores que constituem a internet. Tal como nos meios que antecederam o digital, e que com ele coexistem, posto que nenhum meio elimina os anteriores, o design desempenha um papel determinante no processo de tornar o conhecimento comum. A presente comunicação procede a uma reflexão em torno do design e analisa os elementos morfológicos do design e a sua organizam em novos modelos de comunicação. Pretende-se ainda determinar de que modo o novo suporte de comunicação, a internet, caracterizado pela interactividade, pela tridimensionalidade, pelo movimento, pela sonoplastia, entre outros, proporciona o aparecimento de uma nova forma de expressão do design e de que forma potencia a comunicação visual, determinante do desenvolvimento da sociedade.Universidade de Aveiro2005-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15725https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15725SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 119-128SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 119-128SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 119-128reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15725https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15725/10963Costa, Emília Dias dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-20T14:53:53Zoai:proa.ua.pt:article/15725Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:57.818081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Web Design: reflexões sobre o novo veículo de conhecimento
title Web Design: reflexões sobre o novo veículo de conhecimento
spellingShingle Web Design: reflexões sobre o novo veículo de conhecimento
Costa, Emília Dias da
title_short Web Design: reflexões sobre o novo veículo de conhecimento
title_full Web Design: reflexões sobre o novo veículo de conhecimento
title_fullStr Web Design: reflexões sobre o novo veículo de conhecimento
title_full_unstemmed Web Design: reflexões sobre o novo veículo de conhecimento
title_sort Web Design: reflexões sobre o novo veículo de conhecimento
author Costa, Emília Dias da
author_facet Costa, Emília Dias da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Emília Dias da
description A sobrevivência social, cultural e material da espécie humana resulta da acumulação e da utilização do conhecimento. Sendo este um elemento imprescindível à formação da personalidade e ao fortalecimento da unidade do grupo, cedo se desenvolveu no Homem a capacidade de produzir instrumentos que lhe permitiram registar esse conhecimento com o objectivo de o comunicar a outros. Para tal serviu-se de vários processos, desde a utilização de instrumentos rudimentares como o sílex ou o chopper, passando pelo registo mecânico, até à recente tecnologia digital, de que destacamos, nesta comunicação, as redes de computadores que constituem a internet. Tal como nos meios que antecederam o digital, e que com ele coexistem, posto que nenhum meio elimina os anteriores, o design desempenha um papel determinante no processo de tornar o conhecimento comum. A presente comunicação procede a uma reflexão em torno do design e analisa os elementos morfológicos do design e a sua organizam em novos modelos de comunicação. Pretende-se ainda determinar de que modo o novo suporte de comunicação, a internet, caracterizado pela interactividade, pela tridimensionalidade, pelo movimento, pela sonoplastia, entre outros, proporciona o aparecimento de uma nova forma de expressão do design e de que forma potencia a comunicação visual, determinante do desenvolvimento da sociedade.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15725
https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15725
url https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15725
https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15725/10963
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 119-128
SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 119-128
SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 119-128
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131678117986304