Identidade sexual e questões de género na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/4777 |
Resumo: | O presente trabalho diz respeito ao Relatório Final de estágio, realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S), do 3º semestre do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (C.E.B.), ministrado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda. Descrevo e reflito criticamente em relação ao processo da Prática de Ensino Supervisionada do estágio que decorreu no Agrupamento de Escolas de Gouveia, especificamente, no Jardim de Infância de Moimenta da Beira. Ao longo do estágio apercebi-me que as crianças tipificam brinquedos, tarefas, profissões sentimentos e comportamentos de acordo com o género masculino e ou feminino. Existem também preferências de género, na escolha dos amigos. Estas situações fizeram-me refletir e sentir que era de extrema importância tentar perceber de que forma e em que circunstâncias têm origem. A infância é determinante na construção da identidade sexual e identidade de género. Os dois conceitos estão relacionados, mas não são a mesma coisa. O sexo biológico define a identidade sexual. A identificação social e cultural com o masculino ou feminino, constrói a identidade de género. Assim, após investigar questões relacionadas com as temáticas de Identidade Sexual e Questões de Género na Infância e através de uma metodologia de observação participante, construção de grelhas de observação e entrevistas semi estruturadas, apresentamos uma proposta educativa para a Igualdade de Género na pré-escola, baseada no conhecimento das crenças das crianças a este respeito, na consequente identificação de estereótipos de género e na apresentação de sugestões práticas e atividades visando, a sua desconstrução. |
id |
RCAP_541c503dbf0982b630eb6d7152422c81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/4777 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Identidade sexual e questões de género na infânciaInfânciaIdentidade SexualQuestões de GéneroCrençasO presente trabalho diz respeito ao Relatório Final de estágio, realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S), do 3º semestre do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (C.E.B.), ministrado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda. Descrevo e reflito criticamente em relação ao processo da Prática de Ensino Supervisionada do estágio que decorreu no Agrupamento de Escolas de Gouveia, especificamente, no Jardim de Infância de Moimenta da Beira. Ao longo do estágio apercebi-me que as crianças tipificam brinquedos, tarefas, profissões sentimentos e comportamentos de acordo com o género masculino e ou feminino. Existem também preferências de género, na escolha dos amigos. Estas situações fizeram-me refletir e sentir que era de extrema importância tentar perceber de que forma e em que circunstâncias têm origem. A infância é determinante na construção da identidade sexual e identidade de género. Os dois conceitos estão relacionados, mas não são a mesma coisa. O sexo biológico define a identidade sexual. A identificação social e cultural com o masculino ou feminino, constrói a identidade de género. Assim, após investigar questões relacionadas com as temáticas de Identidade Sexual e Questões de Género na Infância e através de uma metodologia de observação participante, construção de grelhas de observação e entrevistas semi estruturadas, apresentamos uma proposta educativa para a Igualdade de Género na pré-escola, baseada no conhecimento das crenças das crianças a este respeito, na consequente identificação de estereótipos de género e na apresentação de sugestões práticas e atividades visando, a sua desconstrução.Instituto Politécnico da Guarda2019-05-09T16:45:11Z2019-05-092019-04-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/4777http://hdl.handle.net/10314/4777TID:202242862porPereira, Nuno M Minfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:58:54Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/4777Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:42.106610Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade sexual e questões de género na infância |
title |
Identidade sexual e questões de género na infância |
spellingShingle |
Identidade sexual e questões de género na infância Pereira, Nuno M M Infância Identidade Sexual Questões de Género Crenças |
title_short |
Identidade sexual e questões de género na infância |
title_full |
Identidade sexual e questões de género na infância |
title_fullStr |
Identidade sexual e questões de género na infância |
title_full_unstemmed |
Identidade sexual e questões de género na infância |
title_sort |
Identidade sexual e questões de género na infância |
author |
Pereira, Nuno M M |
author_facet |
Pereira, Nuno M M |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Nuno M M |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Identidade Sexual Questões de Género Crenças |
topic |
Infância Identidade Sexual Questões de Género Crenças |
description |
O presente trabalho diz respeito ao Relatório Final de estágio, realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S), do 3º semestre do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (C.E.B.), ministrado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda. Descrevo e reflito criticamente em relação ao processo da Prática de Ensino Supervisionada do estágio que decorreu no Agrupamento de Escolas de Gouveia, especificamente, no Jardim de Infância de Moimenta da Beira. Ao longo do estágio apercebi-me que as crianças tipificam brinquedos, tarefas, profissões sentimentos e comportamentos de acordo com o género masculino e ou feminino. Existem também preferências de género, na escolha dos amigos. Estas situações fizeram-me refletir e sentir que era de extrema importância tentar perceber de que forma e em que circunstâncias têm origem. A infância é determinante na construção da identidade sexual e identidade de género. Os dois conceitos estão relacionados, mas não são a mesma coisa. O sexo biológico define a identidade sexual. A identificação social e cultural com o masculino ou feminino, constrói a identidade de género. Assim, após investigar questões relacionadas com as temáticas de Identidade Sexual e Questões de Género na Infância e através de uma metodologia de observação participante, construção de grelhas de observação e entrevistas semi estruturadas, apresentamos uma proposta educativa para a Igualdade de Género na pré-escola, baseada no conhecimento das crenças das crianças a este respeito, na consequente identificação de estereótipos de género e na apresentação de sugestões práticas e atividades visando, a sua desconstrução. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-09T16:45:11Z 2019-05-09 2019-04-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/4777 http://hdl.handle.net/10314/4777 TID:202242862 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/4777 |
identifier_str_mv |
TID:202242862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136931910516736 |