Desafiosos para a sala de aula com o GeoGebra, livro de resumos do VII Dia GeoGebra Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dos Santos Dos Santos, José Manuel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20627
Resumo: Colaboraram neste evento: Instituto GeoGebra da Escola Superior Pedagógica do Bengo (Angola); Instituto GeoGebra na Universidade de Cabo Verde (Cabo Verde); Instituto GeoGebra na Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique); Instituto GeoGebra de São Paulo (IGP). Foram organizadores do evento o Instituto GeoGebra Portugal, o Centro de Investigação & Inovação em Educação e Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.
id RCAP_54d569fc56a9169395dd3c6d7330fca0
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20627
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafiosos para a sala de aula com o GeoGebra, livro de resumos do VII Dia GeoGebra PortugalGeoGebraEnsino e aprendizagem da matemáticaPensamento ComputacionalFormação de ProfessoresColaboraram neste evento: Instituto GeoGebra da Escola Superior Pedagógica do Bengo (Angola); Instituto GeoGebra na Universidade de Cabo Verde (Cabo Verde); Instituto GeoGebra na Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique); Instituto GeoGebra de São Paulo (IGP). Foram organizadores do evento o Instituto GeoGebra Portugal, o Centro de Investigação & Inovação em Educação e Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.Atualmente o uso da tecnologia na sala de aula de Matemática ainda constitui um desafio a descobrir e a aprofundar. Assim, é importante continuar a refletir sobre o modo como a integramos para promover uma aprendizagem sólida da Matemática, desenvolvendo competências de literacia computacional, mas simultaneamente promovendo a criatividade, a autonomia individual e a autoregulação das aprendizagens matemáticas. Nos últimos anos o uso do GeoGebra tem ajudado a que a utilização da tecnologia seja uma realidade nas salas de aula numa rede internacional significativa e numa perspetiva inter- disciplinar, especialmente, relacionada com a robótica e com outras áreas criativas, numa abordagem designada por STEAM. Concretamente, este VII Dia do Geogebra está orientado para as exigências curriculares atuais das Aprendizagens Essenciais da Matemática propostas pelo Ministério da Educação, designadamente, o Pensamento Computacional, com a partilha de projetos e experiências investigativas realizadas em sala de aula com o Geogebra, em diferentes níveis de ensino. Para aprofundar este debate contamos ainda com a presença do algebrista Abraham Arcavi, de renome internacional, para refletirmos sobre a importância da Álgebra no desenvolvimento do raciocínio algébrico e do pensamento computacional e compreender, ainda melhor, a opção curricular deste domínio surgir autonomamente, no Ciclo do Ensino Básico, nas Aprendizagens Essenciais da Matemática.Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação Ciência e Cultura (OEI) e Fundação para a Ciência e TecnologiaInstituto GeoGebra PortugalRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDos Santos Dos Santos, José Manuel2022-06-21T12:05:46Z2022-05-122022-05-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/20627porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:08Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20627Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:40.956058Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafiosos para a sala de aula com o GeoGebra, livro de resumos do VII Dia GeoGebra Portugal
title Desafiosos para a sala de aula com o GeoGebra, livro de resumos do VII Dia GeoGebra Portugal
spellingShingle Desafiosos para a sala de aula com o GeoGebra, livro de resumos do VII Dia GeoGebra Portugal
Dos Santos Dos Santos, José Manuel
GeoGebra
Ensino e aprendizagem da matemática
Pensamento Computacional
Formação de Professores
title_short Desafiosos para a sala de aula com o GeoGebra, livro de resumos do VII Dia GeoGebra Portugal
title_full Desafiosos para a sala de aula com o GeoGebra, livro de resumos do VII Dia GeoGebra Portugal
title_fullStr Desafiosos para a sala de aula com o GeoGebra, livro de resumos do VII Dia GeoGebra Portugal
title_full_unstemmed Desafiosos para a sala de aula com o GeoGebra, livro de resumos do VII Dia GeoGebra Portugal
title_sort Desafiosos para a sala de aula com o GeoGebra, livro de resumos do VII Dia GeoGebra Portugal
author Dos Santos Dos Santos, José Manuel
author_facet Dos Santos Dos Santos, José Manuel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Dos Santos Dos Santos, José Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra
Ensino e aprendizagem da matemática
Pensamento Computacional
Formação de Professores
topic GeoGebra
Ensino e aprendizagem da matemática
Pensamento Computacional
Formação de Professores
description Colaboraram neste evento: Instituto GeoGebra da Escola Superior Pedagógica do Bengo (Angola); Instituto GeoGebra na Universidade de Cabo Verde (Cabo Verde); Instituto GeoGebra na Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique); Instituto GeoGebra de São Paulo (IGP). Foram organizadores do evento o Instituto GeoGebra Portugal, o Centro de Investigação & Inovação em Educação e Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-21T12:05:46Z
2022-05-12
2022-05-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/20627
url http://hdl.handle.net/10400.22/20627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto GeoGebra Portugal
publisher.none.fl_str_mv Instituto GeoGebra Portugal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131495545176064