A configuração enquanto parâmetro fonológico na construção dos gestos no domínio da Geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Teresa Reynolds de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/34793
Resumo: A utilização da terminologia específica da Geometria Plana e da Geometria Espacial está presente nos currículos do Ensino Básico nas disciplinas de Matemática e de Educação Visual e Educação Visual e Tecnológica do 2.º e 3.º Ciclos e nas disciplinas de Geometria Descritiva no Ensino secundário. O objetivo deste estudo foi fazer o levantamento da terminologia existente em Língua Gestual Portuguesa em dicionários oficialmente reconhecidos e em plataformas de contexto escolar onde são abordados temas específicos desta área. Depois de feito o levantamento, foi realizada uma análise dos gestos encontrados. Foram estabelecidas relações quanto às suas características no parâmetro fonológico da configuração da mão, foram reunidas as semelhanças e as diferenças de configuração das mãos utilizadas quer na produção de gestos relativos a conceitos bidimensionais, como a conceitos espaciais onde entra a tridimensionalidade própria da Geometria Descritiva.
id RCAP_55108ff2cd26ea6a4e74fab2c9863940
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34793
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A configuração enquanto parâmetro fonológico na construção dos gestos no domínio da GeometriaHandshape as a phonological parameter in Geometry signs genesisEnsino de surdosGeometria descritivaLíngua Gestual Portuguesa (LGP)Terminologia específicaDeaf educationDescriptive geometryPortuguese Sign Language (LGP)Specific terminologyA utilização da terminologia específica da Geometria Plana e da Geometria Espacial está presente nos currículos do Ensino Básico nas disciplinas de Matemática e de Educação Visual e Educação Visual e Tecnológica do 2.º e 3.º Ciclos e nas disciplinas de Geometria Descritiva no Ensino secundário. O objetivo deste estudo foi fazer o levantamento da terminologia existente em Língua Gestual Portuguesa em dicionários oficialmente reconhecidos e em plataformas de contexto escolar onde são abordados temas específicos desta área. Depois de feito o levantamento, foi realizada uma análise dos gestos encontrados. Foram estabelecidas relações quanto às suas características no parâmetro fonológico da configuração da mão, foram reunidas as semelhanças e as diferenças de configuração das mãos utilizadas quer na produção de gestos relativos a conceitos bidimensionais, como a conceitos espaciais onde entra a tridimensionalidade própria da Geometria Descritiva.The use of the specific terminology of Flat Geometry and Spatial Geometry is present in the curricula of Basic Education in the subjects of Mathematics and Visual Education and Visual and Technological Education in the middle school and in the disciplines of Descriptive Geometry in high school.The aim of this study was to survey existing terminology in Portuguese Sign Language in officially recognized dictionaries and in school context platforms where specific themes of this area are addressed.After the survey, an analysis of the gestures found was made. Relationships were established regarding the phonological parameters of the hand configuration, the similarities and the differences in the configuration of the hands used, both in the production of gestures related to two-dimensional concepts, and in the spatial concepts where the three-dimensionality of the Descriptive Geometry were introduced.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSousa, Ana Teresa Reynolds de2021-09-13T15:40:08Z2017-01-012017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34793por1647-055910.34632/cadernosdesaude.2017.2862info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:19Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34793Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:12.897025Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A configuração enquanto parâmetro fonológico na construção dos gestos no domínio da Geometria
Handshape as a phonological parameter in Geometry signs genesis
title A configuração enquanto parâmetro fonológico na construção dos gestos no domínio da Geometria
spellingShingle A configuração enquanto parâmetro fonológico na construção dos gestos no domínio da Geometria
Sousa, Ana Teresa Reynolds de
Ensino de surdos
Geometria descritiva
Língua Gestual Portuguesa (LGP)
Terminologia específica
Deaf education
Descriptive geometry
Portuguese Sign Language (LGP)
Specific terminology
title_short A configuração enquanto parâmetro fonológico na construção dos gestos no domínio da Geometria
title_full A configuração enquanto parâmetro fonológico na construção dos gestos no domínio da Geometria
title_fullStr A configuração enquanto parâmetro fonológico na construção dos gestos no domínio da Geometria
title_full_unstemmed A configuração enquanto parâmetro fonológico na construção dos gestos no domínio da Geometria
title_sort A configuração enquanto parâmetro fonológico na construção dos gestos no domínio da Geometria
author Sousa, Ana Teresa Reynolds de
author_facet Sousa, Ana Teresa Reynolds de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Teresa Reynolds de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de surdos
Geometria descritiva
Língua Gestual Portuguesa (LGP)
Terminologia específica
Deaf education
Descriptive geometry
Portuguese Sign Language (LGP)
Specific terminology
topic Ensino de surdos
Geometria descritiva
Língua Gestual Portuguesa (LGP)
Terminologia específica
Deaf education
Descriptive geometry
Portuguese Sign Language (LGP)
Specific terminology
description A utilização da terminologia específica da Geometria Plana e da Geometria Espacial está presente nos currículos do Ensino Básico nas disciplinas de Matemática e de Educação Visual e Educação Visual e Tecnológica do 2.º e 3.º Ciclos e nas disciplinas de Geometria Descritiva no Ensino secundário. O objetivo deste estudo foi fazer o levantamento da terminologia existente em Língua Gestual Portuguesa em dicionários oficialmente reconhecidos e em plataformas de contexto escolar onde são abordados temas específicos desta área. Depois de feito o levantamento, foi realizada uma análise dos gestos encontrados. Foram estabelecidas relações quanto às suas características no parâmetro fonológico da configuração da mão, foram reunidas as semelhanças e as diferenças de configuração das mãos utilizadas quer na produção de gestos relativos a conceitos bidimensionais, como a conceitos espaciais onde entra a tridimensionalidade própria da Geometria Descritiva.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
2017-01-01T00:00:00Z
2021-09-13T15:40:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/34793
url http://hdl.handle.net/10400.14/34793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-0559
10.34632/cadernosdesaude.2017.2862
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132000481705984