Vinculação aos pares, autoestima e bullying: um estudo em adolescentes do 3º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Denise de Almeida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7383
Resumo: A vinculação aos pares tem vindo a ser evidenciada na literatura como fator protetor face ao envolvimento em comportamentos de bullying. Sendo o ambiente escolar um contexto privilegiado de estabelecimento de vínculos fora do seio familiar é também nele que os adolescentes se envolvem em comportamentos de violência escolar. Adolescentes cujos sentimentos de confiança e segurança são escassos nas relações com os outros significativos assumem por vezes uma atitude negativa face ao ambiente escolar, manifestando dificuldades de ajustamento capazes de o conduzir à prática de comportamentos disruptivos no seio do mesmo. O presente estudo procura testar o efeito preditor da vinculação aos pares nos diversos comportamentos de bullying, assim como, testar o papel moderar do sexo na associação anterior. A amostra foi constituída por 351 indivíduos de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos de idade Para a recolha de dados recorreu-se a um questionário sociodemográfico, ao Inventory of Parent and Peer Attachment e ao Questionário de Exclusão Social e Violência Escolar. Os resultados apontam para a existência de um efeito preditivo da vinculação aos pares nos comportamentos de vitimização, não se verificando um efeito moderador do sexo nesta associação. Os resultados serão discutidos à luz da teoria da vinculação, considerando a relevância da vinculação aos pares enquanto fator protetor para comportamentos desadaptativos na adolescência.
id RCAP_542a7230362e8fc3d017b8a1e97e59c0
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7383
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vinculação aos pares, autoestima e bullying: um estudo em adolescentes do 3º cicloVinculaçãoBullyingGéneroAdolescênciaA vinculação aos pares tem vindo a ser evidenciada na literatura como fator protetor face ao envolvimento em comportamentos de bullying. Sendo o ambiente escolar um contexto privilegiado de estabelecimento de vínculos fora do seio familiar é também nele que os adolescentes se envolvem em comportamentos de violência escolar. Adolescentes cujos sentimentos de confiança e segurança são escassos nas relações com os outros significativos assumem por vezes uma atitude negativa face ao ambiente escolar, manifestando dificuldades de ajustamento capazes de o conduzir à prática de comportamentos disruptivos no seio do mesmo. O presente estudo procura testar o efeito preditor da vinculação aos pares nos diversos comportamentos de bullying, assim como, testar o papel moderar do sexo na associação anterior. A amostra foi constituída por 351 indivíduos de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos de idade Para a recolha de dados recorreu-se a um questionário sociodemográfico, ao Inventory of Parent and Peer Attachment e ao Questionário de Exclusão Social e Violência Escolar. Os resultados apontam para a existência de um efeito preditivo da vinculação aos pares nos comportamentos de vitimização, não se verificando um efeito moderador do sexo nesta associação. Os resultados serão discutidos à luz da teoria da vinculação, considerando a relevância da vinculação aos pares enquanto fator protetor para comportamentos desadaptativos na adolescência.Peer attachment has been seen as a protecting factor against bullying behavior. The school environment is the preferential context to establish bonding outside the familiar context so it is in the school environment that the adolescent gets involved in school violence. Adolescents whose trust and security issues are enormous and whose relations may face some negative upcoming towards the school environment which may manifest in adjustment difficulties that may end up with disruptive behavior towards this school environment. The present study tries to test the predictor effect of peer attachment on different bullying conduct, as well as testing the mediating role of gender on the same association. The sample consists in 351 individuals of both genders, with ages between 12 and 17. The data collection was managed by a sociodemographic questionnaire, the Inventory of Parent and Peer Attachment, the Social Exclusion and School Violence Questionnaire and the Rosenberg’s Self-Esteem Scale. The results show the existence of a peer attachment predictive effect on victimization but no existence of a moderator effect of gender in this association. The results will be discussed and analyzed as the attachment theory, in order to understand the importance of peer attachment as a protecting factor of maladaptive behavior during adolescence.2017-03-03T14:47:06Z2017-03-03T00:00:00Z2017-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7383TID:201979101porDias, Denise de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:27:19Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:04.496147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vinculação aos pares, autoestima e bullying: um estudo em adolescentes do 3º ciclo
title Vinculação aos pares, autoestima e bullying: um estudo em adolescentes do 3º ciclo
spellingShingle Vinculação aos pares, autoestima e bullying: um estudo em adolescentes do 3º ciclo
Dias, Denise de Almeida
Vinculação
Bullying
Género
Adolescência
title_short Vinculação aos pares, autoestima e bullying: um estudo em adolescentes do 3º ciclo
title_full Vinculação aos pares, autoestima e bullying: um estudo em adolescentes do 3º ciclo
title_fullStr Vinculação aos pares, autoestima e bullying: um estudo em adolescentes do 3º ciclo
title_full_unstemmed Vinculação aos pares, autoestima e bullying: um estudo em adolescentes do 3º ciclo
title_sort Vinculação aos pares, autoestima e bullying: um estudo em adolescentes do 3º ciclo
author Dias, Denise de Almeida
author_facet Dias, Denise de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Denise de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Vinculação
Bullying
Género
Adolescência
topic Vinculação
Bullying
Género
Adolescência
description A vinculação aos pares tem vindo a ser evidenciada na literatura como fator protetor face ao envolvimento em comportamentos de bullying. Sendo o ambiente escolar um contexto privilegiado de estabelecimento de vínculos fora do seio familiar é também nele que os adolescentes se envolvem em comportamentos de violência escolar. Adolescentes cujos sentimentos de confiança e segurança são escassos nas relações com os outros significativos assumem por vezes uma atitude negativa face ao ambiente escolar, manifestando dificuldades de ajustamento capazes de o conduzir à prática de comportamentos disruptivos no seio do mesmo. O presente estudo procura testar o efeito preditor da vinculação aos pares nos diversos comportamentos de bullying, assim como, testar o papel moderar do sexo na associação anterior. A amostra foi constituída por 351 indivíduos de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos de idade Para a recolha de dados recorreu-se a um questionário sociodemográfico, ao Inventory of Parent and Peer Attachment e ao Questionário de Exclusão Social e Violência Escolar. Os resultados apontam para a existência de um efeito preditivo da vinculação aos pares nos comportamentos de vitimização, não se verificando um efeito moderador do sexo nesta associação. Os resultados serão discutidos à luz da teoria da vinculação, considerando a relevância da vinculação aos pares enquanto fator protetor para comportamentos desadaptativos na adolescência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-03T14:47:06Z
2017-03-03T00:00:00Z
2017-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7383
TID:201979101
url http://hdl.handle.net/10348/7383
identifier_str_mv TID:201979101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137084537044992