Desafiosos para a sala de aula com o GeoGebra, livro de resumos do VII Dia GeoGebra Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/20627 |
Resumo: | Colaboraram neste evento: Instituto GeoGebra da Escola Superior Pedagógica do Bengo (Angola); Instituto GeoGebra na Universidade de Cabo Verde (Cabo Verde); Instituto GeoGebra na Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique); Instituto GeoGebra de São Paulo (IGP). Foram organizadores do evento o Instituto GeoGebra Portugal, o Centro de Investigação & Inovação em Educação e Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. |
id |
RCAP_54d569fc56a9169395dd3c6d7330fca0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20627 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desafiosos para a sala de aula com o GeoGebra, livro de resumos do VII Dia GeoGebra PortugalGeoGebraEnsino e aprendizagem da matemáticaPensamento ComputacionalFormação de ProfessoresColaboraram neste evento: Instituto GeoGebra da Escola Superior Pedagógica do Bengo (Angola); Instituto GeoGebra na Universidade de Cabo Verde (Cabo Verde); Instituto GeoGebra na Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique); Instituto GeoGebra de São Paulo (IGP). Foram organizadores do evento o Instituto GeoGebra Portugal, o Centro de Investigação & Inovação em Educação e Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.Atualmente o uso da tecnologia na sala de aula de Matemática ainda constitui um desafio a descobrir e a aprofundar. Assim, é importante continuar a refletir sobre o modo como a integramos para promover uma aprendizagem sólida da Matemática, desenvolvendo competências de literacia computacional, mas simultaneamente promovendo a criatividade, a autonomia individual e a autoregulação das aprendizagens matemáticas. Nos últimos anos o uso do GeoGebra tem ajudado a que a utilização da tecnologia seja uma realidade nas salas de aula numa rede internacional significativa e numa perspetiva inter- disciplinar, especialmente, relacionada com a robótica e com outras áreas criativas, numa abordagem designada por STEAM. Concretamente, este VII Dia do Geogebra está orientado para as exigências curriculares atuais das Aprendizagens Essenciais da Matemática propostas pelo Ministério da Educação, designadamente, o Pensamento Computacional, com a partilha de projetos e experiências investigativas realizadas em sala de aula com o Geogebra, em diferentes níveis de ensino. Para aprofundar este debate contamos ainda com a presença do algebrista Abraham Arcavi, de renome internacional, para refletirmos sobre a importância da Álgebra no desenvolvimento do raciocínio algébrico e do pensamento computacional e compreender, ainda melhor, a opção curricular deste domínio surgir autonomamente, no Ciclo do Ensino Básico, nas Aprendizagens Essenciais da Matemática.Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação Ciência e Cultura (OEI) e Fundação para a Ciência e TecnologiaInstituto GeoGebra PortugalRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDos Santos Dos Santos, José Manuel2022-06-21T12:05:46Z2022-05-122022-05-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/20627porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:08Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20627Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:40.956058Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafiosos para a sala de aula com o GeoGebra, livro de resumos do VII Dia GeoGebra Portugal |
title |
Desafiosos para a sala de aula com o GeoGebra, livro de resumos do VII Dia GeoGebra Portugal |
spellingShingle |
Desafiosos para a sala de aula com o GeoGebra, livro de resumos do VII Dia GeoGebra Portugal Dos Santos Dos Santos, José Manuel GeoGebra Ensino e aprendizagem da matemática Pensamento Computacional Formação de Professores |
title_short |
Desafiosos para a sala de aula com o GeoGebra, livro de resumos do VII Dia GeoGebra Portugal |
title_full |
Desafiosos para a sala de aula com o GeoGebra, livro de resumos do VII Dia GeoGebra Portugal |
title_fullStr |
Desafiosos para a sala de aula com o GeoGebra, livro de resumos do VII Dia GeoGebra Portugal |
title_full_unstemmed |
Desafiosos para a sala de aula com o GeoGebra, livro de resumos do VII Dia GeoGebra Portugal |
title_sort |
Desafiosos para a sala de aula com o GeoGebra, livro de resumos do VII Dia GeoGebra Portugal |
author |
Dos Santos Dos Santos, José Manuel |
author_facet |
Dos Santos Dos Santos, José Manuel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dos Santos Dos Santos, José Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GeoGebra Ensino e aprendizagem da matemática Pensamento Computacional Formação de Professores |
topic |
GeoGebra Ensino e aprendizagem da matemática Pensamento Computacional Formação de Professores |
description |
Colaboraram neste evento: Instituto GeoGebra da Escola Superior Pedagógica do Bengo (Angola); Instituto GeoGebra na Universidade de Cabo Verde (Cabo Verde); Instituto GeoGebra na Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique); Instituto GeoGebra de São Paulo (IGP). Foram organizadores do evento o Instituto GeoGebra Portugal, o Centro de Investigação & Inovação em Educação e Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-21T12:05:46Z 2022-05-12 2022-05-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/20627 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/20627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/plain; charset=utf-8 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto GeoGebra Portugal |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto GeoGebra Portugal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131495545176064 |