A influência do mindfulness na criatividade e no bem-estar no ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/5111 |
Resumo: | Conhecer a prática do mindfulness e os seus benefícios é essencial para compreender e promover o bem-estar e a criatividade no sistema educativo. Desta forma, o objetivo principal deste estudo é conhecer e compreender se as práticas de mindfulness têm influência na criatividade e no bem-estar da comunidade educativa do ensino superior. A amostra desta investigação é aleatória e constituída por 295 elementos da comunidade educativa do ensino superior, incluindo funcionários, alunos e docentes. Os instrumentos de medida a utilizados foram a Escala da Personalidade criativa EPC (versão reduzida da (EPC), aferido para a população portuguesa; a Escala de Bem-estar Experiencial (The Wellbeing Experience Scale – WES); Escala Cognitiva e Afetiva de Mindfulness - Revista (Cognitive and Affective Mindfulness Scale-Revised - CAMS-R) e um questionário sociodemográfico. No presente estudo não foram encontradas diferenças de género, sendo que na revisão da literatura não há consenso. Relativamente à idade também não foram encontradas diferenças significativas. Deste modo, os principais resultados apontam que o mindfulness influencia positivamente o bem-estar e a criatividade da comunidade do ensino superior. |
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A influência do mindfulness na criatividade e no bem-estar no ensino superiorMindfulnessCriatividadeBem-estarEducaçãoEnsino superiorCreativityWelbeingEducationUniversity educationPsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoConhecer a prática do mindfulness e os seus benefícios é essencial para compreender e promover o bem-estar e a criatividade no sistema educativo. Desta forma, o objetivo principal deste estudo é conhecer e compreender se as práticas de mindfulness têm influência na criatividade e no bem-estar da comunidade educativa do ensino superior. A amostra desta investigação é aleatória e constituída por 295 elementos da comunidade educativa do ensino superior, incluindo funcionários, alunos e docentes. Os instrumentos de medida a utilizados foram a Escala da Personalidade criativa EPC (versão reduzida da (EPC), aferido para a população portuguesa; a Escala de Bem-estar Experiencial (The Wellbeing Experience Scale – WES); Escala Cognitiva e Afetiva de Mindfulness - Revista (Cognitive and Affective Mindfulness Scale-Revised - CAMS-R) e um questionário sociodemográfico. No presente estudo não foram encontradas diferenças de género, sendo que na revisão da literatura não há consenso. Relativamente à idade também não foram encontradas diferenças significativas. Deste modo, os principais resultados apontam que o mindfulness influencia positivamente o bem-estar e a criatividade da comunidade do ensino superior.Knowing the practice of mindfulness and its benefits is essential to understand and promote well-being and creativity in the education field. The main objective of this study is to know and understand whether mindfulness practices influence the creativity and well-being of the higher education educational community. The sample of this investigation is constituted randomly from a sample of 295 elements of the educational community of higher education, including employees, students and professors. The measurement instruments used were the EPC Creative Personality Instrument (reduced version of the EPC, measured for the Portuguese population); Wellbeing Instrument (The Wellbeing Experience Scale – WES); Mindfulness Cognitive and Affective Scale - Revista (Cognitive and Affective Mindfulness Scale-Revised - CAMS-R) and a sociodemographic questionnaire. In the present study, they were not gender heterogeneous, and in the literature review there is no consensus. Regarding age, there were also no significant ethnic differences. Thus, the main results indicate that mindfulness positively influences the well-being and creativity of the higher education community.Garcês, Soraia FernandesDigitUMaSilva, Mónica Filipa Fernandes da2023-03-27T10:50:24Z2023-02-242023-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5111TID:203253922porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-02T05:44:27Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5111Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:25.959610Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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