A influência do mindfulness na criatividade e no bem-estar no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mónica Filipa Fernandes da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5111
Resumo: Conhecer a prática do mindfulness e os seus benefícios é essencial para compreender e promover o bem-estar e a criatividade no sistema educativo. Desta forma, o objetivo principal deste estudo é conhecer e compreender se as práticas de mindfulness têm influência na criatividade e no bem-estar da comunidade educativa do ensino superior. A amostra desta investigação é aleatória e constituída por 295 elementos da comunidade educativa do ensino superior, incluindo funcionários, alunos e docentes. Os instrumentos de medida a utilizados foram a Escala da Personalidade criativa EPC (versão reduzida da (EPC), aferido para a população portuguesa; a Escala de Bem-estar Experiencial (The Wellbeing Experience Scale – WES); Escala Cognitiva e Afetiva de Mindfulness - Revista (Cognitive and Affective Mindfulness Scale-Revised - CAMS-R) e um questionário sociodemográfico. No presente estudo não foram encontradas diferenças de género, sendo que na revisão da literatura não há consenso. Relativamente à idade também não foram encontradas diferenças significativas. Deste modo, os principais resultados apontam que o mindfulness influencia positivamente o bem-estar e a criatividade da comunidade do ensino superior.
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