Relatório final de estágio : feedback pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/21313 |
Resumo: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra |
id |
RCAP_53d53bc2046b974b02608763e75f895e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/21313 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio : feedback pedagógicoEnsino da educação físicaEstágio pedagógicoFormação de professoresRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraEsta etapa atravessada, denominada de Estágio Pedagógico, caracteriza-se por um período de formação curricular, onde é permitido ao Professor Estagiário, de forma orientada, exercer e cumprir com todas as funções inerentes ao cargo de pedagogo. Nesta fase, é esperado que o Professor Estagiário aplique todos os conhecimentos adquiridos até então, sendo desta forma também, um momento que promoverá inúmeras aprendizagens. O presente documento pretende por um lado descrever de forma aprofundada as actividades que foram desenvolvidas ao longo do ano lectivo em contexto real de ensino, e por outro lado, reflectir sobre as aprendizagens realizadas. O estabelecimento de objectivos iniciais de formação, a planificação do trabalho desenvolvido, a definição de estratégias, a avaliação de todo o processo respeitaram uma estrutura metodológica que visou, não só, a formação profissional, como também, o sucesso na condução do processo de ensinoaprendizagem e sobretudo, o sucesso na aprendizagem dos alunos, através do alcance dos objectivos propostos para o desenvolvimento das suas capacidades. Através desta reflexão é possível seleccionar aquilo que será proveitoso ou reajustar o necessário em outras realidades de ensino-aprendizagem ao longo do percurso profissional. A formação pessoal e profissional oferecida pela realização do estágio pedagógico, constituiu uma oportunidade e uma etapa marcante, tanto a nível académico como a nível de uma futura carreira docente. As aprendizagens realizadas e os conhecimentos adquiridos favoreceram a condução do processo de ensino-aprendizagem e a evolução no desempenho de um cargo de liderança, necessariamente presente na função do professor.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/21313http://hdl.handle.net/10316/21313porBranco, Hugo Emanuel de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:26:33Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/21313Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:04.122802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio : feedback pedagógico |
title |
Relatório final de estágio : feedback pedagógico |
spellingShingle |
Relatório final de estágio : feedback pedagógico Branco, Hugo Emanuel de Carvalho Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores |
title_short |
Relatório final de estágio : feedback pedagógico |
title_full |
Relatório final de estágio : feedback pedagógico |
title_fullStr |
Relatório final de estágio : feedback pedagógico |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio : feedback pedagógico |
title_sort |
Relatório final de estágio : feedback pedagógico |
author |
Branco, Hugo Emanuel de Carvalho |
author_facet |
Branco, Hugo Emanuel de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Hugo Emanuel de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores |
topic |
Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores |
description |
Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/21313 http://hdl.handle.net/10316/21313 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/21313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133662091935744 |