RCO-4 PERFIL DE CUIDADOR E IMPACTO NO PERCURSO ACADÉMICO DOS ESTUDANTES MIM-UALG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Margarido, Marta
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nzwalo, Hipólito, Afonso, Ricardo, Nunes, Sofia, Marreiros, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25751/rspa.27426
Resumo: Introdução: As habilidades não cognitivas têm vindo a destacar-se na admissão de candidatos ao curso de medicina e a ser cada vez mais estudadas em contexto académico. Estas são avaliadas por escolas médicas, através de mini-entrevistas múltiplas (MMI), que permitem selecionar os atributos pessoais necessários para um profissional de saúde competente.1 Academicamente, a personalidade de estudantes de medicina tem vindo a ganhar importância e são utilizadas várias ferramentas para o estudo da mesma. O CUIDA é um questionário que pretende analisar a capacidade de um indivíduo prestar cuidados e atenção adequados, permitindo a seleção de pessoas para perfis cuidadores.2 Um dos perfis ideais de estudante de medicina é o perfil de cuidador, em que é dada primazia à relação com o paciente e à contribuição para o seu cuidado.3 Objetivos: Este trabalho teve como objetivo principal determinar o perfil de cuidador predominante nos estudantes MIM-UAlg. Materiais e Métodos: Foram incluídos 103 alunos, aos quais foi aplicado o questionário CUIDA, com uma taxa de resposta de cerca de 63%. A interpretação dos resultados do CUIDA teve por base os resultados padronizados, apresentados em estaninos, comparando-se o desempenho do sujeito com o desempenho médio de uma amostra normativa de referência. Como dimensões consideraram-se cuidado responsável, cuidado afetivo e sensibilidade aos outros. Relativamente à admissão no MIM selecionaram-se os domínios avaliados nas MMI: responsabilidade, ética/julgamento moral, comunicação, gestão, resolução de problemas, autoconsciência, trabalho em equipa e resolução de conflitos e, no desempenho académico as notas de Objective Structured Clinical Examinations. O coeficiente de correlação de Spearman foi utilizado para apurar correlações entre as dimensões do CUIDA, domínios das MMI e scores da performance académica. Através da análise K-Means Cluster, foram constituídos grupos de estudantes, com o intuito de identificar possíveis perfis de cuidadores e, em contexto multivariado, aplicou-se a metodologia Chi-square Automatic Interaction Detector. Resultados e Discussão: Obtiveram-se perfis com base nas pontuações obtidas nas dimensões do CUIDA: o perfil A teve pontuações altas nos três tipos de cuidado (>8), o perfil B pontuações baixas (<5) e, o perfil C, pontuações médias. Nos domínios das MMI, a autoconsciência é a única variável que apresenta diferenças estatisticamente significativas entre os grupos (p=0,024) e, neste caso, o perfil A destaca-se do B (p-value=0,042) e do C (p-value=0,013). Relativamente ao desempenho académico, os resultados obtidos diferenciaram os perfis em três ramos: o perfil A que tem melhores notas (>15,90), o C com notas entre 12,64 e 15,90 e, o B com as notas mais baixas (<12,64). Conclusão: Em suma, conclui-se que existem três perfis de cuidadores no MIM, sendo que um deles destaca-se pela elevada capacidade de prestar cuidado, no domínio da autoconsciência e na performance académica.
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