Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor: implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Mónica
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/100152
https://doi.org/10.7458/SPP20229920622
Resumo: Este artigo explora padrões de representações e práticas de avaliação nas organizações do terceiro setor (OTS) no quadro das relações de accountability. A estratégia de pesquisa assenta na análise interpretativa de entrevistas com 45 atores sociais dos campos da avaliação e do terceiro setor, e na aplicação de um inquérito por questionário a representantes de 575 OTS a operar em Portugal. A análise permite ponderar a implicação e relevância de uma diversidade de variáveis associadas quer ao ambiente interno, quer ao contexto institucional, na configuração das conceções e práticas de avaliação, e aferir sobre as barreiras e fatores potenciadores do papel da avaliação no reforço da missão das organizações. A composição de quatro perfis de avaliação distintos, a partir de procedimentos estatísticos exploratórios, e suas implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional, permite lançar pistas importantes para a (re)definição das políticas públicas para o setor.
id RCAP_54b8daa8a0600873ae11e540fadabdc3
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/100152
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor: implicações diferenciadas na aprendizagem organizacionalEvaluation profiles in third sector organizations: differentiated implications on organizational learningProfils d’évaluation dans les organisations du tiers secteur: implications différenciées sur l’apprentissage organisationnelPerfiles de evaluación en organizaciones del tercer sector: implicaciones diferenciadas en el aprendizaje organizacionalOrganizações do terceiro setorAvaliaçãoAccountabilityAprendizagem organizacionalThird sector organizationsEvaluationAccountabilityOrganizational learningOrganisations du tiers secteurÉvaluationResponsabilitéApprentissage organisationnelOrganizaciones del tercer sectorEvaluaciónResponsabilidadAprendizaje organizacionalEste artigo explora padrões de representações e práticas de avaliação nas organizações do terceiro setor (OTS) no quadro das relações de accountability. A estratégia de pesquisa assenta na análise interpretativa de entrevistas com 45 atores sociais dos campos da avaliação e do terceiro setor, e na aplicação de um inquérito por questionário a representantes de 575 OTS a operar em Portugal. A análise permite ponderar a implicação e relevância de uma diversidade de variáveis associadas quer ao ambiente interno, quer ao contexto institucional, na configuração das conceções e práticas de avaliação, e aferir sobre as barreiras e fatores potenciadores do papel da avaliação no reforço da missão das organizações. A composição de quatro perfis de avaliação distintos, a partir de procedimentos estatísticos exploratórios, e suas implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional, permite lançar pistas importantes para a (re)definição das políticas públicas para o setor.This article explores patterns of representations and practices of evaluation in third sector organizations (TSO), within the framework of accountability relationships. The research strategy is based on 45 semi-structured interviews with different agents of the evaluation and the third sector fields, and an online questionnaire to 575 representatives of TSO operating in Portugal. The analysis estimates the influence and relevance of a diversity of variables associated with both internal and institutional environments upon the configuration of evaluation practices and representations, and assesses the barriers and factors that enhance the role of evaluation in strengthening the organization’s mission. The composition of four distinct evaluation profiles, based on exploratory statistical procedures, and their different implications for organizational learning, provides important clues for the (re)definition of public policies for the sector.Cet article explore des modèles de représentations et pratiques d’évaluation dans les organisations du tiers secteur (OTS) dans le cadre des relations de accountability. La stratégie de recherche est basée sur 45 entretiens semi-structurés avec différents agents des domaines de l’évaluation et du tiers secteur, et un questionnaire en ligne à 575 représentants des OTS opérant au Portugal. L’analyse estime l’influence et la pertinence d’une diversité de variables associées aux environnements internes et institutionnels sur la configuration des pratiques et des représentations d’évaluation, et analyse les obstacles et les facteurs qui consolident le rôle de l’évaluation dans le renforcement de la mission de l’organisation. La composition de quatre profils d’évaluation distincts, basés sur des procédures statistiques exploratoires, et leurs différentes implications pour l’apprentissage organisationnel, apporte des indices importants pour la (re)définition des politiques publiques du secteur.Este artículo explora patrones de prácticas y representaciones de evaluación en organizaciones del tercer sector (OTS) en el marco de las relaciones de accountability. La estrategia de investigación se basa en 45 entrevistas semiestructuradas con diferentes agentes de los campos de la evaluación y del tercer sector, y un cuestionario en línea a 575 representantes de OTS que operan en Portugal. El análisis estima la influencia y relevancia de una diversidad de variables asociadas con los entornos internos e institucionales sobre la configuración de las prácticas y representaciones de evaluación, y analiza las barreras y los factores que reforzan el papel de la evaluación en el fortalecimiento de la misión de organización. La composición de cuatro perfiles de evaluación distintos, basados en procedimientos estadísticos exploratorios, y sus diferentes implicaciones para el aprendizaje organizacional, proporciona pistas importantes para la (re)definición de políticas públicas para el sector.CIES2022-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/100152http://hdl.handle.net/10316/100152https://doi.org/10.7458/SPP20229920622por2182-79070873-6529https://doi.org/10.7458/SPP20229920622Lopes, Mónicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-19T20:45:22Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/100152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:17:36.408746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor: implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional
Evaluation profiles in third sector organizations: differentiated implications on organizational learning
Profils d’évaluation dans les organisations du tiers secteur: implications différenciées sur l’apprentissage organisationnel
Perfiles de evaluación en organizaciones del tercer sector: implicaciones diferenciadas en el aprendizaje organizacional
title Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor: implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional
spellingShingle Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor: implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional
Lopes, Mónica
Organizações do terceiro setor
Avaliação
Accountability
Aprendizagem organizacional
Third sector organizations
Evaluation
Accountability
Organizational learning
Organisations du tiers secteur
Évaluation
Responsabilité
Apprentissage organisationnel
Organizaciones del tercer sector
Evaluación
Responsabilidad
Aprendizaje organizacional
title_short Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor: implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional
title_full Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor: implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional
title_fullStr Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor: implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional
title_full_unstemmed Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor: implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional
title_sort Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor: implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional
author Lopes, Mónica
author_facet Lopes, Mónica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Mónica
dc.subject.por.fl_str_mv Organizações do terceiro setor
Avaliação
Accountability
Aprendizagem organizacional
Third sector organizations
Evaluation
Accountability
Organizational learning
Organisations du tiers secteur
Évaluation
Responsabilité
Apprentissage organisationnel
Organizaciones del tercer sector
Evaluación
Responsabilidad
Aprendizaje organizacional
topic Organizações do terceiro setor
Avaliação
Accountability
Aprendizagem organizacional
Third sector organizations
Evaluation
Accountability
Organizational learning
Organisations du tiers secteur
Évaluation
Responsabilité
Apprentissage organisationnel
Organizaciones del tercer sector
Evaluación
Responsabilidad
Aprendizaje organizacional
description Este artigo explora padrões de representações e práticas de avaliação nas organizações do terceiro setor (OTS) no quadro das relações de accountability. A estratégia de pesquisa assenta na análise interpretativa de entrevistas com 45 atores sociais dos campos da avaliação e do terceiro setor, e na aplicação de um inquérito por questionário a representantes de 575 OTS a operar em Portugal. A análise permite ponderar a implicação e relevância de uma diversidade de variáveis associadas quer ao ambiente interno, quer ao contexto institucional, na configuração das conceções e práticas de avaliação, e aferir sobre as barreiras e fatores potenciadores do papel da avaliação no reforço da missão das organizações. A composição de quatro perfis de avaliação distintos, a partir de procedimentos estatísticos exploratórios, e suas implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional, permite lançar pistas importantes para a (re)definição das políticas públicas para o setor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/100152
http://hdl.handle.net/10316/100152
https://doi.org/10.7458/SPP20229920622
url http://hdl.handle.net/10316/100152
https://doi.org/10.7458/SPP20229920622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-7907
0873-6529
https://doi.org/10.7458/SPP20229920622
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CIES
publisher.none.fl_str_mv CIES
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134071446568960