Suportar o processo de gestão dos estabelecimentos de ensino, através da utilização de técnicas de Business Intelligence (BI)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/35243 |
Resumo: | Projeto de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação |
id |
RCAP_54d81fe7ab56a434232a653ccedaa7ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35243 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Suportar o processo de gestão dos estabelecimentos de ensino, através da utilização de técnicas de Business Intelligence (BI)Support the process of management education institutions through the use of business intelligence (BI)681.3371Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaProjeto de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de InformaçãoBusiness Intelligence (BI) pode ser compreendido como um método que visa ajudar as empresas a tomar decisões inteligentes, mediante dados e informações recolhidas pelos diversos sistemas de informação. Os sistemas de Business Intelligence tradicionalmente estão associadas à utilização de Data Warehouses (DW) que são considerados como sendo um armazém de dados, mais concretamente um repositório integrado que permite o armazenamento de informação relevante para a tomada de decisão. Com a necessidade de se otimizar o processo de decisão, torna-se necessário proceder à integração dos dados em tempo real. Ao mesmo tempo, é crucial superar barreiras ao nível do tempo e do espaço, desenvolvendo plataformas tão universais quanto possíveis, acessíveis em qualquer lugar e em qualquer altura do tempo. Com o objetivo de suportar o software escolar já existente pela empresa Inovar +AZ, foi proposto a realização de uma plataforma de BI, aplicado à área da Educação, mais concretamente, aos agrupamentos de escolas do ensino básico e secundário, para que estes tenham um processo de decisão mais objetivo e eficaz. Para objetivos iniciais, este passou pela recolha de dados referente a várias escolas em que englobava desde o processo da matrícula até à sua finalização dentro daquele ano letivo. Para tal foi necessário fazer o levantamento de todos os requisitos, assim como estudá-los. A partir daí foi elaborado o modelo dimensional para ser possível a construção da plataforma de BI. Foi realizado um conjunto de testes recorrendo aos dados recolhidos. Os resultados preliminares destes testes mostraram que era possível calcular, estatisticamente, a percentagem de transições de determinada escola e de determinado ano letivo, para que assim se possam tomar medidas sobre esses mesmos dados. Para além destes indicadores, também é possível fazer uma média por disciplina, por ano de escolaridade, por ano letivo e por tipo de curso, das notas finais. O que acaba por influenciar todo o processo de transição escolar. Face ao trabalho exposto este passa por desenvolver e testar os indicadores na área da Educação.Business Intelligence (BI) can be understand as a method which can help companies to make smart decisions, through data and information collected by information systems. Traditionally Business Intelligence systems are associated the use of Data Warehouses (DW). DW is considered a repository built specifically to allow storage of relevant information for making decision. With the need to optimize the decision process, it is necessary to integrate real-time data. At the same time, it is crucial to overcome the barriers of time and space level, developing as universal as possible, accessible platforms anywhere and at any point in time. Aiming to support the existing school software developed by Inovar + AZ, a BI platform applied to the area of Education, more specifically, clusters of primary schools and secondary schools, has been proposed so that they have one decision process more objective and effective. The initial tasks passed by collecting data regarding various choices encompassing the process since the student registration until the finish of the school year. For this it was necessary to survey all the requirements, as well as study them. Thereafter a dimensional model was developed in order to be possible to build BI platform. A set of tests was performed using the collected data. Preliminary results of these tests showed that it was possible to statistically calculate the percentage of transitions from certain school and given school year, so that they may take action on these same data. In addition to these indicators, it is also possible to make an average per subject, per grade, per school year and by type of course, final grades. What ends up influencing the entire process of school transition. This work was focused in develop a global BI solution in the area of Education.Portela, FilipeUniversidade do MinhoFerreira, Andreia Patrícia Gomes20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35243porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35243Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:58.329656Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Suportar o processo de gestão dos estabelecimentos de ensino, através da utilização de técnicas de Business Intelligence (BI) Support the process of management education institutions through the use of business intelligence (BI) |
title |
Suportar o processo de gestão dos estabelecimentos de ensino, através da utilização de técnicas de Business Intelligence (BI) |
spellingShingle |
Suportar o processo de gestão dos estabelecimentos de ensino, através da utilização de técnicas de Business Intelligence (BI) Ferreira, Andreia Patrícia Gomes 681.3 371 Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
title_short |
Suportar o processo de gestão dos estabelecimentos de ensino, através da utilização de técnicas de Business Intelligence (BI) |
title_full |
Suportar o processo de gestão dos estabelecimentos de ensino, através da utilização de técnicas de Business Intelligence (BI) |
title_fullStr |
Suportar o processo de gestão dos estabelecimentos de ensino, através da utilização de técnicas de Business Intelligence (BI) |
title_full_unstemmed |
Suportar o processo de gestão dos estabelecimentos de ensino, através da utilização de técnicas de Business Intelligence (BI) |
title_sort |
Suportar o processo de gestão dos estabelecimentos de ensino, através da utilização de técnicas de Business Intelligence (BI) |
author |
Ferreira, Andreia Patrícia Gomes |
author_facet |
Ferreira, Andreia Patrícia Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Portela, Filipe Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Andreia Patrícia Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
681.3 371 Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
topic |
681.3 371 Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
description |
Projeto de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/35243 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/35243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132887360995328 |