A utilização da madeira no aquecimento escolar na região de Viseu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/1890 |
Resumo: | Mestrado em Engenharia de Materiais Lenhocelulósicos - Instituto Superior de Agronomia |
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A utilização da madeira no aquecimento escolar na região de ViseuThe use of wood in school heating at the council of Viseuwoodschool heatingwood powermadeiraaquecimento escolarenergia da madeiraMestrado em Engenharia de Materiais Lenhocelulósicos - Instituto Superior de AgronomiaThe school net of the primary scholastic degree at the council of Viseu contains 105 (one hundred and five) schools well distributed by its 34 (thirty four) main localities. The heating systems are mostly composed by small wood stoves. However, this tendency has been changing as the city council intends to modify the wood heating systems to diesel heating systems. With this dissertation it was intended to compare, in an environmental point of view, schools with wood heating systems against schools with diesel heating systems. The methodology used in the environmental comparison of the two heating systems was the Life Cycle Assessment. The results were obtained using the SimaPro software, and it was concluded that the firewood heating systems are, according to the environmental point of view, preferable to the diesel heating systems, for most of the impact categories that were considered. According to the obtained results, recommendations have been made in order to allow decision agents to elaborate environmental friendly power policies due to the environmental impact and cost reduction as well as social improvement associated to school heating. ----RESUMO----A rede escolar do ensino básico no concelho de Viseu abrange 105 escolas distribuídas pelas suas 34 freguesias. Os sistemas de aquecimento são maioritariamente compostos por pequenos fogões alimentados a lenha. No entanto, esta tendência tem vindo a alterar-se na medida em que a autarquia pretende modificar os sistemas de aquecimento a lenha para sistemas de aquecimento central a diesel. Com este trabalho pretendeu-se comparar, do ponto de vista ambiental, as escolas que dispõem de sistemas de aquecimento a lenha com as escolas que apresentam sistemas de aquecimento a diesel. A metodologia utilizada na comparação ambiental dos dois sistemas de aquecimento foi a Análise de Ciclo de Vida (ACV). Os resultados foram obtidos com recurso ao software SimaPro, tendo-se concluído que os sistemas de aquecimento a lenha são do ponto de vista ambiental preferíveis aos sistemas a diesel para a maioria das categorias de impacte consideradas. Com base nos resultados obtidos, efectuaram-se recomendações de modo a permitir aos agentes decisores a elaboração de políticas energéticas mais amigas do ambiente que possibilitem a redução dos impactes ambientais e dos custos, bem como a melhoria das condições sociais que poderão estar associadas ao aquecimento escolar.Ferreira, José Vicente RodriguesRepositório da Universidade de LisboaPinto, Anabela Martins Correia2010-04-29T14:12:04Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/1890porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:33:08Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/1890Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:49:59.536062Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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