Caraterização do Relato Não Financeiro no Setor da Conservação da Fruta em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Patrícia Daniela Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/8269
Resumo: A sociedade atual enfrenta problemas socioambientais e, com advento desse paradigma, as empresas devem estar preparadas para suprir essa necessidade quer a nível local como mundial. De modo a garantir transparência e a comparabilidade, para uma análise cuidada e correta por parte de todos os stakeholders, em forma de resposta, as empresas produzem relatórios de sustentabilidade ou relatórios integrados. A maioria das empresas divulgam este tipo de informação de forma voluntária. A presente dissertação tem como objetivo principal analisar e caraterizar o relato da informação não financeira no setor da conservação da fruta em Portugal. E como objetivos específicos (1) Identificar o conteúdo da informação não financeira de acordo com os pilares do triple bottom line: Económico, Ambiental e Social, de forma a caraterizar o relato das empresas deste setor e (2) Verificar se existe correlação entre os itens de cada um dos 3 pilares (Económico, Ambiental e Social). Recorreu-se à técnica de análise de conteúdo às páginas web e aos relatórios de sustentabilidade e testes estatísticos. Conclui-se que a divulgação de informação não financeira para o setor da conservação da fruta em Portugal não representa uma prioridade para os gestores dessas empresas já que apenas 6% das empresas relatam temas relacionados com a sustentabilidade. E na sua generalidade apenas o fazem na página web, não divulgando ainda um relatório de sustentabilidade. A dimensão ambiental é a mais divulgada. Pela análise de correção ρ Spearman, destaca-se a forte correlação entre algumas temáticas de divulgação do relato não financeiro, nomeadamente entre os itens “Avaliação de Direitos Humanos” e “Não discriminação”, componentes estes da dimensão social. Se considerarmos que em Portugal o processo de comunicação desta temática é essencialmente voluntário, conclui-se que as empresa deste setor têm ainda um longo caminho a percorrer.
id RCAP_5541db6bfe241773c44bc41434d1092d
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8269
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caraterização do Relato Não Financeiro no Setor da Conservação da Fruta em PortugalInformação não financeiraSustentabilidadeNormas GRISetor da conservação da fruta: PortugalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA sociedade atual enfrenta problemas socioambientais e, com advento desse paradigma, as empresas devem estar preparadas para suprir essa necessidade quer a nível local como mundial. De modo a garantir transparência e a comparabilidade, para uma análise cuidada e correta por parte de todos os stakeholders, em forma de resposta, as empresas produzem relatórios de sustentabilidade ou relatórios integrados. A maioria das empresas divulgam este tipo de informação de forma voluntária. A presente dissertação tem como objetivo principal analisar e caraterizar o relato da informação não financeira no setor da conservação da fruta em Portugal. E como objetivos específicos (1) Identificar o conteúdo da informação não financeira de acordo com os pilares do triple bottom line: Económico, Ambiental e Social, de forma a caraterizar o relato das empresas deste setor e (2) Verificar se existe correlação entre os itens de cada um dos 3 pilares (Económico, Ambiental e Social). Recorreu-se à técnica de análise de conteúdo às páginas web e aos relatórios de sustentabilidade e testes estatísticos. Conclui-se que a divulgação de informação não financeira para o setor da conservação da fruta em Portugal não representa uma prioridade para os gestores dessas empresas já que apenas 6% das empresas relatam temas relacionados com a sustentabilidade. E na sua generalidade apenas o fazem na página web, não divulgando ainda um relatório de sustentabilidade. A dimensão ambiental é a mais divulgada. Pela análise de correção ρ Spearman, destaca-se a forte correlação entre algumas temáticas de divulgação do relato não financeiro, nomeadamente entre os itens “Avaliação de Direitos Humanos” e “Não discriminação”, componentes estes da dimensão social. Se considerarmos que em Portugal o processo de comunicação desta temática é essencialmente voluntário, conclui-se que as empresa deste setor têm ainda um longo caminho a percorrer.Eugénio, Teresa Cristina PereiraFrizon, Jucélia AppioIC-OnlineAraújo, Patrícia Daniela Alves2023-03-21T14:14:29Z2022-12-162022-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8269TID:203253680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:59Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8269Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:02.681449Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caraterização do Relato Não Financeiro no Setor da Conservação da Fruta em Portugal
title Caraterização do Relato Não Financeiro no Setor da Conservação da Fruta em Portugal
spellingShingle Caraterização do Relato Não Financeiro no Setor da Conservação da Fruta em Portugal
Araújo, Patrícia Daniela Alves
Informação não financeira
Sustentabilidade
Normas GRI
Setor da conservação da fruta: Portugal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Caraterização do Relato Não Financeiro no Setor da Conservação da Fruta em Portugal
title_full Caraterização do Relato Não Financeiro no Setor da Conservação da Fruta em Portugal
title_fullStr Caraterização do Relato Não Financeiro no Setor da Conservação da Fruta em Portugal
title_full_unstemmed Caraterização do Relato Não Financeiro no Setor da Conservação da Fruta em Portugal
title_sort Caraterização do Relato Não Financeiro no Setor da Conservação da Fruta em Portugal
author Araújo, Patrícia Daniela Alves
author_facet Araújo, Patrícia Daniela Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Eugénio, Teresa Cristina Pereira
Frizon, Jucélia Appio
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Patrícia Daniela Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Informação não financeira
Sustentabilidade
Normas GRI
Setor da conservação da fruta: Portugal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Informação não financeira
Sustentabilidade
Normas GRI
Setor da conservação da fruta: Portugal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A sociedade atual enfrenta problemas socioambientais e, com advento desse paradigma, as empresas devem estar preparadas para suprir essa necessidade quer a nível local como mundial. De modo a garantir transparência e a comparabilidade, para uma análise cuidada e correta por parte de todos os stakeholders, em forma de resposta, as empresas produzem relatórios de sustentabilidade ou relatórios integrados. A maioria das empresas divulgam este tipo de informação de forma voluntária. A presente dissertação tem como objetivo principal analisar e caraterizar o relato da informação não financeira no setor da conservação da fruta em Portugal. E como objetivos específicos (1) Identificar o conteúdo da informação não financeira de acordo com os pilares do triple bottom line: Económico, Ambiental e Social, de forma a caraterizar o relato das empresas deste setor e (2) Verificar se existe correlação entre os itens de cada um dos 3 pilares (Económico, Ambiental e Social). Recorreu-se à técnica de análise de conteúdo às páginas web e aos relatórios de sustentabilidade e testes estatísticos. Conclui-se que a divulgação de informação não financeira para o setor da conservação da fruta em Portugal não representa uma prioridade para os gestores dessas empresas já que apenas 6% das empresas relatam temas relacionados com a sustentabilidade. E na sua generalidade apenas o fazem na página web, não divulgando ainda um relatório de sustentabilidade. A dimensão ambiental é a mais divulgada. Pela análise de correção ρ Spearman, destaca-se a forte correlação entre algumas temáticas de divulgação do relato não financeiro, nomeadamente entre os itens “Avaliação de Direitos Humanos” e “Não discriminação”, componentes estes da dimensão social. Se considerarmos que em Portugal o processo de comunicação desta temática é essencialmente voluntário, conclui-se que as empresa deste setor têm ainda um longo caminho a percorrer.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16
2022-12-16T00:00:00Z
2023-03-21T14:14:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/8269
TID:203253680
url http://hdl.handle.net/10400.8/8269
identifier_str_mv TID:203253680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137002261577728