Internet das coisas: impacto da IoT nas estratégias publicitárias de meios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9539 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
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Internet das coisas: impacto da IoT nas estratégias publicitárias de meiosPublicidadeInternetInternet das coisasInovações tecnológicasPlaneamento de meiosInternet of Things (IoT)AdvertisingInternet of thingsTechnological innovationsMedia planningDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.A Internet das Coisas é apontada como a nova revolução tecnológica, dentro do processo inovador da internet, que representa não só o futuro da computação e da comunicação, como também uma inovação de grande impacto no comportamento humano. A ideia de que cada vez mais o mundo físico e o mundo digital se tornem um só, conectados através de dispositivos que comunicam uns com os outros, transforma o comportamento humano e os hábitos de consumo e de meios publicitários Este trabalho apresenta a Internet das Coisas como uma nova revolução na publicidade e em especial em meios e busca discutir os impactos que o planeamento de meios passará com a evolução e massificação da tecnologia. Neste sentido, examinamos a evolução da internet até a chegada da Internet das Coisas, a sua relação com a publicidade, assim como as especificidades do mercado de planeamento de meios. Para isso, foi realizado um estudo de caráter qualitativo composto por uma amostra de especialistas da área de meios em diferentes países e diferentes cargos com o intuito de analisar o contexto atual e futuro da profissão e impacto da Internet das Coisas. Os resultados obtidos comprovam indicações teóricas e demostram que a Internet das Coisas sofrerá impactos relacionados com segmentação de dados e experiência do consumidor. Os resultados ainda sugerem que a tecnologia já está presente na rotina destes profissionais e alterando premissas diariamente. Com a massificação da tecnologia, ela também pode alterar o formato de trabalho do planeamento de meios e a criação de novas ferramentas para otimização em real time.ABSTRACT: The Internet of Things is regarded as the new technological revolution, within the innovative process of the internet, which represents not only the future of computing and communication, but also a innovation with great impact on human behavior. The idea that more and more the physical world and the digital world become one, connected through devices that communicate with one another, transforms human behavior and consumption habits and advertising. This work presents the Internet of Things as a new revolution in advertising and especially in media and seeks to discuss the impacts that media planning will go through with the evolution and massification of technology. In this sense, we examine the evolution of the Internet until the arrival of the Internet of Things, its relationship with advertising, as well as the specificities of the media planning market. For this, a qualitative study was carried out, composed of a sample of experts from the field of media in different countries and different positions with the purpose of analyzing the current and future context of the profession and impact of the Internet of Things. The results obtained prove theoretical indications and demonstrate that the Internet of Things will suffer impacts related to data segmentation and consumer experience. The results still suggest that technology is already present in the routine of these professionals and changing premises daily. With the massification of technology, it can also change the working format of media planning and the creation of new tools for real-time optimization.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMiranda, Sandra Marisa LopesRCIPLRodrigues, Daniela Dalcin2019-02-20T11:31:28Z2018-12-062018-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9539TID:202056503porRodrigues, D.D. (2018). Internet das coisas: impacto da IoT nas estratégias publicitárias de meios. Dissertação de mestrado. IPL, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:19Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:05.703498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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