O livro didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9508 |
Resumo: | A educação brasileira tem sido fortemente contestada, provas de nível nacional têm apresentado alunos com níveis abaixo da média. A ferramenta mais utilizada em salas de aula é o livro didático, eis que este tem sido o material de apoio para professores e alunos no ensino público, o PNLD troca os livros didáticos a cada três anos com o intuito de seguir os assuntos atuais do mundo. Alunos e professores do ensino básico, têm-se apresentado com dificuldades na comunicação em sala de aula e muitos desses problemas estão relacionados ao uso do livro didático, por possuir uma linguagem complexa, acima do seu nível e fora da sua realidade. Este trabalho teve como objetivo realizar uma investigação qualitativa e apontar os principais problemas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Therezinha Abreu Vita no municipio de Santana do Araguaia-PA, Brasil. Observou-se que metade dos professores mostraram insatisfação com o livro didático utilizado em sua escola, mesmo em situações onde o mesmo participou da escolha e quanto aos alunos, 60% dos entrevistados admitiram que o livro didático utilizado em sua escola era de boa qualidade, entretanto questiona-se que para estes estudantes, não há parâmetro real para eles decidirem a qualidade do seu livro e que muitas respostas eram bem evasivas. Portanto, há muito o que se trabalhar na gestão escolar e na seleção do livro didático em escolas com um atraso global e social maior que a média brasileira. |
id |
RCAP_545f58f005953d2f817071554b906d2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9508 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O livro didáticoLivro didáticoPNLDMaterial didáticoText bookNTPCoursewareDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA educação brasileira tem sido fortemente contestada, provas de nível nacional têm apresentado alunos com níveis abaixo da média. A ferramenta mais utilizada em salas de aula é o livro didático, eis que este tem sido o material de apoio para professores e alunos no ensino público, o PNLD troca os livros didáticos a cada três anos com o intuito de seguir os assuntos atuais do mundo. Alunos e professores do ensino básico, têm-se apresentado com dificuldades na comunicação em sala de aula e muitos desses problemas estão relacionados ao uso do livro didático, por possuir uma linguagem complexa, acima do seu nível e fora da sua realidade. Este trabalho teve como objetivo realizar uma investigação qualitativa e apontar os principais problemas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Therezinha Abreu Vita no municipio de Santana do Araguaia-PA, Brasil. Observou-se que metade dos professores mostraram insatisfação com o livro didático utilizado em sua escola, mesmo em situações onde o mesmo participou da escolha e quanto aos alunos, 60% dos entrevistados admitiram que o livro didático utilizado em sua escola era de boa qualidade, entretanto questiona-se que para estes estudantes, não há parâmetro real para eles decidirem a qualidade do seu livro e que muitas respostas eram bem evasivas. Portanto, há muito o que se trabalhar na gestão escolar e na seleção do livro didático em escolas com um atraso global e social maior que a média brasileira.The Brazilian education has been strongly contested, national level examinations have students presented to media below levels. The most used tool in classrooms and the schoolbook, here this has been the material of support paragraph teachers and students not public education, NTP exchange the textbooks one each three year with the follow the intention current affairs world. Students and teachers of basic education, has been presented with difficulties in communication in the classroom and these many related problems when using the station schoolbook, by having a language complex, above your level and forums your reality. This work aimed to carry out a qualitative research and point out the main problems in the Municipal School of Basic Education Therezinha Abreu Vita any municipality of Santana do Araguaia-PA, Brazil. There was que half of teachers showed dissatisfaction with the textbooks used in your school, even in situations where the same participated choice and the students, 60% of respondents admitted que the textbook used in your school was of good quality, but the questions up que paragraph these students, no parameter true eels paragraph decide to his book and quality que many were answers well evasions. So there is a lot to work for in school management and the selection of textbooks in schools with global delay hum and social greater than a brazilian media.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoDiogo, Fernando Luís TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCorreia, Marcelo Jonas2017-02-03T15:12:03Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9508TID:201607760porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:06.744579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O livro didático |
title |
O livro didático |
spellingShingle |
O livro didático Correia, Marcelo Jonas Livro didático PNLD Material didático Text book NTP Courseware Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O livro didático |
title_full |
O livro didático |
title_fullStr |
O livro didático |
title_full_unstemmed |
O livro didático |
title_sort |
O livro didático |
author |
Correia, Marcelo Jonas |
author_facet |
Correia, Marcelo Jonas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Diogo, Fernando Luís Teixeira Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Marcelo Jonas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático PNLD Material didático Text book NTP Courseware Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Livro didático PNLD Material didático Text book NTP Courseware Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A educação brasileira tem sido fortemente contestada, provas de nível nacional têm apresentado alunos com níveis abaixo da média. A ferramenta mais utilizada em salas de aula é o livro didático, eis que este tem sido o material de apoio para professores e alunos no ensino público, o PNLD troca os livros didáticos a cada três anos com o intuito de seguir os assuntos atuais do mundo. Alunos e professores do ensino básico, têm-se apresentado com dificuldades na comunicação em sala de aula e muitos desses problemas estão relacionados ao uso do livro didático, por possuir uma linguagem complexa, acima do seu nível e fora da sua realidade. Este trabalho teve como objetivo realizar uma investigação qualitativa e apontar os principais problemas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Therezinha Abreu Vita no municipio de Santana do Araguaia-PA, Brasil. Observou-se que metade dos professores mostraram insatisfação com o livro didático utilizado em sua escola, mesmo em situações onde o mesmo participou da escolha e quanto aos alunos, 60% dos entrevistados admitiram que o livro didático utilizado em sua escola era de boa qualidade, entretanto questiona-se que para estes estudantes, não há parâmetro real para eles decidirem a qualidade do seu livro e que muitas respostas eram bem evasivas. Portanto, há muito o que se trabalhar na gestão escolar e na seleção do livro didático em escolas com um atraso global e social maior que a média brasileira. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-02-03T15:12:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/9508 TID:201607760 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/9508 |
identifier_str_mv |
TID:201607760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131396818599936 |