A escrita de casos em Problem Based Learning: uma experiência no ensino de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria José
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Vilaça, Simão, Martins, Cristina Araújo, Augusto, Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37156
Resumo: Introdução: Problem-Based Learning (PBL) é uma estratégia de ensino-aprendizagem ativa. A aprendizagem é motivada pela resolução de problemas. Estes surgem da análise e discussão em grupo de um caso elaborado pelo professor. Este artigo é o resultado de uma experiência de escrita de casos por ocasião da utilização do PBL. Objetivos: registo da experiencia de escrita de casos de modo a que possa ser útil a futuras práticas pedagógicas similares. Metodologia: é descrito o processo de escrita de casos a par de uma breve análise dos aspetos que facilitaram a sua utilização. Resultados: pensamos que a escrita de casos na metodologia PBL é uma prática pedagógica que melhor responde às necessidades de formação em enfermagem. Conclusão: a escrita de casos em PBL foi mais um desafio na implementação desta metodologia, superado sobretudo pelo trabalho desenvolvido em equipa de docentes.
id RCAP_53ebb7fffd04d3f6155efd17c59842f5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37156
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escrita de casos em Problem Based Learning: uma experiência no ensino de enfermagemLa escritura de casos en Problem Based Learning: una experiencia en la enseñanza de la enfermeiraCase presentation in Problem Based Learning: an experience in nursing learningEscrita de casosProblem-Based LearningEnsino de enfermagemEscritura de casosEnseñanza de la enfermeríaCase presentation writingNursing learningCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Médicas::Outras Ciências MédicasIntrodução: Problem-Based Learning (PBL) é uma estratégia de ensino-aprendizagem ativa. A aprendizagem é motivada pela resolução de problemas. Estes surgem da análise e discussão em grupo de um caso elaborado pelo professor. Este artigo é o resultado de uma experiência de escrita de casos por ocasião da utilização do PBL. Objetivos: registo da experiencia de escrita de casos de modo a que possa ser útil a futuras práticas pedagógicas similares. Metodologia: é descrito o processo de escrita de casos a par de uma breve análise dos aspetos que facilitaram a sua utilização. Resultados: pensamos que a escrita de casos na metodologia PBL é uma prática pedagógica que melhor responde às necessidades de formação em enfermagem. Conclusão: a escrita de casos em PBL foi mais um desafio na implementação desta metodologia, superado sobretudo pelo trabalho desenvolvido em equipa de docentes.Introducción: el Problem Based Learning (PBL) es una estrategia de enseñanza activa. El aprendizaje es motivado por la resolución de problemas que surgen del análisis y discusión en grupo de un caso propuesto por el profesor. Este artículo es el resultado de una experiencia de escritura de casos a través del uso del PBL. Objetivos: registro de la experiencia de la escritura de casos de forma que pueda ser útil para futuras prácticas pedagógicas similares. Metodología: se describe el proceso de la escritura de casos así como un breve análisis de los aspectos que facilitaron su utilización. Resultados: los autores consideran que la escritura de casos en la metodología PBL es la práctica pedagógica que mejor responde a las necesidades de formación en enfermería. Conclusión: la escritura de casos en PBL es un desafío en la implementación de esta metodología, superado, sobre todo, por el trabajo llevado a cabo por el equipo docente.Purpose: problem Based Learning (PBL) is a strategy for active learning. Learning is promoted through problem solving based on analysis and group discussion on a case presented by the teacher. The present article is based on the experience of cases presentation writing by using PBL. Objectives: to report the experience in writing case presentations in a way that can be useful for similar future teaching practices. Methods: the process for writing case presentation is described, together with a short analysis of the features that help to facilitate its use. Results: the authors suggest that writing case presentation for PBL method is the teaching practice most suitable for teaching needs in nursing. Conclusion: writing case presentation for PBL was a real challenge to implement such a method, and was mainly overcame through the work of the whole teaching team.Asociación Latinoamericana de Escuelas y Facultades de Enfermería (ALADEFE)Universidade do MinhoSilva, Maria JoséVilaça, SimãoMartins, Cristina AraújoAugusto, Cláudia20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37156por2174-6915info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:58.378967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escrita de casos em Problem Based Learning: uma experiência no ensino de enfermagem
La escritura de casos en Problem Based Learning: una experiencia en la enseñanza de la enfermeira
Case presentation in Problem Based Learning: an experience in nursing learning
title A escrita de casos em Problem Based Learning: uma experiência no ensino de enfermagem
spellingShingle A escrita de casos em Problem Based Learning: uma experiência no ensino de enfermagem
Silva, Maria José
Escrita de casos
Problem-Based Learning
Ensino de enfermagem
Escritura de casos
Enseñanza de la enfermería
Case presentation writing
Nursing learning
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
title_short A escrita de casos em Problem Based Learning: uma experiência no ensino de enfermagem
title_full A escrita de casos em Problem Based Learning: uma experiência no ensino de enfermagem
title_fullStr A escrita de casos em Problem Based Learning: uma experiência no ensino de enfermagem
title_full_unstemmed A escrita de casos em Problem Based Learning: uma experiência no ensino de enfermagem
title_sort A escrita de casos em Problem Based Learning: uma experiência no ensino de enfermagem
author Silva, Maria José
author_facet Silva, Maria José
Vilaça, Simão
Martins, Cristina Araújo
Augusto, Cláudia
author_role author
author2 Vilaça, Simão
Martins, Cristina Araújo
Augusto, Cláudia
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria José
Vilaça, Simão
Martins, Cristina Araújo
Augusto, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita de casos
Problem-Based Learning
Ensino de enfermagem
Escritura de casos
Enseñanza de la enfermería
Case presentation writing
Nursing learning
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
topic Escrita de casos
Problem-Based Learning
Ensino de enfermagem
Escritura de casos
Enseñanza de la enfermería
Case presentation writing
Nursing learning
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
description Introdução: Problem-Based Learning (PBL) é uma estratégia de ensino-aprendizagem ativa. A aprendizagem é motivada pela resolução de problemas. Estes surgem da análise e discussão em grupo de um caso elaborado pelo professor. Este artigo é o resultado de uma experiência de escrita de casos por ocasião da utilização do PBL. Objetivos: registo da experiencia de escrita de casos de modo a que possa ser útil a futuras práticas pedagógicas similares. Metodologia: é descrito o processo de escrita de casos a par de uma breve análise dos aspetos que facilitaram a sua utilização. Resultados: pensamos que a escrita de casos na metodologia PBL é uma prática pedagógica que melhor responde às necessidades de formação em enfermagem. Conclusão: a escrita de casos em PBL foi mais um desafio na implementação desta metodologia, superado sobretudo pelo trabalho desenvolvido em equipa de docentes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/37156
url http://hdl.handle.net/1822/37156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2174-6915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Asociación Latinoamericana de Escuelas y Facultades de Enfermería (ALADEFE)
publisher.none.fl_str_mv Asociación Latinoamericana de Escuelas y Facultades de Enfermería (ALADEFE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133123689054208