Implementação de sistemas de melhoria contínua e acompanhamento de obras na indústria vidreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Luís Miguel Carregado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18847
Resumo: Para a conclusão do Mestrado em Engenharia Mecânica, na área de especialização em Equipamentos e Sistemas Mecânicos no Instituto Superior de Engenharia o segundo ano de estudo corresponde à realização de uma dissertação de um projeto ou de um estágio numa empresa. Sendo um mundo cada vez mais competitivo, por vezes a experiência é mais importante que propriamente o grau e o tipo de qualificações. Assim, o aluno optou por um estágio curricular para se integrar de uma melhor forma no mercado de trabalho e para obter alguma experiência profissional antes da conclusão do curso. Este estágio decorreu na empresa Verallia Portugal, empresa vocacionada para a produção de vidro de embalagem. O relatório contém todas as principais atividades em que o aluno participou durante o período do estágio. O presente relatório relata a experiência profissional adquirida pelo aluno no decorrer de 9 meses de estágio. A primeira fase do estágio incidiu na execução de um projeto de redução de avarias, através do sistema melhoria contínua Major Kaizen. Os principais objetivos deste projeto foram reduzir o número de incidências de avarias num conjunto de electroválvulas e um atuador mecânico pneumático; melhorar os riscos de segurança dos colaboradores na resolução das avarias; e melhorar o tempo de reparação das mesmas. A segunda fase do estágio incidiu sobre o acompanhamento de uma obra parcial a um dos fornos de fusão de vidro. A obra durou cerca de dois meses, mas o primeiro mês de estágio incidiu na fase final da preparação da obra. A terceira fase do estágio correspondeu à implementação de um sistema de sustentabilidade, isto é, melhoria continua. Foi nesta fase que o tempo restante do estágio foi aplicado. O aluno participou no “Projeto Fiabilidade” que tem como missão reduzir as avarias com perdas de produção, avarias sem perda de produção e otimizar a manutenção.
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