Vinculação aos pares, autoestima e bullying: um estudo em adolescentes do 3º ciclo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7383 |
Resumo: | A vinculação aos pares tem vindo a ser evidenciada na literatura como fator protetor face ao envolvimento em comportamentos de bullying. Sendo o ambiente escolar um contexto privilegiado de estabelecimento de vínculos fora do seio familiar é também nele que os adolescentes se envolvem em comportamentos de violência escolar. Adolescentes cujos sentimentos de confiança e segurança são escassos nas relações com os outros significativos assumem por vezes uma atitude negativa face ao ambiente escolar, manifestando dificuldades de ajustamento capazes de o conduzir à prática de comportamentos disruptivos no seio do mesmo. O presente estudo procura testar o efeito preditor da vinculação aos pares nos diversos comportamentos de bullying, assim como, testar o papel moderar do sexo na associação anterior. A amostra foi constituída por 351 indivíduos de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos de idade Para a recolha de dados recorreu-se a um questionário sociodemográfico, ao Inventory of Parent and Peer Attachment e ao Questionário de Exclusão Social e Violência Escolar. Os resultados apontam para a existência de um efeito preditivo da vinculação aos pares nos comportamentos de vitimização, não se verificando um efeito moderador do sexo nesta associação. Os resultados serão discutidos à luz da teoria da vinculação, considerando a relevância da vinculação aos pares enquanto fator protetor para comportamentos desadaptativos na adolescência. |
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