Indicadores de qualidade na teleconsulta em cuidados de saúde primários: o cuidado centrado no utente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Mariana da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/79050
Resumo: Projeto de mestrado em Gestão de Unidades de Saúde
id RCAP_549f5efea23db2ea5884beb853c4c679
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79050
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Indicadores de qualidade na teleconsulta em cuidados de saúde primários: o cuidado centrado no utenteTeleconsultation quality indicators in primary health care: patient centered-careCuidado centrado no utenteCuidados de saúde primáriosTeleconsultaTelemedicinaPatient-centered carePrimary health careTeleconsultationTelemedicineCiências Sociais::Economia e GestãoProjeto de mestrado em Gestão de Unidades de SaúdeCom a atual evolução da digitalização da saúde, muito impulsionada pela pandemia da COVID-19, é expectável que as teleconsultas comecem a ser mais utilizadas nos Cuidados de Saúde Primários, nomeadamente as consultas síncronas áudio (por telefone) ou por videoconferência (videochamadas) entre profissionais de saúde (Médicos e Enfermeiros) e utentes/doentes. A prestação de cuidados de saúde através de teleconsultas deve ser alvo de avaliação por parte da gestão da qualidade das organizações de saúde, de forma a garantir que as necessidades dos consumidores/ utentes/ doentes sejam cumpridas. Por este motivo, surgiu o objetivo de identificar indicadores para criar uma cultura de Cuidado Centrado no Utente/Doente em teleconsultas, nos Cuidados de Saúde Primários. Este trabalho de investigação teve por base a metodologia Delphi, em que foram concretizados os seguintes passos: definição de objetivos de investigação, escolha dos participantes para incorporar o grupo de especialistas, desenho do questionário com base na literatura e, por fim, a análise e discussão de resultados. O questionário teve como propósito o desenvolvimento e validação de métricas para identificar e monitorizar indicadores de qualidade da dimensão da qualidade "Cuidado Centrado no Utente/Doente", em teleconsultas, nos Cuidados de Saúde Primários. De forma melhorar a prestação de cuidados de saúde, no âmbito da telemedicina, sobretudo no que diz respeito à centralidade no utente, resultou desta investigação a seleção e avaliação de 48 indicadores de qualidade com foco no Cuidado Centrado no Utente/Doente, e adaptados à teleconsulta e à realidade Portuguesa, dentro de 3 categorias: Estrutura, Processo e Resultado. O consenso entre os especialistas não foi, em geral, elevado (w de Kendall de 0,574 relativo à categoria Estrutura; 0,663 para categoria Processo; e 0,674 para categoria Resultado), mas houve bastante consenso relativamente a alguns indicadores.With the current evolution of the digitalization of health, driven by the COVID-19 pandemic, it is expected that teleconsultations will be more used in Primary Health Care, specifically synchronous audio consultations (by telephone) or videoconference (video calls) between health professionals (Doctors and Nurses) and patients. The provision of health care through teleconsultations must be evaluated by the quality management of health organizations to ensure that the needs of consumers/ patients are met. For this reason, this study was carried out under the objective of identifying indicators to create a culture of Patient-Centered Care in teleconsultations in Primary Health Care. This research work was based on the Delphi methodology, and the following steps were carried out: definition of research objectives, choice of participants to join the group of experts, design of the questionnaire based on the literature, and, finally, the analysis and discussion of results. The purpose of the questionnaire was to develop and validate metrics to identify and monitor quality indicators in the "Patient-Centered Care" quality dimension in teleconsultations for Primary Health Care. To improve the provision of health care, within the scope of telemedicine, especially regarding patient centeredness, this research resulted in the selection and evaluation of 48 quality indicators with a focus on Patient-Centered Care, and their adaptation to teleconsultation and the Portuguese reality within 3 categories: Structure, Process, and Result. The consensus among experts was, in general, not high (Kendall's w of 0.574 for the Structure category; 0.663 for the Process category; and 0.674 for the Outcome category), but there was high agreement regarding some indicators.Rego, Nazaré Glória GonçalvesCrispim, José António AlmeidaUniversidade do MinhoReis, Mariana da Silva2022-06-242022-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/79050por203027434info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:25:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:10.254541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores de qualidade na teleconsulta em cuidados de saúde primários: o cuidado centrado no utente
Teleconsultation quality indicators in primary health care: patient centered-care
title Indicadores de qualidade na teleconsulta em cuidados de saúde primários: o cuidado centrado no utente
spellingShingle Indicadores de qualidade na teleconsulta em cuidados de saúde primários: o cuidado centrado no utente
Reis, Mariana da Silva
Cuidado centrado no utente
Cuidados de saúde primários
Teleconsulta
Telemedicina
Patient-centered care
Primary health care
Teleconsultation
Telemedicine
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Indicadores de qualidade na teleconsulta em cuidados de saúde primários: o cuidado centrado no utente
title_full Indicadores de qualidade na teleconsulta em cuidados de saúde primários: o cuidado centrado no utente
title_fullStr Indicadores de qualidade na teleconsulta em cuidados de saúde primários: o cuidado centrado no utente
title_full_unstemmed Indicadores de qualidade na teleconsulta em cuidados de saúde primários: o cuidado centrado no utente
title_sort Indicadores de qualidade na teleconsulta em cuidados de saúde primários: o cuidado centrado no utente
author Reis, Mariana da Silva
author_facet Reis, Mariana da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rego, Nazaré Glória Gonçalves
Crispim, José António Almeida
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Mariana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidado centrado no utente
Cuidados de saúde primários
Teleconsulta
Telemedicina
Patient-centered care
Primary health care
Teleconsultation
Telemedicine
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Cuidado centrado no utente
Cuidados de saúde primários
Teleconsulta
Telemedicina
Patient-centered care
Primary health care
Teleconsultation
Telemedicine
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Projeto de mestrado em Gestão de Unidades de Saúde
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-24
2022-06-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/79050
url https://hdl.handle.net/1822/79050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203027434
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132904741142528