Perceção dos professores sobre a introdução dos quadros interativos nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento Vertical de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Basílio João Marques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/3372
Resumo: Do desejo de reflexão e investigação sobre o uso do Quadro Interativo (QI) nas salas de aula pelos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do Agrupamento Vertical de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral, foi realizado um estudo com os seguintes objetivos:  Determinar a disposição dos professores do 1º CEB do Agrupamento Vertical de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral, para o uso educacional dos quadros interativos;  Conhecer a formação que os professores do 1.º CEB do Agrupamento Vertical de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral, possuem sobre a utilização do quadro interativo.  Identificar o uso que os professores do 1º CEB do Agrupamento Vertical de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral, fazem dos quadros interativos e em que áreas os utilizam, com que finalidades e frequência de utilização. É um recurso interativo recentemente introduzido na Escola Portuguesa, mas já amplamente utilizado em países como o Reino Unido e Estados Unidos da América onde proliferam já várias investigações, o que provoca a escassez de literatura associada ao Quadro Interativo. Neste estudo considerou-se as escolas do 1º CEB de um agrupamento de escolas da região norte, o Agrupamento de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral criando uma investigação não possível de generalização, pois só apenas uma escola do agrupamento tem as salas equipadas com QI: O Centro Escolar da Araucária. Para a recolha de dados usou-se um questionário (Anexo I) que foi preenchido por uma amostra de trinta e cinco professores. Relativamente à última dimensão do questionário, referente à “Frequência e finalidades do uso do QI”, somente dezassete professores responderam às questões, pois são os que fazem parte da escola equipada com quadros interativos. Este estudo permitiu concluir que os professores reconhecem vantagens na utilização do quadro interativo e que o utilizam nas suas aulas. A investigação também concluiu que as atividades realizadas com o quadro interativo não passam do uso das funcionalidades básicas. Por sua vez, a falta de formação foi o motivo mais apontado para a não rentabilização total das funcionalidades e potencialidades do quadro interativo, levando ao não usufruto do caráter interativo do mesmo.
id RCAP_544ca22ec45fccd596fafec717d6c1bd
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/3372
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção dos professores sobre a introdução dos quadros interativos nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento Vertical de Escolas Monsenhor Jerónimo do AmaralQuadros interativosSalas de aulaProfessoresEnsino básico 1º cicloDo desejo de reflexão e investigação sobre o uso do Quadro Interativo (QI) nas salas de aula pelos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do Agrupamento Vertical de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral, foi realizado um estudo com os seguintes objetivos:  Determinar a disposição dos professores do 1º CEB do Agrupamento Vertical de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral, para o uso educacional dos quadros interativos;  Conhecer a formação que os professores do 1.º CEB do Agrupamento Vertical de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral, possuem sobre a utilização do quadro interativo.  Identificar o uso que os professores do 1º CEB do Agrupamento Vertical de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral, fazem dos quadros interativos e em que áreas os utilizam, com que finalidades e frequência de utilização. É um recurso interativo recentemente introduzido na Escola Portuguesa, mas já amplamente utilizado em países como o Reino Unido e Estados Unidos da América onde proliferam já várias investigações, o que provoca a escassez de literatura associada ao Quadro Interativo. Neste estudo considerou-se as escolas do 1º CEB de um agrupamento de escolas da região norte, o Agrupamento de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral criando uma investigação não possível de generalização, pois só apenas uma escola do agrupamento tem as salas equipadas com QI: O Centro Escolar da Araucária. Para a recolha de dados usou-se um questionário (Anexo I) que foi preenchido por uma amostra de trinta e cinco professores. Relativamente à última dimensão do questionário, referente à “Frequência e finalidades do uso do QI”, somente dezassete professores responderam às questões, pois são os que fazem parte da escola equipada com quadros interativos. Este estudo permitiu concluir que os professores reconhecem vantagens na utilização do quadro interativo e que o utilizam nas suas aulas. A investigação também concluiu que as atividades realizadas com o quadro interativo não passam do uso das funcionalidades básicas. Por sua vez, a falta de formação foi o motivo mais apontado para a não rentabilização total das funcionalidades e potencialidades do quadro interativo, levando ao não usufruto do caráter interativo do mesmo.The desire for reflection and research on the use of Interactive Whiteboard (IQ) in classrooms by teachers of the 1st Cycle of Basic Education of the Vertical Group of Schools Monsenhor Jerónimo do Amaral, a study was conducted with the following objectives :  Determine the willingness of teachers of the 1st Cycle of Basic Education the Vertical Group of Schools Monsenhor Jerónimo do Amaral, for the educational use of interactive whiteboards.  Knowing the training that teachers of the 1st Cycle of Basic Education of the Vertical Group of Schools Monsenhor Jerónimo do Amaral, have on the use of the interactive whiteboard.  Identify the use that teachers of the 1st Cycle of Basic Education of the Vertical Group of Schools Monsenhor Jerónimo do Amaral, make of interactive whiteboards and where they use them, for what purposes and frequency of use. It is an interactive feature recently introduced in the Portuguese School, but now widely used in countries like United Kingdom and United States of America where they proliferate already several investigations, which causes a lack of literature associated with the Interactive Whiteboard . In this study we considered the schools of the 1st Cycle of Basic of a group of schools in the northern region, the Group of Schools of Monsenhor Jerónimo do Amaral creating a research not possible to generalize, because only just a school group has rooms equipped with IQ: the Center School of Araucaria . For data collection used a questionnaire (Appendix I) was completed by a sample of thirty-five teachers . Regarding the last dimension of the questionnaire related to “Frequency and purpose of the use of IQ”, only seventeen teachers answered the questions, they are those who are part of the school equipped with interactive whiteboards . This study concluded that teachers recognize the advantages of using the interactive whiteboard and using it in their classrooms. The investigation also concluded that activities with the interactive whiteboard are just use the basic features. In turn, the lack of training was the most reported reason for not monetizing total functionality and capabilities of the interactive whiteboard, leading to non-enjoyment of the interactive nature of it.2014-11-11T15:17:58Z2014-11-11T00:00:00Z2014-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3372porGarcia, Basílio João Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:35:45Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:14.566291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção dos professores sobre a introdução dos quadros interativos nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento Vertical de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral
title Perceção dos professores sobre a introdução dos quadros interativos nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento Vertical de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral
spellingShingle Perceção dos professores sobre a introdução dos quadros interativos nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento Vertical de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral
Garcia, Basílio João Marques
Quadros interativos
Salas de aula
Professores
Ensino básico 1º ciclo
title_short Perceção dos professores sobre a introdução dos quadros interativos nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento Vertical de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral
title_full Perceção dos professores sobre a introdução dos quadros interativos nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento Vertical de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral
title_fullStr Perceção dos professores sobre a introdução dos quadros interativos nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento Vertical de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral
title_full_unstemmed Perceção dos professores sobre a introdução dos quadros interativos nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento Vertical de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral
title_sort Perceção dos professores sobre a introdução dos quadros interativos nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento Vertical de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral
author Garcia, Basílio João Marques
author_facet Garcia, Basílio João Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Basílio João Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Quadros interativos
Salas de aula
Professores
Ensino básico 1º ciclo
topic Quadros interativos
Salas de aula
Professores
Ensino básico 1º ciclo
description Do desejo de reflexão e investigação sobre o uso do Quadro Interativo (QI) nas salas de aula pelos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do Agrupamento Vertical de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral, foi realizado um estudo com os seguintes objetivos:  Determinar a disposição dos professores do 1º CEB do Agrupamento Vertical de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral, para o uso educacional dos quadros interativos;  Conhecer a formação que os professores do 1.º CEB do Agrupamento Vertical de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral, possuem sobre a utilização do quadro interativo.  Identificar o uso que os professores do 1º CEB do Agrupamento Vertical de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral, fazem dos quadros interativos e em que áreas os utilizam, com que finalidades e frequência de utilização. É um recurso interativo recentemente introduzido na Escola Portuguesa, mas já amplamente utilizado em países como o Reino Unido e Estados Unidos da América onde proliferam já várias investigações, o que provoca a escassez de literatura associada ao Quadro Interativo. Neste estudo considerou-se as escolas do 1º CEB de um agrupamento de escolas da região norte, o Agrupamento de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral criando uma investigação não possível de generalização, pois só apenas uma escola do agrupamento tem as salas equipadas com QI: O Centro Escolar da Araucária. Para a recolha de dados usou-se um questionário (Anexo I) que foi preenchido por uma amostra de trinta e cinco professores. Relativamente à última dimensão do questionário, referente à “Frequência e finalidades do uso do QI”, somente dezassete professores responderam às questões, pois são os que fazem parte da escola equipada com quadros interativos. Este estudo permitiu concluir que os professores reconhecem vantagens na utilização do quadro interativo e que o utilizam nas suas aulas. A investigação também concluiu que as atividades realizadas com o quadro interativo não passam do uso das funcionalidades básicas. Por sua vez, a falta de formação foi o motivo mais apontado para a não rentabilização total das funcionalidades e potencialidades do quadro interativo, levando ao não usufruto do caráter interativo do mesmo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-11T15:17:58Z
2014-11-11T00:00:00Z
2014-11-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/3372
url http://hdl.handle.net/10348/3372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137096714158080