O Ecce Homo de Borja: notas para um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alarcão, Miguel
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/gaudiumsciendi.2013.2595
Resumo: On 23rd. August 2012, Rodrigo Guedes de Carvalho, the journalist and editor of Jornal da Noite, broadcast by SIC, reported the news of an unusual ‘restoration’: that of a fresco, entitled Ecce Homoand painted by Elías García Martínez (1858-1934) in the Church of Our Lady of Mercy in Borja, by an octogenarian lady, Mrs. Cecilia Giménez. The national and international proportions attained by the media coverage of this incident encouraged us to share a few comments as an occasional observer of the contemporary cultural scene. In fact, despite the odd circumstances surrounding the episode, it reflects not only such timeless realities as the power of Faith and Art, but also the ways in which some present cultural practices regard and relate (to) them.
id RCAP_54bd3484b9401294334da4abc10ae79d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2595
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Ecce Homo de Borja: notas para um estudo de casoOn 23rd. August 2012, Rodrigo Guedes de Carvalho, the journalist and editor of Jornal da Noite, broadcast by SIC, reported the news of an unusual ‘restoration’: that of a fresco, entitled Ecce Homoand painted by Elías García Martínez (1858-1934) in the Church of Our Lady of Mercy in Borja, by an octogenarian lady, Mrs. Cecilia Giménez. The national and international proportions attained by the media coverage of this incident encouraged us to share a few comments as an occasional observer of the contemporary cultural scene. In fact, despite the odd circumstances surrounding the episode, it reflects not only such timeless realities as the power of Faith and Art, but also the ways in which some present cultural practices regard and relate (to) them.Na edição de 23 de Agosto de 2012 do “Jornal da Noite” da SIC, Rodrigo Guedes de Carvalho apresentava a notícia do ‘restauro’ do fresco Ecce Homo, pintado por Elías García Martínez(1858-1934) na Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia de Borja, por uma octogenária, D. Cecilia Giménez. As proporções nacionais e internacionais assumidas pela cobertura mediática do caso incitaram-nos a alguns comentários, na qualidade de observador ocasional de realidades culturais contemporâneas. Na verdade, apesar dos aspectos rocambolescos deste episódio, ele evidencia não só fenómenos tão intemporais quanto o poder da Fé e da Arte, mas também os modos como algumas práticas culturais de hoje em dia as encaram, relacionam e com elas se relacionam.Universidade Católica Portuguesa2013-06-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/gaudiumsciendi.2013.2595oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2595Gaudium Sciendi; No 4 (2013): Direito; 125-138Gaudium Sciendi; n. 4 (2013): Direito; 125-1382182-760510.34632/gaudiumsciendi.2013.n4reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/gaudiumsciendi/article/view/2595https://doi.org/10.34632/gaudiumsciendi.2013.2595https://revistas.ucp.pt/index.php/gaudiumsciendi/article/view/2595/2506Direitos de Autor (c) 2013 Miguel Alarcãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlarcão, Miguel2022-09-20T11:32:28Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:27.655897Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Ecce Homo de Borja: notas para um estudo de caso
title O Ecce Homo de Borja: notas para um estudo de caso
spellingShingle O Ecce Homo de Borja: notas para um estudo de caso
Alarcão, Miguel
title_short O Ecce Homo de Borja: notas para um estudo de caso
title_full O Ecce Homo de Borja: notas para um estudo de caso
title_fullStr O Ecce Homo de Borja: notas para um estudo de caso
title_full_unstemmed O Ecce Homo de Borja: notas para um estudo de caso
title_sort O Ecce Homo de Borja: notas para um estudo de caso
author Alarcão, Miguel
author_facet Alarcão, Miguel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alarcão, Miguel
description On 23rd. August 2012, Rodrigo Guedes de Carvalho, the journalist and editor of Jornal da Noite, broadcast by SIC, reported the news of an unusual ‘restoration’: that of a fresco, entitled Ecce Homoand painted by Elías García Martínez (1858-1934) in the Church of Our Lady of Mercy in Borja, by an octogenarian lady, Mrs. Cecilia Giménez. The national and international proportions attained by the media coverage of this incident encouraged us to share a few comments as an occasional observer of the contemporary cultural scene. In fact, despite the odd circumstances surrounding the episode, it reflects not only such timeless realities as the power of Faith and Art, but also the ways in which some present cultural practices regard and relate (to) them.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/gaudiumsciendi.2013.2595
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2595
url https://doi.org/10.34632/gaudiumsciendi.2013.2595
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/gaudiumsciendi/article/view/2595
https://doi.org/10.34632/gaudiumsciendi.2013.2595
https://revistas.ucp.pt/index.php/gaudiumsciendi/article/view/2595/2506
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2013 Miguel Alarcão
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2013 Miguel Alarcão
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Gaudium Sciendi; No 4 (2013): Direito; 125-138
Gaudium Sciendi; n. 4 (2013): Direito; 125-138
2182-7605
10.34632/gaudiumsciendi.2013.n4
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130359398400000