Socorrer : primeiros socorros no pré-escolar da cidade de Mangualde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Inês Margarida Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8248
Resumo: Introdução: A abordagem inicial a uma vítima de doença súbita, de forma a prevenir, alertar ou socorrer, preservando a vida, e diminuindo a incapacidade, é fundamental. Os primeiros socorros são uma habilidade elementar para todos os humanos de todas as idades e o ensinar as crianças pequenas no jardim-de-infância e na escola pode ser uma forma eficaz de se desenvolverem capacidades de primeira ajuda e prevenir efeitos por lesões graves. Objetivos: Avaliar o nível de conhecimentos em primeiros socorros dos alunos do pré-escolar, conhecer os efeitos de uma formação sobre primeiros socorros aos alunos do pré-escolar perante uma vítima a necessitar de ajuda e aumentar a literacia da comunidade pré-escolar sobre primeiros socorros. Métodos: Realizou-se um estudo quantitativo, descritivo-correlacional, com pré e pós avaliação, numa amostra constituída por 80 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 7 anos de idade da Cidade de Mangualde. Aplicou-se ainda uma grelha de observação do bem-estar das crianças e implicações das atividades nas crianças, durante as sessões formativas. Resultados: As crianças, do primeiro para o segundo momento avaliativo, entreposto com a ação formativa, revelaram aumento dos seus conhecimentos em todas as questões referentes aos primeiros socorros. As crianças com idades de 5 e 6 anos revelaram um nível de conhecimentos mais elevado, em ambos os momentos de avaliação. Conclusões: Realizar intervenções em crianças, nos contextos dos cuidados de saúde, concretamente em primeiros socorros, demonstra ser essencial para fornecer conhecimentos e competências indispensáveis na tomada de decisões corretas em momentos que se encontrem perante uma vítima a necessitar de ajuda. É impreterível que as crianças sejam dotadas de autoconfiança e competências essenciais para lidarem com as situações que possam surgir, tornando-as heróis dos primeiros socorros. Palavras-chave: Primeiros Socorros; Pré-escolar; Capacitação; Enfermagem Comunitária
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Objetivos: Avaliar o nível de conhecimentos em primeiros socorros dos alunos do pré-escolar, conhecer os efeitos de uma formação sobre primeiros socorros aos alunos do pré-escolar perante uma vítima a necessitar de ajuda e aumentar a literacia da comunidade pré-escolar sobre primeiros socorros. Métodos: Realizou-se um estudo quantitativo, descritivo-correlacional, com pré e pós avaliação, numa amostra constituída por 80 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 7 anos de idade da Cidade de Mangualde. Aplicou-se ainda uma grelha de observação do bem-estar das crianças e implicações das atividades nas crianças, durante as sessões formativas. Resultados: As crianças, do primeiro para o segundo momento avaliativo, entreposto com a ação formativa, revelaram aumento dos seus conhecimentos em todas as questões referentes aos primeiros socorros. As crianças com idades de 5 e 6 anos revelaram um nível de conhecimentos mais elevado, em ambos os momentos de avaliação. Conclusões: Realizar intervenções em crianças, nos contextos dos cuidados de saúde, concretamente em primeiros socorros, demonstra ser essencial para fornecer conhecimentos e competências indispensáveis na tomada de decisões corretas em momentos que se encontrem perante uma vítima a necessitar de ajuda. É impreterível que as crianças sejam dotadas de autoconfiança e competências essenciais para lidarem com as situações que possam surgir, tornando-as heróis dos primeiros socorros. Palavras-chave: Primeiros Socorros; Pré-escolar; Capacitação; Enfermagem ComunitáriaAbstract Introduction: The initial approach to a victim of sudden illness, in order to prevent, warn or assist, preserving life, and reducing disability, is fundamental. First aid is an elementary skill for all humans of all ages and teaching young children in kindergarten and school can be an effective way to develop first aid skills and prevent the effects of serious injuries. Objectives: To assess the level of first aid knowledge of pre-school students, to know the effects of a first aid training on pre-school students when faced with a victim needing help and to increase the literacy of the pre-school community on first aid. Methods: A quantitative, descriptive-correlational study was carried out, with pre- and post-evaluation, in a sample consisting of 80 children aged between 3 and 7 years old from the City of Mangualde. An observation grid of children's well-being and implications of the activities on children during the formative sessions was also applied. Results: The children, from the first to the second evaluative moment, interposed with the formative action, revealed an increase in their knowledge in all matters related to first aid. Children aged 5 and 6 years old showed a higher level of knowledge, in both evaluation moments. Conclusions: Interventions with children in healthcare settings, specifically in first aid, prove to be essential to provide knowledge and skills necessary to take the right decisions when faced with a victim in need of help. It is imperative that children are endowed with self-confidence and essential skills to deal with situations that may arise, making them heroes of first aid. Keywords: First Aid; Preschool; Capacity Building; Community NursingChaves, Cláudia Margarida Correia BalulaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCosta, Inês Margarida Gonçalves2024-02-19T15:18:16Z2023-11-092023-06-302023-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8248TID:203459890porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-24T02:30:52Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8248Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:16.935186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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