Fernando Távora : tradição e modernidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/2763 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014 |
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Fernando Távora : tradição e modernidadeArquitectura portuguesa - Século 20Távora, Fernando, 1923-2005 - Crítica e interpretaçãoDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014Exame público realizado em 17 de Dezembro de 2014Na presente dissertação abordamos momentos particulares do percurso de Fernando Távora, enquanto elemento fundamental na arquitectura portuguesa da segunda metade do século XX, com o objectivo de melhor compreender os intrínsecos alicerces da arquitectura. O percurso de Fernando Távora foi aqui dividido em três momentos: em “O Problema da Casa Portuguesa”, como primeiro “manifesto” arquitectónico, ainda que de carácter teórico, Távora assinala a importância do estudo das nossas condições e circunstâncias, da nossa arquitectura passada e popular e da articulação entre os valores tradicionais e os modernos; o segundo momento, “Da ODAM ao Team 10”, a par da ruptura moderna nos anos 50, marca a passagem de uma inicial atitude modernista para uma arquitectura que articula os diferentes valores, correlacionando, a partir deste momento, o seu posicionamento teórico e prático; o terceiro e último momento, “O Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa”, constitui-se como confirmação prática do que afirmara em 1945, sobre o necessário estudo do nosso país e da nossa arquitectura. Nas “Referências Arquitectónicas” apresentadas distinguem-se duas atitudes: no Pavilhão de Ténis da Quinta da Conceição, em Matosinhos (1956-1960), Távora articula os valores da tradição construtiva portuguesa e os valores das referências modernas internacionais; por outro lado, a Casa da Quinta da Cavada, em Guimarães (1989-1990), e a Casa dos 24, no Porto (1995-2003), representam, na fase madura de Távora, o alicerçar da Arquitectura na Terra e no Homem, na procura da intemporalidade.2017-02-07T14:43:23Z2017-02-072017-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/2763http://hdl.handle.net/11067/2763TID:201607077porCunha, David Alexandre dos Santos, 1989-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:48:00Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:56.758638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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