Contextos não formais e informais: recursos educativos a explorar com crianças dos 3 aos 6 anos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36197 |
Resumo: | Este Relatório foi elaborado no âmbito do estágio em Jardim de Infância do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar. O desenvolvimento global do indivíduo está intimamente ligado ao processo educativo, bem como aos respetivos contextos educativos, sendo de salientar que cada contexto tem a sua relevância e, em cada um deles, se fazem aprendizagens significativas. O conhecimento pode surgir de vários contextos, sejam formais, informais ou não formais e o indivíduo, ao longo da vida, a partir do contacto com a sociedade, culturas e hábitos, vai construindo o seu conhecimento, muito para além do que se aprende na escola. Partindo deste pressuposto, considerou-se relevante estudar o contributo dos contextos não formais e informais na Educação Pré-Escolar. Para tal, procurou-se fundamentar o tema recorrendo a vários autores para aprofundar alguns conceitos como educação formal, não formal e informal, bem como estudar a importância da Educação Pré-Escolar no desenvolvimento das crianças e o papel do/a educador/a na promoção de atividades em contextos diferenciados. Assim, o presente trabalho retrata o estudo realizado sobre a importância dos contextos não formais e informais como recursos educativos na Educação Pré-Escolar, através das perceções da equipa educativa, das famílias e das crianças. Os dados obtidos reforçam que a Educação Pré-Escolar recorre frequentemente a contextos não formais e informais e que o contacto com diversos contextos é visto pela equipa educativa como uma ferramenta imprescindível para a construção da cidadania da criança. |
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Contextos não formais e informais: recursos educativos a explorar com crianças dos 3 aos 6 anosEducação Não-FormalEducação InformalEducação Pré-EscolarDesenvolvimento das CriançasContextos EducativosEste Relatório foi elaborado no âmbito do estágio em Jardim de Infância do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar. O desenvolvimento global do indivíduo está intimamente ligado ao processo educativo, bem como aos respetivos contextos educativos, sendo de salientar que cada contexto tem a sua relevância e, em cada um deles, se fazem aprendizagens significativas. O conhecimento pode surgir de vários contextos, sejam formais, informais ou não formais e o indivíduo, ao longo da vida, a partir do contacto com a sociedade, culturas e hábitos, vai construindo o seu conhecimento, muito para além do que se aprende na escola. Partindo deste pressuposto, considerou-se relevante estudar o contributo dos contextos não formais e informais na Educação Pré-Escolar. Para tal, procurou-se fundamentar o tema recorrendo a vários autores para aprofundar alguns conceitos como educação formal, não formal e informal, bem como estudar a importância da Educação Pré-Escolar no desenvolvimento das crianças e o papel do/a educador/a na promoção de atividades em contextos diferenciados. Assim, o presente trabalho retrata o estudo realizado sobre a importância dos contextos não formais e informais como recursos educativos na Educação Pré-Escolar, através das perceções da equipa educativa, das famílias e das crianças. Os dados obtidos reforçam que a Educação Pré-Escolar recorre frequentemente a contextos não formais e informais e que o contacto com diversos contextos é visto pela equipa educativa como uma ferramenta imprescindível para a construção da cidadania da criança.Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Repositório ComumMarques, Tânia Filipa Loureiro2021-04-13T09:58:26Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36197202641651porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:06.980155Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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