Contabilidade Angolana e Portuguesa:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benjamim, António
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2000
Resumo: presente trabalho tem dois objetivos principais, um primeiro a apresentação da evolução histórica da Contabilidade Pública no contexto mundial e um segundo visando evidenciar as diferenças básicas entre o Plano Geral de Contabilidade de Angola (PGCA) e o Sistema de Normalização Contabilística (SNC) fez-se uma análise comparativa dos dois normativos para se perceber a eventual evolução futura que o PGCA poderá sofrer em relação o SNC. Neste contexto, foram identificadas as principais diferenças no que respeita à terminologia, às classes de contas e aos modelos das demonstrações financeiras. No caso de Portugal, a adoção do SNC, representa um marco muito importante na história da contabilidade portuguesa permitindo um alinhamento com as normas internacionais. O SNC garante transparência, comparabilidade e padronização da informação, o que permite a tomada de decisão dos investidores em diferentes mercados. Numa etapa conclusiva o presente estudo permitiu identificar insuficiências do normativo angolano para que se seja possível atingir o nível dos normativos internacionalmente comparáveis.
id RCAP_553f5694ff95512bd1e3f2441ca818a2
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/2000
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Contabilidade Angolana e Portuguesa:Contabilidade PúblicaPortugalPGCASNCAngolaPublic Accountingpresente trabalho tem dois objetivos principais, um primeiro a apresentação da evolução histórica da Contabilidade Pública no contexto mundial e um segundo visando evidenciar as diferenças básicas entre o Plano Geral de Contabilidade de Angola (PGCA) e o Sistema de Normalização Contabilística (SNC) fez-se uma análise comparativa dos dois normativos para se perceber a eventual evolução futura que o PGCA poderá sofrer em relação o SNC. Neste contexto, foram identificadas as principais diferenças no que respeita à terminologia, às classes de contas e aos modelos das demonstrações financeiras. No caso de Portugal, a adoção do SNC, representa um marco muito importante na história da contabilidade portuguesa permitindo um alinhamento com as normas internacionais. O SNC garante transparência, comparabilidade e padronização da informação, o que permite a tomada de decisão dos investidores em diferentes mercados. Numa etapa conclusiva o presente estudo permitiu identificar insuficiências do normativo angolano para que se seja possível atingir o nível dos normativos internacionalmente comparáveis.The present work has two main objectives, one presenting the historical evolution of Public Accounting in the world context and the second aiming to highlight the basic differences between the General Accounting Plan of Angola (PGCA) and the Accounting Standardization System (SNC) A comparative analysis of the two regulations is made to understand the possible future evolution of the PGCA in relation to the SNC. In this context, the main differences in terms of terminology, account classes and financial statement models have been identified. In the case of Portugal, the adoption of the SNC represents a very important milestone in the history of Portuguese accounting, allowing for alignment with international standards. The SNC guarantees transparency, comparability and standardization of information, which allows the decision-making of investors in different markets. In a conclusive phase the present study allowed to identify insufficiencies of the Angolan normative so that it is possible to reach the level of internationally comparable norms.2017-12-12T19:22:26Z2017-11-01T00:00:00Z2017-112017-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/2000TID:201765128porBenjamim, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:10:17ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Contabilidade Angolana e Portuguesa:
title Contabilidade Angolana e Portuguesa:
spellingShingle Contabilidade Angolana e Portuguesa:
Benjamim, António
Contabilidade Pública
Portugal
PGCA
SNC
Angola
Public Accounting
title_short Contabilidade Angolana e Portuguesa:
title_full Contabilidade Angolana e Portuguesa:
title_fullStr Contabilidade Angolana e Portuguesa:
title_full_unstemmed Contabilidade Angolana e Portuguesa:
title_sort Contabilidade Angolana e Portuguesa:
author Benjamim, António
author_facet Benjamim, António
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benjamim, António
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade Pública
Portugal
PGCA
SNC
Angola
Public Accounting
topic Contabilidade Pública
Portugal
PGCA
SNC
Angola
Public Accounting
description presente trabalho tem dois objetivos principais, um primeiro a apresentação da evolução histórica da Contabilidade Pública no contexto mundial e um segundo visando evidenciar as diferenças básicas entre o Plano Geral de Contabilidade de Angola (PGCA) e o Sistema de Normalização Contabilística (SNC) fez-se uma análise comparativa dos dois normativos para se perceber a eventual evolução futura que o PGCA poderá sofrer em relação o SNC. Neste contexto, foram identificadas as principais diferenças no que respeita à terminologia, às classes de contas e aos modelos das demonstrações financeiras. No caso de Portugal, a adoção do SNC, representa um marco muito importante na história da contabilidade portuguesa permitindo um alinhamento com as normas internacionais. O SNC garante transparência, comparabilidade e padronização da informação, o que permite a tomada de decisão dos investidores em diferentes mercados. Numa etapa conclusiva o presente estudo permitiu identificar insuficiências do normativo angolano para que se seja possível atingir o nível dos normativos internacionalmente comparáveis.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12T19:22:26Z
2017-11-01T00:00:00Z
2017-11
2017-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/2000
TID:201765128
url http://hdl.handle.net/11328/2000
identifier_str_mv TID:201765128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302551425712128