Politische Theologie: Entwicklung und Stand der Debatte im deutschen Sprachraum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wiedenhofer, Siegfried
Data de Publicação: 1975
Tipo de documento: Artigo
Idioma: deu
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/didaskalia.1975.730
Resumo: 1. «Teologia política» só pode cumprir a sua função apologética se distinguir mais rigorosamente entre apologia ad extra e apologia ad intra e argumentar correspondentemente. Só então ela ganha relevância filosófica e teológica. Em segundo lugar, ela tem de ser suportada por uma teologia histórico-exegética e dogmática autónoma. Só então se garante que tal «teologia política» no diálogo com a cultura moderna tenha mais a dizer do que esta já sabe sem ela e que permaneça uma disciplina teológica. Em terceiro lugar, uma «teologia política» precisa imprescindivelmente de uma ética política como complemento, se não quer ficar sem efeito. Tal «teologia política» continuará a representar um correctivo apologético de qualquer outra disciplina teológica.2. «Teologia política» só pode cumprir a sua função hermenêutica, se pressuposer uma teologia exegético-histórica independente que a guarde de uma retroprojecção ideológica de concepções políticas actuais na Escritura e História da Igreja, se pressuposer uma teologia dogmática independente que identifique hermenêutica política com hermenêutica parcial e se pressuposer uma teologia prática independente que a guarde de irrealismo e ilusionismo. Tal «teologia política» continua, por outro lado, mandatária de uma problemática teológica ainda por resolver e com isso um indispensável correctivo teológico de todas as outras disciplinas teológicas.
id RCAP_547145a01f3b1c134c681f6ec8781bbf
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/730
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Politische Theologie: Entwicklung und Stand der Debatte im deutschen Sprachraum1. «Teologia política» só pode cumprir a sua função apologética se distinguir mais rigorosamente entre apologia ad extra e apologia ad intra e argumentar correspondentemente. Só então ela ganha relevância filosófica e teológica. Em segundo lugar, ela tem de ser suportada por uma teologia histórico-exegética e dogmática autónoma. Só então se garante que tal «teologia política» no diálogo com a cultura moderna tenha mais a dizer do que esta já sabe sem ela e que permaneça uma disciplina teológica. Em terceiro lugar, uma «teologia política» precisa imprescindivelmente de uma ética política como complemento, se não quer ficar sem efeito. Tal «teologia política» continuará a representar um correctivo apologético de qualquer outra disciplina teológica.2. «Teologia política» só pode cumprir a sua função hermenêutica, se pressuposer uma teologia exegético-histórica independente que a guarde de uma retroprojecção ideológica de concepções políticas actuais na Escritura e História da Igreja, se pressuposer uma teologia dogmática independente que identifique hermenêutica política com hermenêutica parcial e se pressuposer uma teologia prática independente que a guarde de irrealismo e ilusionismo. Tal «teologia política» continua, por outro lado, mandatária de uma problemática teológica ainda por resolver e com isso um indispensável correctivo teológico de todas as outras disciplinas teológicas.Universidade Católica Portuguesa1975-06-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/didaskalia.1975.730oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/730Didaskalia; Vol 5 No 2 (1975); 221-254Didaskalia; v. 5 n. 2 (1975); 221-2540253-167410.34632/didaskalia.1975.5.2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPdeuhttps://revistas.ucp.pt/index.php/didaskalia/article/view/730https://doi.org/10.34632/didaskalia.1975.730https://revistas.ucp.pt/index.php/didaskalia/article/view/730/665Direitos de Autor (c) 1975 Siegfried Wiedenhoferhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWiedenhofer, Siegfried2022-09-26T10:57:05ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Politische Theologie: Entwicklung und Stand der Debatte im deutschen Sprachraum
title Politische Theologie: Entwicklung und Stand der Debatte im deutschen Sprachraum
spellingShingle Politische Theologie: Entwicklung und Stand der Debatte im deutschen Sprachraum
Wiedenhofer, Siegfried
title_short Politische Theologie: Entwicklung und Stand der Debatte im deutschen Sprachraum
title_full Politische Theologie: Entwicklung und Stand der Debatte im deutschen Sprachraum
title_fullStr Politische Theologie: Entwicklung und Stand der Debatte im deutschen Sprachraum
title_full_unstemmed Politische Theologie: Entwicklung und Stand der Debatte im deutschen Sprachraum
title_sort Politische Theologie: Entwicklung und Stand der Debatte im deutschen Sprachraum
author Wiedenhofer, Siegfried
author_facet Wiedenhofer, Siegfried
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wiedenhofer, Siegfried
description 1. «Teologia política» só pode cumprir a sua função apologética se distinguir mais rigorosamente entre apologia ad extra e apologia ad intra e argumentar correspondentemente. Só então ela ganha relevância filosófica e teológica. Em segundo lugar, ela tem de ser suportada por uma teologia histórico-exegética e dogmática autónoma. Só então se garante que tal «teologia política» no diálogo com a cultura moderna tenha mais a dizer do que esta já sabe sem ela e que permaneça uma disciplina teológica. Em terceiro lugar, uma «teologia política» precisa imprescindivelmente de uma ética política como complemento, se não quer ficar sem efeito. Tal «teologia política» continuará a representar um correctivo apologético de qualquer outra disciplina teológica.2. «Teologia política» só pode cumprir a sua função hermenêutica, se pressuposer uma teologia exegético-histórica independente que a guarde de uma retroprojecção ideológica de concepções políticas actuais na Escritura e História da Igreja, se pressuposer uma teologia dogmática independente que identifique hermenêutica política com hermenêutica parcial e se pressuposer uma teologia prática independente que a guarde de irrealismo e ilusionismo. Tal «teologia política» continua, por outro lado, mandatária de uma problemática teológica ainda por resolver e com isso um indispensável correctivo teológico de todas as outras disciplinas teológicas.
publishDate 1975
dc.date.none.fl_str_mv 1975-06-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/didaskalia.1975.730
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/730
url https://doi.org/10.34632/didaskalia.1975.730
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/730
dc.language.iso.fl_str_mv deu
language deu
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/didaskalia/article/view/730
https://doi.org/10.34632/didaskalia.1975.730
https://revistas.ucp.pt/index.php/didaskalia/article/view/730/665
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 1975 Siegfried Wiedenhofer
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 1975 Siegfried Wiedenhofer
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Didaskalia; Vol 5 No 2 (1975); 221-254
Didaskalia; v. 5 n. 2 (1975); 221-254
0253-1674
10.34632/didaskalia.1975.5.2
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301558779707392