O livro didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Marcelo Jonas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9508
Resumo: A educação brasileira tem sido fortemente contestada, provas de nível nacional têm apresentado alunos com níveis abaixo da média. A ferramenta mais utilizada em salas de aula é o livro didático, eis que este tem sido o material de apoio para professores e alunos no ensino público, o PNLD troca os livros didáticos a cada três anos com o intuito de seguir os assuntos atuais do mundo. Alunos e professores do ensino básico, têm-se apresentado com dificuldades na comunicação em sala de aula e muitos desses problemas estão relacionados ao uso do livro didático, por possuir uma linguagem complexa, acima do seu nível e fora da sua realidade. Este trabalho teve como objetivo realizar uma investigação qualitativa e apontar os principais problemas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Therezinha Abreu Vita no municipio de Santana do Araguaia-PA, Brasil. Observou-se que metade dos professores mostraram insatisfação com o livro didático utilizado em sua escola, mesmo em situações onde o mesmo participou da escolha e quanto aos alunos, 60% dos entrevistados admitiram que o livro didático utilizado em sua escola era de boa qualidade, entretanto questiona-se que para estes estudantes, não há parâmetro real para eles decidirem a qualidade do seu livro e que muitas respostas eram bem evasivas. Portanto, há muito o que se trabalhar na gestão escolar e na seleção do livro didático em escolas com um atraso global e social maior que a média brasileira.
id RCAP_545f58f005953d2f817071554b906d2b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9508
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O livro didáticoLivro didáticoPNLDMaterial didáticoText bookNTPCoursewareDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA educação brasileira tem sido fortemente contestada, provas de nível nacional têm apresentado alunos com níveis abaixo da média. A ferramenta mais utilizada em salas de aula é o livro didático, eis que este tem sido o material de apoio para professores e alunos no ensino público, o PNLD troca os livros didáticos a cada três anos com o intuito de seguir os assuntos atuais do mundo. Alunos e professores do ensino básico, têm-se apresentado com dificuldades na comunicação em sala de aula e muitos desses problemas estão relacionados ao uso do livro didático, por possuir uma linguagem complexa, acima do seu nível e fora da sua realidade. Este trabalho teve como objetivo realizar uma investigação qualitativa e apontar os principais problemas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Therezinha Abreu Vita no municipio de Santana do Araguaia-PA, Brasil. Observou-se que metade dos professores mostraram insatisfação com o livro didático utilizado em sua escola, mesmo em situações onde o mesmo participou da escolha e quanto aos alunos, 60% dos entrevistados admitiram que o livro didático utilizado em sua escola era de boa qualidade, entretanto questiona-se que para estes estudantes, não há parâmetro real para eles decidirem a qualidade do seu livro e que muitas respostas eram bem evasivas. Portanto, há muito o que se trabalhar na gestão escolar e na seleção do livro didático em escolas com um atraso global e social maior que a média brasileira.The Brazilian education has been strongly contested, national level examinations have students presented to media below levels. The most used tool in classrooms and the schoolbook, here this has been the material of support paragraph teachers and students not public education, NTP exchange the textbooks one each three year with the follow the intention current affairs world. Students and teachers of basic education, has been presented with difficulties in communication in the classroom and these many related problems when using the station schoolbook, by having a language complex, above your level and forums your reality. This work aimed to carry out a qualitative research and point out the main problems in the Municipal School of Basic Education Therezinha Abreu Vita any municipality of Santana do Araguaia-PA, Brazil. There was que half of teachers showed dissatisfaction with the textbooks used in your school, even in situations where the same participated choice and the students, 60% of respondents admitted que the textbook used in your school was of good quality, but the questions up que paragraph these students, no parameter true eels paragraph decide to his book and quality que many were answers well evasions. So there is a lot to work for in school management and the selection of textbooks in schools with global delay hum and social greater than a brazilian media.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoDiogo, Fernando Luís TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCorreia, Marcelo Jonas2017-02-03T15:12:03Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9508TID:201607760porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:06.744579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O livro didático
title O livro didático
spellingShingle O livro didático
Correia, Marcelo Jonas
Livro didático
PNLD
Material didático
Text book
NTP
Courseware
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O livro didático
title_full O livro didático
title_fullStr O livro didático
title_full_unstemmed O livro didático
title_sort O livro didático
author Correia, Marcelo Jonas
author_facet Correia, Marcelo Jonas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diogo, Fernando Luís Teixeira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Marcelo Jonas
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
PNLD
Material didático
Text book
NTP
Courseware
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Livro didático
PNLD
Material didático
Text book
NTP
Courseware
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A educação brasileira tem sido fortemente contestada, provas de nível nacional têm apresentado alunos com níveis abaixo da média. A ferramenta mais utilizada em salas de aula é o livro didático, eis que este tem sido o material de apoio para professores e alunos no ensino público, o PNLD troca os livros didáticos a cada três anos com o intuito de seguir os assuntos atuais do mundo. Alunos e professores do ensino básico, têm-se apresentado com dificuldades na comunicação em sala de aula e muitos desses problemas estão relacionados ao uso do livro didático, por possuir uma linguagem complexa, acima do seu nível e fora da sua realidade. Este trabalho teve como objetivo realizar uma investigação qualitativa e apontar os principais problemas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Therezinha Abreu Vita no municipio de Santana do Araguaia-PA, Brasil. Observou-se que metade dos professores mostraram insatisfação com o livro didático utilizado em sua escola, mesmo em situações onde o mesmo participou da escolha e quanto aos alunos, 60% dos entrevistados admitiram que o livro didático utilizado em sua escola era de boa qualidade, entretanto questiona-se que para estes estudantes, não há parâmetro real para eles decidirem a qualidade do seu livro e que muitas respostas eram bem evasivas. Portanto, há muito o que se trabalhar na gestão escolar e na seleção do livro didático em escolas com um atraso global e social maior que a média brasileira.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-02-03T15:12:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9508
TID:201607760
url http://hdl.handle.net/10400.22/9508
identifier_str_mv TID:201607760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131396818599936