O desafio da gestão e a qualidade do ensino técnico: o caso do Campus IFG de Aparecida de Goiânia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Divino Lopes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/13036
Resumo: Esta investigação pretende identificar a relação entre os processos de gestão do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia e a qualidade do Ensino Técnico em Nível Médio ofertado pela Instituição. Procura-se conhecer o trabalho da gestão de uma instituição desta natureza demonstrando os desafios que se apresentam a todos aqueles que participam direta ou indiretamente da sua administração, explicitando o caráter público dessa atividade que implica uma série de responsabilidades e o olhar sempre voltado para o serviço à comunidade. Para esse estudo, a compreensão dos conceitos de gestão democrática do ensino público, bem como o conceito de cultura organizacional serão discutidos para que se tenha clareza do objeto a ser investigado. Nesse intento, deseja-se compreender se a administração pode ou não contribuir para a melhoria da qualidade do ensino ofertado no IFG - Aparecida, supondo que ela é fundamental para a concretização dos objetivos desta instituição e na garantia do melhor atendimento às necessidades e anseios da comunidade. Nossa metodologia parte de um estudo de caso tendo como problema de pesquisa ou pergunta chave: A gestão do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia contribui para a qualidade do projeto de ensino da instituição? Para responder a esta questão procederemos a uma investigação empírica por meio de entrevistas, questionário e análise documental, realizando-se no final uma triangulação dos dados obtidos. E, como síntese, mencionamos que, na opinião dos participantes na investigação, os gestores do IFG – Aparecida procuram envolver toda comunidade acadêmica no processo decisório da instituição, o que possibilitará na instituição o exercício de uma gestão escolar ao serviço do pedagógico. Esperamos que este estudo seja um contributo para a compreensão da gestão democrática em instituições de ensino, demonstrando sua relação com a qualidade do ensino e compromisso com a construção de uma cultura organizacional que propicie a formação de todos os envolvidos no processo educativo.
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Nesse intento, deseja-se compreender se a administração pode ou não contribuir para a melhoria da qualidade do ensino ofertado no IFG - Aparecida, supondo que ela é fundamental para a concretização dos objetivos desta instituição e na garantia do melhor atendimento às necessidades e anseios da comunidade. Nossa metodologia parte de um estudo de caso tendo como problema de pesquisa ou pergunta chave: A gestão do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia contribui para a qualidade do projeto de ensino da instituição? Para responder a esta questão procederemos a uma investigação empírica por meio de entrevistas, questionário e análise documental, realizando-se no final uma triangulação dos dados obtidos. E, como síntese, mencionamos que, na opinião dos participantes na investigação, os gestores do IFG – Aparecida procuram envolver toda comunidade acadêmica no processo decisório da instituição, o que possibilitará na instituição o exercício de uma gestão escolar ao serviço do pedagógico. Esperamos que este estudo seja um contributo para a compreensão da gestão democrática em instituições de ensino, demonstrando sua relação com a qualidade do ensino e compromisso com a construção de uma cultura organizacional que propicie a formação de todos os envolvidos no processo educativo.This study aims to identify the relationship between the management processes of the IFG Campus Aparecida de Goiânia and the quality of the Technical Education offered by the Institution. It seeks to know in depth the work of the management of an institution of this nature demonstrating the challenges that are presented to all those who participate directly or indirectly in its administration, explaining the public character of this activity that implies a series of responsibilities and is oriented for the service to the community. For that, the understanding of the concepts of democratic management of public education as well as the concept of organizational culture will be widely discussed in order to clarify the object investigated. In this attempt, it is desired to understand if the administration can contribute to the improvement of the quality of the education offered by IFG - Aparecida, supposing that it is fundamental for the accomplishment of the objectives of this institution and in guaranteeing the best attendance to the needs and desires of the community. The methodology will be a case study, which key question to carry out the study is: Does the management of IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia contribute to the quality of the institution's educational project? To answer our question, interviews, questionnaire, and documents will be analyzed, and a triangulation of the data obtained will be done. And, as a synthesis, we mention that, in the opinion of the participants in the research, the managers of the IFG - Aparecida seek to involve every academic community in the decision making process of the institution, which will allow the institution to exercise a school management at the service of pedagogical.We look forward that this study will contribute to the understanding of democratic management in educational institutions, demonstrating its relation with the quality of teaching and commitment to the construction of an organizational culture that allows the formation of all those involved in the educational process.Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz deJorge, RicardoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlvarenga, Divino Lopes de2019-03-19T10:08:59Z2018-12-172018-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/13036TID:202195937porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:55:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/13036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:16.946678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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