A escrita de casos em Problem Based Learning: uma experiência no ensino de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/37156 |
Resumo: | Introdução: Problem-Based Learning (PBL) é uma estratégia de ensino-aprendizagem ativa. A aprendizagem é motivada pela resolução de problemas. Estes surgem da análise e discussão em grupo de um caso elaborado pelo professor. Este artigo é o resultado de uma experiência de escrita de casos por ocasião da utilização do PBL. Objetivos: registo da experiencia de escrita de casos de modo a que possa ser útil a futuras práticas pedagógicas similares. Metodologia: é descrito o processo de escrita de casos a par de uma breve análise dos aspetos que facilitaram a sua utilização. Resultados: pensamos que a escrita de casos na metodologia PBL é uma prática pedagógica que melhor responde às necessidades de formação em enfermagem. Conclusão: a escrita de casos em PBL foi mais um desafio na implementação desta metodologia, superado sobretudo pelo trabalho desenvolvido em equipa de docentes. |
id |
RCAP_53ebb7fffd04d3f6155efd17c59842f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37156 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A escrita de casos em Problem Based Learning: uma experiência no ensino de enfermagemLa escritura de casos en Problem Based Learning: una experiencia en la enseñanza de la enfermeiraCase presentation in Problem Based Learning: an experience in nursing learningEscrita de casosProblem-Based LearningEnsino de enfermagemEscritura de casosEnseñanza de la enfermeríaCase presentation writingNursing learningCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Médicas::Outras Ciências MédicasIntrodução: Problem-Based Learning (PBL) é uma estratégia de ensino-aprendizagem ativa. A aprendizagem é motivada pela resolução de problemas. Estes surgem da análise e discussão em grupo de um caso elaborado pelo professor. Este artigo é o resultado de uma experiência de escrita de casos por ocasião da utilização do PBL. Objetivos: registo da experiencia de escrita de casos de modo a que possa ser útil a futuras práticas pedagógicas similares. Metodologia: é descrito o processo de escrita de casos a par de uma breve análise dos aspetos que facilitaram a sua utilização. Resultados: pensamos que a escrita de casos na metodologia PBL é uma prática pedagógica que melhor responde às necessidades de formação em enfermagem. Conclusão: a escrita de casos em PBL foi mais um desafio na implementação desta metodologia, superado sobretudo pelo trabalho desenvolvido em equipa de docentes.Introducción: el Problem Based Learning (PBL) es una estrategia de enseñanza activa. El aprendizaje es motivado por la resolución de problemas que surgen del análisis y discusión en grupo de un caso propuesto por el profesor. Este artículo es el resultado de una experiencia de escritura de casos a través del uso del PBL. Objetivos: registro de la experiencia de la escritura de casos de forma que pueda ser útil para futuras prácticas pedagógicas similares. Metodología: se describe el proceso de la escritura de casos así como un breve análisis de los aspectos que facilitaron su utilización. Resultados: los autores consideran que la escritura de casos en la metodología PBL es la práctica pedagógica que mejor responde a las necesidades de formación en enfermería. Conclusión: la escritura de casos en PBL es un desafío en la implementación de esta metodología, superado, sobre todo, por el trabajo llevado a cabo por el equipo docente.Purpose: problem Based Learning (PBL) is a strategy for active learning. Learning is promoted through problem solving based on analysis and group discussion on a case presented by the teacher. The present article is based on the experience of cases presentation writing by using PBL. Objectives: to report the experience in writing case presentations in a way that can be useful for similar future teaching practices. Methods: the process for writing case presentation is described, together with a short analysis of the features that help to facilitate its use. Results: the authors suggest that writing case presentation for PBL method is the teaching practice most suitable for teaching needs in nursing. Conclusion: writing case presentation for PBL was a real challenge to implement such a method, and was mainly overcame through the work of the whole teaching team.Asociación Latinoamericana de Escuelas y Facultades de Enfermería (ALADEFE)Universidade do MinhoSilva, Maria JoséVilaça, SimãoMartins, Cristina AraújoAugusto, Cláudia20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37156por2174-6915info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:58.378967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escrita de casos em Problem Based Learning: uma experiência no ensino de enfermagem La escritura de casos en Problem Based Learning: una experiencia en la enseñanza de la enfermeira Case presentation in Problem Based Learning: an experience in nursing learning |
title |
A escrita de casos em Problem Based Learning: uma experiência no ensino de enfermagem |
spellingShingle |
A escrita de casos em Problem Based Learning: uma experiência no ensino de enfermagem Silva, Maria José Escrita de casos Problem-Based Learning Ensino de enfermagem Escritura de casos Enseñanza de la enfermería Case presentation writing Nursing learning Ciências Sociais::Ciências da Educação Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas |
title_short |
A escrita de casos em Problem Based Learning: uma experiência no ensino de enfermagem |
title_full |
A escrita de casos em Problem Based Learning: uma experiência no ensino de enfermagem |
title_fullStr |
A escrita de casos em Problem Based Learning: uma experiência no ensino de enfermagem |
title_full_unstemmed |
A escrita de casos em Problem Based Learning: uma experiência no ensino de enfermagem |
title_sort |
A escrita de casos em Problem Based Learning: uma experiência no ensino de enfermagem |
author |
Silva, Maria José |
author_facet |
Silva, Maria José Vilaça, Simão Martins, Cristina Araújo Augusto, Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Vilaça, Simão Martins, Cristina Araújo Augusto, Cláudia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria José Vilaça, Simão Martins, Cristina Araújo Augusto, Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita de casos Problem-Based Learning Ensino de enfermagem Escritura de casos Enseñanza de la enfermería Case presentation writing Nursing learning Ciências Sociais::Ciências da Educação Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas |
topic |
Escrita de casos Problem-Based Learning Ensino de enfermagem Escritura de casos Enseñanza de la enfermería Case presentation writing Nursing learning Ciências Sociais::Ciências da Educação Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas |
description |
Introdução: Problem-Based Learning (PBL) é uma estratégia de ensino-aprendizagem ativa. A aprendizagem é motivada pela resolução de problemas. Estes surgem da análise e discussão em grupo de um caso elaborado pelo professor. Este artigo é o resultado de uma experiência de escrita de casos por ocasião da utilização do PBL. Objetivos: registo da experiencia de escrita de casos de modo a que possa ser útil a futuras práticas pedagógicas similares. Metodologia: é descrito o processo de escrita de casos a par de uma breve análise dos aspetos que facilitaram a sua utilização. Resultados: pensamos que a escrita de casos na metodologia PBL é uma prática pedagógica que melhor responde às necessidades de formação em enfermagem. Conclusão: a escrita de casos em PBL foi mais um desafio na implementação desta metodologia, superado sobretudo pelo trabalho desenvolvido em equipa de docentes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/37156 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/37156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2174-6915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Asociación Latinoamericana de Escuelas y Facultades de Enfermería (ALADEFE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Asociación Latinoamericana de Escuelas y Facultades de Enfermería (ALADEFE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133123689054208 |