Design e desenvolvimento de um simulador de ambientes para PVSio-web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, José Carlos Silva Brandão
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/79824
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Informática
id RCAP_551e99406cbbe12ce1eebe47896027a6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79824
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design e desenvolvimento de um simulador de ambientes para PVSio-webDriving environmentsRapid prototypingVirtual prototypingInteractive simulationArcade and realistic driving simulationExternal controllersDesign flawsAmbientes de conduçãoPrototipagem rápidaPrototipagem virtualSimulações interactivasSimulador de condução Arcade e realistaControladores externosFalhas de designEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDissertação de mestrado em Engenharia InformáticaA library for the construction of a race simulation environment, combining a track ge nerator and a rendering engine, was developed and is described in this dissertation. The library was built on simple, but realistic rendering techniques used in old arcade games. This library also allows to visualize more realistic renderings, than the graphics aforemen tioned if the user wishes. The focus will be on the automotive domain. Virtual prototypes were developed that can be used to analyze semi-autonomous functions of a car that in volve HMI (Human-Machine Interfaces) and depend on aspects of the wider system, such as road topography. A case study based on a dangerous design flaw of the 2015 Lincoln MKC automotive dashboard will be used throughout the dissertation to test the flexibility and capabilities of the library. Human error is defined as the main cause of vehicle accidents, however it is important to highlight that incident investigations sometimes also reveal that some human errors are due to latent design flaws, rather than careless behavior. The design of interfaces in the automotive domain is of utmost importance, as any flaw could lead to use errors that have safety consequences. Interactive simulations of dashboard designs in conjunction with driving environments allow rapid simulation of different situations and facilitate the process of analysis of these designs. This dissertation describes how to use a prototype and analysis toolkit to support the de velopment of virtual prototypes that compose an interactive simulation with an automotive dashboard and its contexts of use, called driving environments. It also explored the inte gration of external controllers, such as gamepads, steering wheels, pedals (used in game consoles), virtual gamepads, virtual arrow keyboards and mobile devices with gyroscope sensor to facilitate simulation.Uma biblioteca para a construção de um ambiente de simulação de corrida, combinando um gerador de pistas e um motor de renderização, foi desenvolvida e é descrita nesta dis sertação. A biblioteca foi construída sobre técnicas de renderização simples, mas realistas, usadas em antigos jogos de arcade. Esta biblioteca também permite visualizar renderizações mais realistas, para além dos gráficos acima supracitados, caso o utilizador desejar. O foco será no domínio automóvel. Foram desenvolvidos protótipos virtuais que podem ser usados para analisar funções semi-autónomas de um veículo, que envolvem HMI (Human-Machine Interface) e que depen dem de aspectos mais amplos do sistema, como a topografia da estrada. Um caso de estudo, baseado numa falha de design perigosa do painel de instrumentos do veículo Lincoln MKC de 2015, será usado em toda a dissertação para testar a flexibilidade e as capacidades da biblioteca. O erro humano é definido como a principal causa de acidentes que envolvem veículos, no entanto, é importante ressaltar que existem investigações após-incidente, que às vezes também revelam que alguns erros humanos são causados por falhas latentes de design, e não devido a comportamentos descuidados dos condutores. O design de interfaces no domínio automóvel é de extrema importância, pois qualquer falha pode levar a erros de utilização, com consequências negativas, relacionadas com a segurança dos seus ocupantes. Simulações interactivas de designs de painéis de instrumentos em conjunto com os am bientes de condução permitem a simulação rápida de diferentes situações e facilitar o pro cesso de análise desses designs. Esta dissertação descreve como utilizar um toolkit de prototipagem e de análise para apoiar o desenvolvimento de protótipos virtuais que compõem uma simulação interativa com um painel de instrumentos e com os seus contextos de utilização, designados por am bientes de condução. Foi também explorada a integração de controladores externos, como gamepads, volantes, pedais (utilizados em consolas de jogos), gamepads virtuais, teclados de setas virtuais e controladores com sensor giroscópio, para facilitar a simulação.Campos, José C.Masci, PaoloUniversidade do MinhoGonçalves, José Carlos Silva Brandão2018-12-142018-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/79824por203011074info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:29.772380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design e desenvolvimento de um simulador de ambientes para PVSio-web
title Design e desenvolvimento de um simulador de ambientes para PVSio-web
spellingShingle Design e desenvolvimento de um simulador de ambientes para PVSio-web
Gonçalves, José Carlos Silva Brandão
Driving environments
Rapid prototyping
Virtual prototyping
Interactive simulation
Arcade and realistic driving simulation
External controllers
Design flaws
Ambientes de condução
Prototipagem rápida
Prototipagem virtual
Simulações interactivas
Simulador de condução Arcade e realista
Controladores externos
Falhas de design
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Design e desenvolvimento de um simulador de ambientes para PVSio-web
title_full Design e desenvolvimento de um simulador de ambientes para PVSio-web
title_fullStr Design e desenvolvimento de um simulador de ambientes para PVSio-web
title_full_unstemmed Design e desenvolvimento de um simulador de ambientes para PVSio-web
title_sort Design e desenvolvimento de um simulador de ambientes para PVSio-web
author Gonçalves, José Carlos Silva Brandão
author_facet Gonçalves, José Carlos Silva Brandão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, José C.
Masci, Paolo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, José Carlos Silva Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Driving environments
Rapid prototyping
Virtual prototyping
Interactive simulation
Arcade and realistic driving simulation
External controllers
Design flaws
Ambientes de condução
Prototipagem rápida
Prototipagem virtual
Simulações interactivas
Simulador de condução Arcade e realista
Controladores externos
Falhas de design
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Driving environments
Rapid prototyping
Virtual prototyping
Interactive simulation
Arcade and realistic driving simulation
External controllers
Design flaws
Ambientes de condução
Prototipagem rápida
Prototipagem virtual
Simulações interactivas
Simulador de condução Arcade e realista
Controladores externos
Falhas de design
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Dissertação de mestrado em Engenharia Informática
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14
2018-12-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/79824
url https://hdl.handle.net/1822/79824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203011074
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132587983110144