Fotografia pedagógica na ação pedagógica e no desenvolvimento profissional do educador de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Lídia Maria Correia de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2226
Resumo: Este estudo surgiu devido ao interesse pela fotografia pedagógica, à sua utilização sistemática em experiências individuais e coletivas no exercício da nossa atividade profissional como educadora de infância e à aspiração de amplificar o conhecimento sobre esta temática. Temos como objetivo geral ampliar a compreensão acerca da questão: como poderá a fotografia pedagógica constituir um meio potencializador da ação pedagógica e do desenvolvimento profissional do educador de infância? Para tal, estabelecemos como objetivos específicos: conhecer de modo mais aprofundado a temática em estudo, encontrar potencialidades da fotografia pedagógica para a ação pedagógica do educador de infância, encontrar potencialidades da fotografia pedagógica para o desenvolvimento profissional do educador de infância, associar linguagem verbal e linguagens fotográficas na descrição dos casos em estudo, verificar a presença de alguns aspetos considerados fundamentais nos casos a apresentar e realizar inferências a partir de aspetos semelhantes encontrados nos vários casos. Utilizando metodologia de investigação qualitativa, desenvolvemos um estudo de caso múltiplo, aplicando as técnicas análise documental, observação participante, inquérito por entrevista e análise de conteúdo. Os resultados do nosso estudo parecem indicar que a fotografia pedagógica poderá constituir um meio potencializador da ação pedagógica e do desenvolvimento profissional do educador de infância pelas potencialidades que apresenta para a observação, documentação e divulgação da ação pedagógica e para a supervisão, investigação e teorização associadas ao desenvolvimento profissional que resulta da participação em processos educativos e supervisivos. Parecem realçar a valorização das crianças, da educação de infância e das linguagens fotográficas na formação de comunidades educativas de memória que reconheçam a singularidade de uma ciência que se constrói dia a dia na senda do desenvolvimento humano.
id RCAP_544c1e960b3601072ee50cccb279c558
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2226
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fotografia pedagógica na ação pedagógica e no desenvolvimento profissional do educador de infânciaFotografia pedagógicaEducador de infânciaSupervisão pedagógicaReggio EmiliaEste estudo surgiu devido ao interesse pela fotografia pedagógica, à sua utilização sistemática em experiências individuais e coletivas no exercício da nossa atividade profissional como educadora de infância e à aspiração de amplificar o conhecimento sobre esta temática. Temos como objetivo geral ampliar a compreensão acerca da questão: como poderá a fotografia pedagógica constituir um meio potencializador da ação pedagógica e do desenvolvimento profissional do educador de infância? Para tal, estabelecemos como objetivos específicos: conhecer de modo mais aprofundado a temática em estudo, encontrar potencialidades da fotografia pedagógica para a ação pedagógica do educador de infância, encontrar potencialidades da fotografia pedagógica para o desenvolvimento profissional do educador de infância, associar linguagem verbal e linguagens fotográficas na descrição dos casos em estudo, verificar a presença de alguns aspetos considerados fundamentais nos casos a apresentar e realizar inferências a partir de aspetos semelhantes encontrados nos vários casos. Utilizando metodologia de investigação qualitativa, desenvolvemos um estudo de caso múltiplo, aplicando as técnicas análise documental, observação participante, inquérito por entrevista e análise de conteúdo. Os resultados do nosso estudo parecem indicar que a fotografia pedagógica poderá constituir um meio potencializador da ação pedagógica e do desenvolvimento profissional do educador de infância pelas potencialidades que apresenta para a observação, documentação e divulgação da ação pedagógica e para a supervisão, investigação e teorização associadas ao desenvolvimento profissional que resulta da participação em processos educativos e supervisivos. Parecem realçar a valorização das crianças, da educação de infância e das linguagens fotográficas na formação de comunidades educativas de memória que reconheçam a singularidade de uma ciência que se constrói dia a dia na senda do desenvolvimento humano.This study arose due to the interest in pedagogical photography, their systematic use in individual and collective experiences in the framework of our professional activity as a childhood educator and to the aspiration of amplifying the knowledge about this subject. Our general objective is to increase the understanding of the question: how can the pedagogical photography constitute a means of potentiating pedagogical action and the professional development childhood educator? To this end, we established as specific objectives to know more deeply the theme of our study, to find potential of pedagogical photography for childhood educator’s pedagogical action, to find potential of pedagogical photography for childhood educator’s professional development, to associate verbal and photographic languages on the case studies’ description, to verify the presence of some aspects considered fundamental on the cases to be presented and to produce inferences from the similar aspects found on the various cases. Using qualitative research methodology, we developed a multiple case study, applying techniques of documentary analysis, participant observation, interview and content analysis. The results of our study seem to indicate that pedagogical photography may constitute a means of potentiating pedagogical action and the professional development of childhood educator by the potential they present for observation, documentation and divulgation of the pedagogical action and for the supervision, investigation and theorization, associated to the professional development that results from participation in educational and supervision processes. Seem to enhance the value of children, childhood education and photographic languages in the formation of educational communities of memory that recognize the uniqueness of a science that is built day by day on the path of the human development.2015-10-01T13:37:59Z2015-09-21T00:00:00Z2015-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2226TID:201371499porFreitas, Lídia Maria Correia deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:56Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2226Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:04.999887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fotografia pedagógica na ação pedagógica e no desenvolvimento profissional do educador de infância
title Fotografia pedagógica na ação pedagógica e no desenvolvimento profissional do educador de infância
spellingShingle Fotografia pedagógica na ação pedagógica e no desenvolvimento profissional do educador de infância
Freitas, Lídia Maria Correia de
Fotografia pedagógica
Educador de infância
Supervisão pedagógica
Reggio Emilia
title_short Fotografia pedagógica na ação pedagógica e no desenvolvimento profissional do educador de infância
title_full Fotografia pedagógica na ação pedagógica e no desenvolvimento profissional do educador de infância
title_fullStr Fotografia pedagógica na ação pedagógica e no desenvolvimento profissional do educador de infância
title_full_unstemmed Fotografia pedagógica na ação pedagógica e no desenvolvimento profissional do educador de infância
title_sort Fotografia pedagógica na ação pedagógica e no desenvolvimento profissional do educador de infância
author Freitas, Lídia Maria Correia de
author_facet Freitas, Lídia Maria Correia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Lídia Maria Correia de
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia pedagógica
Educador de infância
Supervisão pedagógica
Reggio Emilia
topic Fotografia pedagógica
Educador de infância
Supervisão pedagógica
Reggio Emilia
description Este estudo surgiu devido ao interesse pela fotografia pedagógica, à sua utilização sistemática em experiências individuais e coletivas no exercício da nossa atividade profissional como educadora de infância e à aspiração de amplificar o conhecimento sobre esta temática. Temos como objetivo geral ampliar a compreensão acerca da questão: como poderá a fotografia pedagógica constituir um meio potencializador da ação pedagógica e do desenvolvimento profissional do educador de infância? Para tal, estabelecemos como objetivos específicos: conhecer de modo mais aprofundado a temática em estudo, encontrar potencialidades da fotografia pedagógica para a ação pedagógica do educador de infância, encontrar potencialidades da fotografia pedagógica para o desenvolvimento profissional do educador de infância, associar linguagem verbal e linguagens fotográficas na descrição dos casos em estudo, verificar a presença de alguns aspetos considerados fundamentais nos casos a apresentar e realizar inferências a partir de aspetos semelhantes encontrados nos vários casos. Utilizando metodologia de investigação qualitativa, desenvolvemos um estudo de caso múltiplo, aplicando as técnicas análise documental, observação participante, inquérito por entrevista e análise de conteúdo. Os resultados do nosso estudo parecem indicar que a fotografia pedagógica poderá constituir um meio potencializador da ação pedagógica e do desenvolvimento profissional do educador de infância pelas potencialidades que apresenta para a observação, documentação e divulgação da ação pedagógica e para a supervisão, investigação e teorização associadas ao desenvolvimento profissional que resulta da participação em processos educativos e supervisivos. Parecem realçar a valorização das crianças, da educação de infância e das linguagens fotográficas na formação de comunidades educativas de memória que reconheçam a singularidade de uma ciência que se constrói dia a dia na senda do desenvolvimento humano.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-01T13:37:59Z
2015-09-21T00:00:00Z
2015-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2226
TID:201371499
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2226
identifier_str_mv TID:201371499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131625178529792