O ensino e a paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Ângela Maria Teixeira da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/3251
Resumo: Ao nível do Ensino ser portador de Paralisia Cerebral é possuir uma Necessidade Educativa Especial permanente de carater motor, mas dada a complexidade e os diferentes tipos desta perturbação esse handicap pode ser uma barreira à aquisição da alfabetização. Tendo em conta que estas crianças se encontram em situação de inclusão no Sistema Educativo de acordo com o Decreto-Lei nº 3/2008, de 7 de Janeiro, achámos pertinente estudar a atitude dos professores do primeiro ciclo face à inclusão das crianças com paralisia cerebral na classe regular. Pois, como se sabe é ao professor do primeiro ciclo que cabe o primeiro papel de alfabetização das crianças. Lidar com crianças portadoras desta problemática num contexto de turma, onde os programas e currículos são tão extensos e trabalhosos não é tarefa fácil, por isso torna-se urgente desmistificar alguns tabus, no sentido de se conseguir vir a promover uma inclusão de sucesso, onde estas crianças tenham de facto igualdade de oportunidades.
id RCAP_55108d5be970e3ceb75e8b0ff7d846b8
oai_identifier_str oai:recil.ulusofona.pt:10437/3251
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino e a paralisia cerebralEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALPARALISIA CEREBRALNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISEDUCAÇAO INCLUSIVAEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONCEREBRAL PALSYSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSINCLUSIVE EDUCATIONAo nível do Ensino ser portador de Paralisia Cerebral é possuir uma Necessidade Educativa Especial permanente de carater motor, mas dada a complexidade e os diferentes tipos desta perturbação esse handicap pode ser uma barreira à aquisição da alfabetização. Tendo em conta que estas crianças se encontram em situação de inclusão no Sistema Educativo de acordo com o Decreto-Lei nº 3/2008, de 7 de Janeiro, achámos pertinente estudar a atitude dos professores do primeiro ciclo face à inclusão das crianças com paralisia cerebral na classe regular. Pois, como se sabe é ao professor do primeiro ciclo que cabe o primeiro papel de alfabetização das crianças. Lidar com crianças portadoras desta problemática num contexto de turma, onde os programas e currículos são tão extensos e trabalhosos não é tarefa fácil, por isso torna-se urgente desmistificar alguns tabus, no sentido de se conseguir vir a promover uma inclusão de sucesso, onde estas crianças tenham de facto igualdade de oportunidades.In what Education is concerned, carrying a cerebral palsy is to have a permanent Special Education Need of motor control. Due to the complexity and the different types of this disorder this handicap can be a barrier to the acquisition of literacy. Considering that these children are in a situation of inclusion in the Educational System in accordance with Decree-Law No. 3/2008, of January 7, we considered relevant to study the attitude of elementary school teachers faced with the inclusion of children with cerebral palsy in the regular class. As we all know is the primary teacher’s responsibility the first role to provide literacy to children. Dealing with children with this problem in the context of class, where programs and curricula are so extensive and laborious, it is not an easy task. Therefore, it is urgent to demystify some taboos, in order to obtain an inclusion of success, where these children have, in fact, equal opportunities.2013-02-25T14:13:05Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3251porAfonso, Ângela Maria Teixeira da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T11:45:17Zoai:recil.ulusofona.pt:10437/3251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T11:45:17Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino e a paralisia cerebral
title O ensino e a paralisia cerebral
spellingShingle O ensino e a paralisia cerebral
Afonso, Ângela Maria Teixeira da Silva
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
PARALISIA CEREBRAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCAÇAO INCLUSIVA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
CEREBRAL PALSY
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
INCLUSIVE EDUCATION
title_short O ensino e a paralisia cerebral
title_full O ensino e a paralisia cerebral
title_fullStr O ensino e a paralisia cerebral
title_full_unstemmed O ensino e a paralisia cerebral
title_sort O ensino e a paralisia cerebral
author Afonso, Ângela Maria Teixeira da Silva
author_facet Afonso, Ângela Maria Teixeira da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Ângela Maria Teixeira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
PARALISIA CEREBRAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCAÇAO INCLUSIVA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
CEREBRAL PALSY
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
INCLUSIVE EDUCATION
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
PARALISIA CEREBRAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCAÇAO INCLUSIVA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
CEREBRAL PALSY
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
INCLUSIVE EDUCATION
description Ao nível do Ensino ser portador de Paralisia Cerebral é possuir uma Necessidade Educativa Especial permanente de carater motor, mas dada a complexidade e os diferentes tipos desta perturbação esse handicap pode ser uma barreira à aquisição da alfabetização. Tendo em conta que estas crianças se encontram em situação de inclusão no Sistema Educativo de acordo com o Decreto-Lei nº 3/2008, de 7 de Janeiro, achámos pertinente estudar a atitude dos professores do primeiro ciclo face à inclusão das crianças com paralisia cerebral na classe regular. Pois, como se sabe é ao professor do primeiro ciclo que cabe o primeiro papel de alfabetização das crianças. Lidar com crianças portadoras desta problemática num contexto de turma, onde os programas e currículos são tão extensos e trabalhosos não é tarefa fácil, por isso torna-se urgente desmistificar alguns tabus, no sentido de se conseguir vir a promover uma inclusão de sucesso, onde estas crianças tenham de facto igualdade de oportunidades.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-02-25T14:13:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/3251
url http://hdl.handle.net/10437/3251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543975302594560