A estrutura conceptual da contabilidade em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luís Lima
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1179
Resumo: No presente trabalho, resultado da investigação posterior à comunicação apresentada na Thirteenth Asian-Pacific Conference on International Accounting Issues em Outubro de 2001, o autor pretende apresentar o ponto da situação relativamente ao processo de normalização contabilística sectorial em Portugal. Começa por abordar as primeiras tentativas de normalização e, de seguida, expõe as duas versões do plano oficial de contabilidade; é o que precede a exposição acerca do processo de normalização contabilística sectorial, na qual é explicado o trabalho dos cinco principais organismos envolvidos: o BP, a CNC, a CNC da Administração Pública, a CMVM e o ISP. Apresenta a perspectiva de normalização contabilística em função das IAS e esboça uma estrutura conceptual para a contabilidade em Portugal, na qual aponta os utilizadores da informação contabilística, os objectivos da informação contabilística, as características da informação contabilística, os princípios contabilísticos, os elementos das demonstrações contabilísticas, o reconhecimento dos elementos das demonstrações contabilísticas, a valorimetria dos elementos das demonstrações contabilísticas e os conceitos de capital e de manutenção de capital. Apresenta conclusões de entre as quais destaca o facto de termos conceptuais, não bastar saber preparar a informação contabilística; o desafio maior, consiste na identificação do tipo de informação a preparar, em função dos utilizadores e das suas necessidades (tarefa das organizações de profissionais de contabilidade e dos investigadores); esta interpretação justifica a divergência entre a imagem adequada e a “imagem fiel e verdadeira”.
id RCAP_53a476240cfd0327f953f9ba838d8a2c
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1179
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A estrutura conceptual da contabilidade em PortugalEstrutura conceptualNormalizaçãoSectorialNo presente trabalho, resultado da investigação posterior à comunicação apresentada na Thirteenth Asian-Pacific Conference on International Accounting Issues em Outubro de 2001, o autor pretende apresentar o ponto da situação relativamente ao processo de normalização contabilística sectorial em Portugal. Começa por abordar as primeiras tentativas de normalização e, de seguida, expõe as duas versões do plano oficial de contabilidade; é o que precede a exposição acerca do processo de normalização contabilística sectorial, na qual é explicado o trabalho dos cinco principais organismos envolvidos: o BP, a CNC, a CNC da Administração Pública, a CMVM e o ISP. Apresenta a perspectiva de normalização contabilística em função das IAS e esboça uma estrutura conceptual para a contabilidade em Portugal, na qual aponta os utilizadores da informação contabilística, os objectivos da informação contabilística, as características da informação contabilística, os princípios contabilísticos, os elementos das demonstrações contabilísticas, o reconhecimento dos elementos das demonstrações contabilísticas, a valorimetria dos elementos das demonstrações contabilísticas e os conceitos de capital e de manutenção de capital. Apresenta conclusões de entre as quais destaca o facto de termos conceptuais, não bastar saber preparar a informação contabilística; o desafio maior, consiste na identificação do tipo de informação a preparar, em função dos utilizadores e das suas necessidades (tarefa das organizações de profissionais de contabilidade e dos investigadores); esta interpretação justifica a divergência entre a imagem adequada e a “imagem fiel e verdadeira”.IC-OnlineSantos, Luís Lima2014-12-12T16:36:55Z20022002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1179porSantos, LL. «A estrutura conceptual da contabilidade em Portugal», in IX Congresso Internacional de Contabilidade: A dinâmica do mundo e da contabilidade. Atas e CD multimédia. Instituto Superior de Contabilidade e Administração, do Instituto Politécnico do Porto. Porto, novembro de 2002, p. 58.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T18:09:53Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T18:09:53Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A estrutura conceptual da contabilidade em Portugal
title A estrutura conceptual da contabilidade em Portugal
spellingShingle A estrutura conceptual da contabilidade em Portugal
Santos, Luís Lima
Estrutura conceptual
Normalização
Sectorial
title_short A estrutura conceptual da contabilidade em Portugal
title_full A estrutura conceptual da contabilidade em Portugal
title_fullStr A estrutura conceptual da contabilidade em Portugal
title_full_unstemmed A estrutura conceptual da contabilidade em Portugal
title_sort A estrutura conceptual da contabilidade em Portugal
author Santos, Luís Lima
author_facet Santos, Luís Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luís Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Estrutura conceptual
Normalização
Sectorial
topic Estrutura conceptual
Normalização
Sectorial
description No presente trabalho, resultado da investigação posterior à comunicação apresentada na Thirteenth Asian-Pacific Conference on International Accounting Issues em Outubro de 2001, o autor pretende apresentar o ponto da situação relativamente ao processo de normalização contabilística sectorial em Portugal. Começa por abordar as primeiras tentativas de normalização e, de seguida, expõe as duas versões do plano oficial de contabilidade; é o que precede a exposição acerca do processo de normalização contabilística sectorial, na qual é explicado o trabalho dos cinco principais organismos envolvidos: o BP, a CNC, a CNC da Administração Pública, a CMVM e o ISP. Apresenta a perspectiva de normalização contabilística em função das IAS e esboça uma estrutura conceptual para a contabilidade em Portugal, na qual aponta os utilizadores da informação contabilística, os objectivos da informação contabilística, as características da informação contabilística, os princípios contabilísticos, os elementos das demonstrações contabilísticas, o reconhecimento dos elementos das demonstrações contabilísticas, a valorimetria dos elementos das demonstrações contabilísticas e os conceitos de capital e de manutenção de capital. Apresenta conclusões de entre as quais destaca o facto de termos conceptuais, não bastar saber preparar a informação contabilística; o desafio maior, consiste na identificação do tipo de informação a preparar, em função dos utilizadores e das suas necessidades (tarefa das organizações de profissionais de contabilidade e dos investigadores); esta interpretação justifica a divergência entre a imagem adequada e a “imagem fiel e verdadeira”.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-01-01T00:00:00Z
2014-12-12T16:36:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1179
url http://hdl.handle.net/10400.8/1179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, LL. «A estrutura conceptual da contabilidade em Portugal», in IX Congresso Internacional de Contabilidade: A dinâmica do mundo e da contabilidade. Atas e CD multimédia. Instituto Superior de Contabilidade e Administração, do Instituto Politécnico do Porto. Porto, novembro de 2002, p. 58.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817547225368100864