Entre imagens e deslocamentos: descaminhos de uma pesquisa em educação ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.377 |
Resumo: | Este artigo busca refletir sobre uma experimentação singular de pesquisa em educação ambiental. O objetivo central do texto é mostrar os descaminhos metodológicos da investigação e seus modos intricados de construção, concernentes aos desejos políticos dos autores. Não concedemos no artigo uma importância às explicitações das articulações teóricas da pesquisa, que são, apenas, pinçadas e marcadas sutilmente ao longo do texto. A investigação buscou inspiração em uma educação ambiental pós-moderna, articulada teoricamente ao campo multifacetado e contestado dos estudos culturais e pretendeu promover deslocamentos nos modos de ver, narrar e pensar um parque urbano de proteção ambiental localizado na região metropolitana de Florianópolis, Sul do Brasil. Tal local é comumente visto e narrado como “desértico” e abandonado, como um lugar de “estranhos”, pelos moradores do seu entorno, tal como evidenciamos em uma pesquisa preliminar em que colhemos depoimentos desses sujeitos. Ao convidá-los a adentrar o parque e tirar fotografias do mesmo, a pesquisa tentou provocar deslocamentos nesses modos recorrentes de ver e narrar, buscando traçar por entre as imagens algumas linhas de fuga. Entre imagens e deslocamentos pelo parque emergiram marcas de infância, projetos de futuro, desejos de lazer, potencialidades diferenciais de convívio. Mais do que traçar deslocamentos nos olhares e nas narrativas dos sujeitos, as quais nós não queríamos controlar, instaurando um modo pretensamente nosso de ver, concluímos que a experimentação provocou em nós mesmos, pesquisadores, uma diferença. Nem o parque, nem nós permanecemos mais os mesmos. |
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