Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor: implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/100152 https://doi.org/10.7458/SPP20229920622 |
Resumo: | Este artigo explora padrões de representações e práticas de avaliação nas organizações do terceiro setor (OTS) no quadro das relações de accountability. A estratégia de pesquisa assenta na análise interpretativa de entrevistas com 45 atores sociais dos campos da avaliação e do terceiro setor, e na aplicação de um inquérito por questionário a representantes de 575 OTS a operar em Portugal. A análise permite ponderar a implicação e relevância de uma diversidade de variáveis associadas quer ao ambiente interno, quer ao contexto institucional, na configuração das conceções e práticas de avaliação, e aferir sobre as barreiras e fatores potenciadores do papel da avaliação no reforço da missão das organizações. A composição de quatro perfis de avaliação distintos, a partir de procedimentos estatísticos exploratórios, e suas implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional, permite lançar pistas importantes para a (re)definição das políticas públicas para o setor. |
id |
RCAP_54b8daa8a0600873ae11e540fadabdc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/100152 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor: implicações diferenciadas na aprendizagem organizacionalEvaluation profiles in third sector organizations: differentiated implications on organizational learningProfils d’évaluation dans les organisations du tiers secteur: implications différenciées sur l’apprentissage organisationnelPerfiles de evaluación en organizaciones del tercer sector: implicaciones diferenciadas en el aprendizaje organizacionalOrganizações do terceiro setorAvaliaçãoAccountabilityAprendizagem organizacionalThird sector organizationsEvaluationAccountabilityOrganizational learningOrganisations du tiers secteurÉvaluationResponsabilitéApprentissage organisationnelOrganizaciones del tercer sectorEvaluaciónResponsabilidadAprendizaje organizacionalEste artigo explora padrões de representações e práticas de avaliação nas organizações do terceiro setor (OTS) no quadro das relações de accountability. A estratégia de pesquisa assenta na análise interpretativa de entrevistas com 45 atores sociais dos campos da avaliação e do terceiro setor, e na aplicação de um inquérito por questionário a representantes de 575 OTS a operar em Portugal. A análise permite ponderar a implicação e relevância de uma diversidade de variáveis associadas quer ao ambiente interno, quer ao contexto institucional, na configuração das conceções e práticas de avaliação, e aferir sobre as barreiras e fatores potenciadores do papel da avaliação no reforço da missão das organizações. A composição de quatro perfis de avaliação distintos, a partir de procedimentos estatísticos exploratórios, e suas implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional, permite lançar pistas importantes para a (re)definição das políticas públicas para o setor.This article explores patterns of representations and practices of evaluation in third sector organizations (TSO), within the framework of accountability relationships. The research strategy is based on 45 semi-structured interviews with different agents of the evaluation and the third sector fields, and an online questionnaire to 575 representatives of TSO operating in Portugal. The analysis estimates the influence and relevance of a diversity of variables associated with both internal and institutional environments upon the configuration of evaluation practices and representations, and assesses the barriers and factors that enhance the role of evaluation in strengthening the organization’s mission. The composition of four distinct evaluation profiles, based on exploratory statistical procedures, and their different implications for organizational learning, provides important clues for the (re)definition of public policies for the sector.Cet article explore des modèles de représentations et pratiques d’évaluation dans les organisations du tiers secteur (OTS) dans le cadre des relations de accountability. La stratégie de recherche est basée sur 45 entretiens semi-structurés avec différents agents des domaines de l’évaluation et du tiers secteur, et un questionnaire en ligne à 575 représentants des OTS opérant au Portugal. L’analyse estime l’influence et la pertinence d’une diversité de variables associées aux environnements internes et institutionnels sur la configuration des pratiques et des représentations d’évaluation, et analyse les obstacles et les facteurs qui consolident le rôle de l’évaluation dans le renforcement de la mission de l’organisation. La composition de quatre profils d’évaluation distincts, basés sur des procédures statistiques exploratoires, et leurs différentes implications pour l’apprentissage organisationnel, apporte des indices importants pour la (re)définition des politiques publiques du secteur.Este artículo explora patrones de prácticas y representaciones de evaluación en organizaciones del tercer sector (OTS) en el marco de las relaciones de accountability. La estrategia de investigación se basa en 45 entrevistas semiestructuradas con diferentes agentes de los campos de la evaluación y del tercer sector, y un cuestionario en línea a 575 representantes de OTS que operan en Portugal. El análisis estima la influencia y relevancia de una diversidad de variables asociadas con los entornos internos e institucionales sobre la configuración de las prácticas y representaciones de evaluación, y analiza las barreras y los factores que reforzan el papel de la evaluación en el fortalecimiento de la misión de organización. La composición de cuatro perfiles de evaluación distintos, basados en procedimientos estadísticos exploratorios, y sus diferentes implicaciones para el aprendizaje organizacional, proporciona pistas importantes para la (re)definición de políticas públicas para el sector.CIES2022-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/100152http://hdl.handle.net/10316/100152https://doi.org/10.7458/SPP20229920622por2182-79070873-6529https://doi.org/10.7458/SPP20229920622Lopes, Mónicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-19T20:45:22Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/100152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:17:36.408746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor: implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional Evaluation profiles in third sector organizations: differentiated implications on organizational learning Profils d’évaluation dans les organisations du tiers secteur: implications différenciées sur l’apprentissage organisationnel Perfiles de evaluación en organizaciones del tercer sector: implicaciones diferenciadas en el aprendizaje organizacional |
title |
Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor: implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional |
spellingShingle |
Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor: implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional Lopes, Mónica Organizações do terceiro setor Avaliação Accountability Aprendizagem organizacional Third sector organizations Evaluation Accountability Organizational learning Organisations du tiers secteur Évaluation Responsabilité Apprentissage organisationnel Organizaciones del tercer sector Evaluación Responsabilidad Aprendizaje organizacional |
title_short |
Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor: implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional |
title_full |
Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor: implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional |
title_fullStr |
Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor: implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional |
title_full_unstemmed |
Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor: implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional |
title_sort |
Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor: implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional |
author |
Lopes, Mónica |
author_facet |
Lopes, Mónica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Mónica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organizações do terceiro setor Avaliação Accountability Aprendizagem organizacional Third sector organizations Evaluation Accountability Organizational learning Organisations du tiers secteur Évaluation Responsabilité Apprentissage organisationnel Organizaciones del tercer sector Evaluación Responsabilidad Aprendizaje organizacional |
topic |
Organizações do terceiro setor Avaliação Accountability Aprendizagem organizacional Third sector organizations Evaluation Accountability Organizational learning Organisations du tiers secteur Évaluation Responsabilité Apprentissage organisationnel Organizaciones del tercer sector Evaluación Responsabilidad Aprendizaje organizacional |
description |
Este artigo explora padrões de representações e práticas de avaliação nas organizações do terceiro setor (OTS) no quadro das relações de accountability. A estratégia de pesquisa assenta na análise interpretativa de entrevistas com 45 atores sociais dos campos da avaliação e do terceiro setor, e na aplicação de um inquérito por questionário a representantes de 575 OTS a operar em Portugal. A análise permite ponderar a implicação e relevância de uma diversidade de variáveis associadas quer ao ambiente interno, quer ao contexto institucional, na configuração das conceções e práticas de avaliação, e aferir sobre as barreiras e fatores potenciadores do papel da avaliação no reforço da missão das organizações. A composição de quatro perfis de avaliação distintos, a partir de procedimentos estatísticos exploratórios, e suas implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional, permite lançar pistas importantes para a (re)definição das políticas públicas para o setor. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/100152 http://hdl.handle.net/10316/100152 https://doi.org/10.7458/SPP20229920622 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/100152 https://doi.org/10.7458/SPP20229920622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-7907 0873-6529 https://doi.org/10.7458/SPP20229920622 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIES |
publisher.none.fl_str_mv |
CIES |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134071446568960 |