A intervenção com as famílias no acolhimento residencial : perceção do impacto de um programa de formação para os profissionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/29997 |
Resumo: | A necessidade de articulação com as famílias, o papel crítico dos profissionais na relação com estas e a responsabilidade nas decisões de proteção e promoção, salientam a pertinência do desenvolvimento de programas de formação que capacitem os profissionais sociais. Estes programas permitem a promoção de competências e de conhecimentos na área do acolhimento residencial, que podem resultar em elementos úteis à prática profissional e à identificação de boas práticas (Sá, Grilo & Trigo, 2008; SOS Children’s Villages, 2009). O objetivo deste estudo passa por avaliar a perceção de impacto do Programa de Formação Acolhimento de Crianças em Risco: Promoção de Competências no Trabalho com as Famílias, que visou promover competências no trabalho de profissionais sociais com as famílias. Foi realizado um Focus Group que contou com oito participantes, profissionais de instituições de acolhimento e utilizada a metodologia qualitativa. Os resultados destacaram transformações em diferentes níveis, no que toca à relação com as famílias, abordando o nível reflexivo, o nível de mudança que necessita de ser alterada e as mudanças operacionalizadas. São também abordados os obstáculos e facilitadores para a operacionalização dessa mudança, as transformações ao nível do papel do profissional e a satisfação com o programa de formação. |
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A intervenção com as famílias no acolhimento residencial : perceção do impacto de um programa de formação para os profissionaisAcolhimento residencialProfissionais sociaisFamíliasPerceção de impactoFoster careSocial workersFamiliesImpact perceptionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA necessidade de articulação com as famílias, o papel crítico dos profissionais na relação com estas e a responsabilidade nas decisões de proteção e promoção, salientam a pertinência do desenvolvimento de programas de formação que capacitem os profissionais sociais. Estes programas permitem a promoção de competências e de conhecimentos na área do acolhimento residencial, que podem resultar em elementos úteis à prática profissional e à identificação de boas práticas (Sá, Grilo & Trigo, 2008; SOS Children’s Villages, 2009). O objetivo deste estudo passa por avaliar a perceção de impacto do Programa de Formação Acolhimento de Crianças em Risco: Promoção de Competências no Trabalho com as Famílias, que visou promover competências no trabalho de profissionais sociais com as famílias. Foi realizado um Focus Group que contou com oito participantes, profissionais de instituições de acolhimento e utilizada a metodologia qualitativa. Os resultados destacaram transformações em diferentes níveis, no que toca à relação com as famílias, abordando o nível reflexivo, o nível de mudança que necessita de ser alterada e as mudanças operacionalizadas. São também abordados os obstáculos e facilitadores para a operacionalização dessa mudança, as transformações ao nível do papel do profissional e a satisfação com o programa de formação.The need for a balanced relationship with the families, the critical role of professionals in relation to them, and the responsibility in protection and promotion decisions, emphasise the importance of developing training programs that empower social workers. Therefore, these programs allow for the improvement of skills and knowledge in the area of residential care, that can be useful elements for professional practices as well as valuable tools to identify good methods (Sá, Grilo & Trigo, 2008; SOS Children’s Villages, 2009). The following study’s main objective is to evaluate the impact of the training program Acolhimento de Crianças em Risco: Promoção de Competências no Trabalho com as Famílias, which aimed to promote skills in the roles of social workers with families. A focus group was held with eight participants, composed of professionals from welfare institutions. Hence, qualitative methodology was used. The results highlighted transformations at different levels in relation to the families, addressing the reflexive level, the degree of needed change and the operational changes. Furthermore, it takes on obstacles and advantages to the operational shift, alterations to the professional’s job and satisfaction with the program.Negrão, Mariana Andrade SottomayorVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPereira, Carlota Mexia Alves Teotónio2020-03-17T15:59:56Z2019-02-0720192019-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/29997TID:202203077porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:29Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29997Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:04.152522Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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