Percursos de desajustamento social e intervenções pelas artes expressivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreiros, Mafalda Sofia Pinto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11142
Resumo: Neste estudo pretende-se explorar as aplicações das diferentes modalidades artísticas em contextos institucionais que se destinam à reinserção de jovens e adultos cujos comportamentos adotados ao longo dos seus percursos foram reconhecidos como perigosos para a comunidade e tipificados, num enquadramento legal. Para tal, procedeu-se ao levantamento dos projetos realizados no país tendo-se chegado a um total de 11, dos quais se conseguiu chegar ao contacto com os coordenadores de nove. A recolha de dados realizou-se através de entrevista semiestruturadas e, posteriormente, a técnica adotada para tratamento da informação obtida foi a análise de conteúdo. Em síntese, os resultados emergentes deste estudo apontam para a ocorrência de transformações positivas decorrentes dos projetos, sendo estas aos mais variados níveis quer nos participantes quer nas instituições. Os dados apontam para uma maior consciencialização para a mudança, bem como para o desenvolvimento de competências sociais e relacionais que influenciam diretamente o ambiente institucional; Pathways of social outcasting and intervention trough expressive arts Abstract :This study is to explore applications of different artistic forms in institutional settings that are intended to rehabilitate young people and adults whose behaviors adopted along their routes were recognized as dangerous to the community and typed in a legal framework. To do this, we proceeded to the survey of projects in the country having been reached to a total of 11, of which managed to get into contact with the coordinators of nine. Data collection was carried out through semis structured interview and subsequently the technique adopted for the information obtained was content analysis. In summary, the emerging results of this study indicate the occurrence of positive changes resulting from the projects, which are at various levels both in participants in both institutions. The data indicate an increased awareness for change and for the development of social and relational skills that directly influence the institutional environment.
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